Menu
Brasília

Administração do Paranoá se destaca com ações em prol da comunidade

O administrador, Sérgio Damasceno, assumiu a função em janeiro deste ano e trabalha para melhorar a visão da comunidade sobre o local onde vivem

Aline Rocha

16/08/2019 14h45

Foto: Divulgação/Administração do Paranoá

Aline Rocha
[email protected]

Desde o início de 2019, a Administração do Paranoá vem trabalhando com ações de integração e bem-estar da população da Região Administrativa. O administrador, Sérgio Damasceno, assumiu a função em janeiro deste ano e trabalha para melhorar a visão da comunidade sobre o local onde vivem. 

Entre os projetos de destaque da gestão estão o projeto “Domingo da Gente”, a entrega de cobertores para pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social, missão educativa para comerciantes da região e a possibilidade de conseguir que Heyttor fosse recebido por uma creche da cidade. 

O evento “Domingo da Gente”, que ocorreu em junho deste ano, reuniu artistas, esportistas e empreendedores do Paranoá para proporcionar nova opção de lazer e cultura para a população regional. Em sua primeira edição, o projeto piloto teve foco em esportes, gastronomia e cultura, com diversas atrações. 

Foto: Divulgação/Administração do Paranoá

À época, o administrador disse que viu necessidade de ter ações dessa maneira no Paranoá. “Quando nós assumimos a cidade, em janeiro deste ano, a gente viu que a comunidade é carente desse tipo de evento. Eles faziam eventos na madrugada, aumentando a violência. Pensamos em fazer o evento porque o Paranoá não possui nenhum equipamento público nesse sentido”, explica o administrador.

Creche

Heyttor, de 10 meses, e seu pai, Matheus, pulavam de um abrigo para outro até serem encontrados pelo projeto de acolhimento de moradores em situação de rua feito pela administração local. Matheus buscava uma creche para Heyttor enquanto passava de abrigo em abrigo. 

O menino, de sorriso fácil, ganhou todos os funcionários da administração desde que chegou. Após ficar sabendo da situação, Sérgio Damasceno fez uma live em seu perfil no Facebook buscando vaga em alguma creche da cidade onde Heyttor pudesse ser atendido. Moradores se prontificaram em ajudar e logo o menino foi aceito. 

“Quando eu fiquei sabendo da Live pedi para trazerem ele (Heyttor) na hora”, disse Vânia, uma das monitoras do Espaço Recreativo Pedacinho do Céu, no Paranoá, onde ele foi matriculado.

Uma das mães das crianças da creche, Mauricélia, conta que em parceria com outras famílias, vão doar roupas e fraldas para Heyttor. “As monitoras que cuidam dos nossos filhos emanam amor para todo lado. Ele será muito bem cuidado”, afirmou ela.

A história de Heyttor não apenas serviu para comoção dos que trabalham na campanha de acolhimento, mas como inspiração para continuar a ajudar os que precisam. 

O projeto de acolhimento de moradores em situação de rua realizado pela Administração Regional do Paranoá aceita doações. A primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha, fez uma visita ao local em junho deste ano. 

https://www.instagram.com/p/B0CBUvyjxBL/?igshid=1mvsdz3qgwfxj

As doações podem ser entregues na Administração Regional do Paranoá, de segunda a sexta, de 8h às 18h. 

Além dessa iniciativa, a administração fez parte do projeto “Agasalho Solidário”, idealizado por Mayara, que entregou cobertores na Federação de Bandeirantes do Brasil Núcleo do Paranoá, que tem capacidade para atender até 120 crianças.

https://www.instagram.com/p/B0B7qCcDksm/?igshid=tc0khp7c1k30

Comerciantes

Em parceria com a Secretaria DF Legal, a Administração Regional do Paranoá promoveu uma ação de conscientização com os comerciantes para melhorar os espaços de trânsito de pedestres e a regularizar aa ocupação de área pública por lojistas.

A ação, que consistiu na entrega de uma cartilha explicativa, teve como objetivo educar os lojistas quanto a utilização do espaço referente a cada estabelecimento.  “Nos preocupamos com os moradores e comerciantes. Estamos buscando o melhor para cidade”, disse Serginho Damaceno, Administrador Regional do Paranoá.

Foto: Divulgação/Administração do Paranoá

Os comerciantes locais expõem mercadorias nas calçadas, o que atrapalha a passagem de pedestres e a acessibilidade de pessoas com deficiência. Com isso, infelizmente as pessoas são forçadas a circular pela rua, correndo risco de atropelamento.

A ação foi feita antes de serem tomadas medidas efetivas na região, possibilitando que o comerciante possa resolver o problema de maneira mais simples e rápida, se adequando às regras da região. 

Pavimentação

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou a pavimentação da DF-456, que liga a DF-001 a DF-250 há cerca de dois meses. As obras começaram no fim de junho e “está caminhando bem”, de acordo com o Diretor-geral do Departamento de Estradas e Rodagens do Distrito Federal, Fauzi Nacfur. 

Sérgio Damasceno afirma que as obras têm seguido “no ritmo de respeito ao meio ambiente” e, por essa razão, estão sendo monitoradas pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram).

Ao todo, serão 5,5 km a menos de asfalto que vão beneficiar a população do Paranoá, de Sobradinho dos Melos, do Itapoã e de comunidades rurais de Planaltina e do entorno.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado