Menu
Brasília

5 erros comuns em orçamentos de obras

Redação Jornal de Brasília

06/12/2019 6h11

Atualizada 04/12/2019 18h14

Obras

Embora seja um dos itens mais importantes de qualquer obra, o orçamento da obra em si, muitas vezes, apresenta erros que podem comprometer todo o projeto.

Seja você um construtor, engenheiro ou arquiteto, todo projeto de obra ou reforma necessita de um orçamento benfeito e atualizado.

Infelizmente, alguns aspectos podem acabar sendo esquecidos e, com isso, o orçamento apresentado conterá erros, o que pode complicar bastante a execução do projeto dentro do que foi orçado.

Portanto, veja com atenção alguns erros comuns que um orçamento de obra pode ter e fique atento para não cometer esses erros no seu.

1 – Não Considerar Atentamente O Custo Indireto

Um dos erros mais frequentes e que mais impactam o orçamento final é o custo indireto do projeto.

Custos indiretos são taxas administrativas e impostos e são difíceis de considerar uma vez que há a necessidade de uma pesquisa eficiente.

Nem sempre os custos indiretos são claros, bem diferente dos custos diretos de qualquer obra, que são facilmente visíveis e levantados.

Alguns métodos para levantamento dos custos indiretos podem ser escolhidos, dependendo do tipo de obra que está sendo realizada. Por exemplo, em obras que envolvem construção civil, o método de rateio pode ser escolhido para esse propósito.

Há softwares que podem auxiliar nesse processo, pois em seu banco de dados já há informações sobre custos indiretos em diferentes áreas.

Veja também um curso de orçamento de obras.

2 – Esquecer Valores de Frete

Você precisa fazer a compra de diversos materiais e só orçou os materiais em si? Bem, há grande chance de seu orçamento estar errado, uma vez que várias lojas cobram o frete para a entrega dos produtos.

E quanto menor o tempo necessário para a entrega dos materiais, maior costuma ser o frete, portanto, se um bom planejamento não for feito e você precisar de material rapidamente, terá que pagar um frete mais caro por isso.

Portanto, assim que orçar o preço dos materiais que serão necessários para seu projeto, não esqueça de incluir em seu orçamento o valor de frete para sua entrega.

3 – Ignorar Visita Ao Local da Obra

Antes de terminar um orçamento de obra, vá até o local onde a obra será feita. Faça medições. Por melhor que sejam as plantas, uma visita ao local da obra é fundamental e essa tem que ser feita antes de finalizar o orçamento da obra.

Seja uma reforma simples ou uma grande construção, é um grande ignorar a visita ao local da obra antes de finalizar seu orçamento.

4 – Desconsiderar As Leis Trabalhistas E Regras Da Região

No local onde será realizada a obra, é fundamental que o orçamento leve em conta os valores praticados para mão de obra na região, bem como as regras do local.

Desde uma grande construção, passando por uma simples reforma em um apartamento, não conhecer a legislação local pode gerar muita dor de cabeça, bem como multas e processos.

Parece simples, mas não é. Quer um exemplo? Há prédios residenciais que só permitem obras até às 17h durante os 5 dias da semana. Já outros, permitem que obras sejam feitas até às 13h no sábado. O não cumprimento destas regras implica na aplicação de multas ao dono do imóvel.

Quer coisa mais desagradável que o contratante do seu projeto te entregar uma multa porque obra foi feita fora do período permitido no condomínio?

Considere e pesquise essas informações, bem como saiba adequar, por exemplo, os valores de mão de obra na região que será feito empreendimento, justamente para que seu orçamento não possua falhas e não traga prejuízos financeiros mais tarde.

5 – Não Fazer Curva ABC

Quem trabalha com construção sabe o que é a curva ABC. Mas talvez para quem está iniciando em uma pequena reforma não saiba.

A curva ABC é uma curva que estabelece o grau de importância de cada insumo, conforme o tanto que ele vai custar em relação ao preço total da obra.

Por exemplo, revestimentos cerâmicos costumam ser mais caros do que areia. E impactam mais no orçamento. Dessa forma, listando todos os insumos em ordem decrescente de preço e fazendo sua porcentagem em relação ao custo total da obra, pode-se estabelecer prioridades e assim, a obra pode ficar dentro do que foi orçado.

Portanto, seja cuidadoso com esses itens e assim seu orçamento de obras não terá falhas.

Texto por totalconstrucao.com.br

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado