fbpx
Siga o Jornal de Brasília

Cidades

Aberta licitação para compra de postos de recarga para carros elétricos

Essa medida estava prevista no Acordo de Cooperação Técnica (ACT), assinado em 11 de setembro entre o Ministério de Economia e o GDF

Avatar

Publicado

em

Foto: Agência Brasília
PUBLICIDADE

O Ministério da Economia abriu, nesta quarta-feira (9), o Pregão n° 19/2020, que busca realizar aquisição e instalação de seis estações de recarga semirrápida de veículos elétricos. Esses eletropostos terão de permitir a recarga simultânea de dois veículos em locais públicos.

Essa medida estava prevista no Acordo de Cooperação Técnica (ACT), assinado em 11 de setembro entre o Ministério e o Governo do Distrito Federal (GDF). Dessa forma foi formalizada a parceria entre os dois órgãos no projeto-piloto “Vem DF”. Com isso, a utilização de veículos elétricos para deslocamento a serviço, que já existe no governo distrital, agora será estendida também aos servidores federais.

“Estamos avançando no modelo de compartilhamento de veículos, agora com utilização da mobilidade elétrica, que vai fomentar a cadeia produtiva neste segmento e modernizar ainda mais o transporte no setor público”, explica Caio Paes de Andrade, Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia. “Também vamos economizar recursos e contribuir para a sustentabilidade do transporte urbano.”

Uma das metas do ACT é a ampliação da área de circulação dos veículos por meio de instalação de eletropostos, que estão sob responsabilidade do ME. A Central de Compras da Secretaria de Gestão (Seges) está realizando a licitação mediante sistema de registro de preços, visando a implantação de seis eletropostos, a serem instalados na Esplanada dos Ministérios, bem como em outros locais estratégicos do Distrito Federal. Ao GDF cabe compartilhar os veículos elétricos, carregadores e o software de gestão e monitoramento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atualmente, há 16 veículos elétricos que rodam pelo projeto Vem DF. A previsão é de que dois carros cumpram trajetos exclusivos pela Esplanada, além dos que já realizam o transporte administrativo por outras localidades de Brasília.

A iniciativa está alinhada à Lei nº 13.755/2018, conhecida como Rota 2030, que estabelece requisitos obrigatórios para a comercialização de veículos no Brasil. Entre as diretrizes estão o incremento da eficiência energética, o desempenho estrutural e a disponibilidade de tecnologias assistivas; o estímulo à produção de novas tecnologias e inovações; a promoção do uso de biocombustíveis e de formas alternativas de propulsão; e a valorização da matriz energética brasileira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como participar

As empresas interessadas em participar do Pregão n° 19/20 deverão encaminhar a documentação para a fase de habilitação e as propostas para o ministério por meio do Protocolo Eletrônico. O edital foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) e está disponível no Portal do ME.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com informações do Ministério da Economia




Leia também


Publicidade
Publicidade
Publicidade