Menu
Brasília

Acusados de atirar em adolescente, dentro de escola, foram detidos, em São Sebastião

Arquivo Geral

27/09/2018 19h21

Divulgação/PCDF

João Paulo Mariano
Ligia Viera
[email protected]

Foram presos os dois responsáveis por atirar em um menor na Escola Classe Vila Nova, em São Sebastião, na última segunda-feira (24). Os policiais civis da 30ª Delegacia de Polícia (DP), encontraram, somente nesta quinta-feira (27), o menor que disparou dois tiros na vítima e Matheus da Costa Silva, 18 anos, que acompanhava o adolescente durante o crime. Eles confessaram a participação no crime e afirmaram para a Polícia Civil que a motivação foi uma disputa entre gangues rivais da região.

De acordo com o delegado de polícia da 30ª Delegacia de Polícia, Marcelo Morum Xavier,  Mateus e o menor andavam armados para se prevenir de serem alvos de rivais. Assim, quando viram a vítima na rua, de bicicleta perto da escola classe tentaram o matar. Ele explica que a arma seria de Mateus, mas que ele passou o objeto para o comparsa que efetuou os disparos.

Na tentativa de se esconder, a vítima correu para a escola, no bairro São José. Ele tentou se abrigar dentro do centro de ensino e, no refeitório do local recebeu os dois tiros, um no tórax e um na mão. O jovem precisou ser socorrido pelo helicóptero do Corpo de Bombeiros e foi encaminhada ao Instituto Hospital de Base (IHB) com hemorragia.

Por conta do ocorrido as aulas da Escola de Vila Nova foram suspensas desde segunda-feira à tarde e voltaram somente nesta quinta, segundo informações da Secretaria de Educação do DF.

Velhos conhecidos

Marcelo Morum Xavier lembra que tanto vítima quanto os detidos são velhos conhecidos da Polícia Civil da cidade. “Eles fazem parte de uma nova geração das gangues da cidade. Há dois anos fizemos operação que prendeu muita gente. Mas, alguns começou uma troca de comando com as mesmas disputas territoriais”, afirma.

Essa foi a primeira prisão de Mateus da Costa depois que se tornou maior de idade. Na época da adolescência, ele já havia sido detido duas vezes por roubo, furto, uso de droga e ameaça. Já o menor de 17 anos que teria desferido os tiros, já foi apreendido por dois furtos e uso de drogas.

Delegado da 30ª DP, Marcelo Morum Xavier/Foto: Divulgação-PCDF

“Quando ocorreu o crime, a gente identificou a autoria e começamos a fazer as diligências. queríamos dar uma resposta rápida à sociedade e para os comparsa pois foi um crime grave que colocou em risco várias pessoas da ruas e até crianças”, complementa a delegada.

O maior vai responder por tentativa de homicídio e associação criminosa e foi encaminhado para o Departamento de Polícia Especializada da PCDF. Já o menor de idade, foi levado para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) e autuado por ato análogo a homicídio.

A polícia ainda não descobriu o paradeiro da arma utilizada no crime, que é um revólver de calibre 38. Porém, durante a investigação, achou outro delinquente. Guilherme Alves também foi preso em flagrante por interceptação, pois o carro e o celular que estavam com ele tinham sido roubados e ele ainda portava uma arma de fogo de calibre 32, mas não tem nenhuma ligação com o crime.

Criminalidade em São Sebastião

Todos os envolvidos neste crime, da vítima ao autor dos disparos, tinham passagens pela polícia devido a uma guerra entre gangues que ocorre na região administrativa. Nos últimos meses, foram presos 12 integrantes de grupos.

Na opinião do delegado, a população vai poder andar mais tranquila na região daqui a algum tempo, pois as prisões que estão sendo feitas tiram das ruas pessoas envolvidas com tráfico de drogas, furtos e roubos.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado