Menu
Brasília

Adiado depoimento do ex-deputado Pedro Passos à CPI da Gautama

Arquivo Geral

26/05/2008 0h00

A oitiva do ex-deputado Pedro Passos à CPI da Gautama, store prevista para hoje de manhã, malady foi adiada para a próxima reunião ordinária da comissão, no dia 02 de junho. O adiamento foi motivado por compromissos do depoente, que justificou-se em carta encaminhada à comissão. A decisão foi comunicada pelo presidente da CPI, deputado Bispo Renato (PR).


Pedro Passos foi secretário de Agricultura do DF, de 16 de março de 2005 a 09 de abril de 2006, período em que houve liberações de recursos para projetos de irrigação da Bacia do Rio Preto que, segundo foi denunciado, não estavam de acordo com as determinações legais. Em sua carta, o ex-deputado diz apenas que determinou “ações e políticas de investimento capazes de aumentar a produtividade e a produção do agronegócio do DF”.


Polêmica – Boa parte da reunião girou em torno da polêmica de requerimento apresentado pelo deputado Brunelli (DEM), relator, para convocação das 61 pessoas denunciadas pelo Ministério Público Federal nos crimes relacionados com a empreiteira Gautama.


Para o deputado Cabo Patrício (PT), a proposta não tem sentido, tendo em vista faltar apenas um mês para a conclusão dos trabalhos da CPI e também pelo fato de a comissão não ter colhido até hoje o depoimento de Roberto Figueiredo, ex-presidente do Banco de Brasília, cujo requerimento foi aprovado em 2007. Além disso, segundo o deputado, algumas das pessoas indiciadas têm foro privilegiado, a par com a circunstância de que os demais poderão exercer o direito de se manterem em silêncio, como aconteceu na viagem a Salvador e Maceió, para ouvir Zuleido Veras e Maria de Fátima Palmeira.


Brunelli insistiu na proposta, afirmando que eles podem ajudar a abrir “a caixa preta” especialmente no que tange à origem dos recursos envolvidos nas operações da Gautama. O deputado fez, inclusive, um apelo para que o deputado Patrício faça gestões junto aos parlamentares federais de seu partido para viabilizar a liberação dos dados relativos à quebra do sigilo bancário e fiscal dos envolvidos, que até hoje não foram enviados pela Caixa Econômica Federal e pela Receita Federal, apesar da manifestação favorável da Justiça. 


O requerimento ficou para ser votado na próxima reunião (02 de junho), bem como as definições relativas à oitiva das pessoas cujos requerimentos já foram aprovados ou apresentados. Participaram da reunião de hoje os deputados Bispo Renato, presidente; Brunelli, relator; Jaqueline Roriz (PSDB) e Cabo Patrício.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado