Menu
Brasília

Agefis apreende móveis de pousadas irregulares na Asa Sul

Arquivo Geral

20/07/2017 17h06

Foto: Matheus Venzi/Jornal de Brasília


Matheus Venzi
[email protected]

A Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) apreendeu, no final da manhã desta quinta-feira (20), móveis e outros materiais de duas pousadas irregulares que funcionavam na quadra 703 Sul. Ambas as pousadas já haviam sido notificadas e multadas pelo descumprimento dos autos de embargo. Nenhuma das duas pagou as multas. Esta foi a 18ª operação realizada para coibir esse tipo de comércio ilegal.

De acordo com a Agefis, a região, não permite o funcionamento de pousadas, apenas residências unifamiliates. Em 2016, a agência realizou um levantamento e identificou todas as pousadas irregulares da região. Hoje, todos os móveis e materiais foram recolhidos e levados ao depósito da agência, no SIA. Para recuperar os itens, os proprietários deverão pagar todas as multas, além de apresentar a nota fiscal dos móveis.

Apesar de não estarem caracterizadas, com fachadas ou placas, as duas pousadas podiam ser encontradas facilmente na Internet. Mesmo os proprietários negando a prática do comércio, a Agefis reuniu materiais suficientes como fichas de registro de hóspedes, panfletos e cartões, para comprovar o funcionamento irregular. No momento da operação, não havia hóspedes nos locais.

A primeira pousada possuía 16 quartos e foi multada outras duas vezes pela fiscalização. A última multa foi de cerca de R$ 14 mil reais. Já a segunda, possuía 12 quartos e foi multada uma vez, em maio, no valor de cerca de R$ 4 mil. Agora, ambas serão multadas pelo dobro do valor das multas pendentes.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado