fbpx
Siga o Jornal de Brasília

Cidades

104 equipamentos de reciclagem são instalados no DF

Lixeiras estão espalhadas pelas regiões administrativas. Em janeiro, governo planeja um reforço com novas 140 unidades

Avatar

Publicado

em

PUBLICIDADE

 

O Distrito Federal ganhou 244 containers azuis reforçar o serviço de coleta seletiva de resíduos. Os equipamentos estão sendo espalhados pela capital para receber o lixo reciclável da população. Conhecidos como papa-recicláveis, o aparelhos já tinham começado a ser colocados nas ruas do DF no mês passado. Até o momento, foram instaladas 104 unidades nas cidades de Águas Claras, Plano Piloto e Santa Maria. Em janeiro do próximo ano, o governo planeja a instalação dos outros 140.

Agora a população poderá descartar seus resíduos nos containers disponíveis em pontos de grande circulação, além da tradicional coleta porta-a-porta já feita pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU/DF). Os caixotes, com capacidade para 2,5 metros cúbicos (2,5 mil litros), possuem aviso do material aceito: papel, papelão, metal, plástico e embalagem “longa vida”, como as tradicionais caixas de leite.

“Os papa-recicláveis vêm para complementar um serviço que é da maior importância para o meio ambiente, para a vida útil do aterro sanitário e para mais de mil famílias de catadores que ganham a vida com a reciclagem desse material. Temos certeza que a participação da população vai crescer muito com esses equipamentos”, adianta o presidente do SLU, Jair Tannús.

A coleta dos resíduos descartados nestes pontos será feita por empresas prestadoras de serviço, com frequência de duas a três vezes por semana. Nos dias determinados, o caminhão recolhe os materiais recicláveis, transportando-os para as instalações de triagem e comercialização onde atuam as cooperativas de catadores. O SLU conta com sete galpões no DF para essa finalidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A primeira fase de distribuição, a ser concluída até o início de outubro, somará 104 papa-recicláveis (veja a lista dos locais abaixo). Os 140 restantes serão posicionados nas demais RAs até janeiro de 2021. “São equipamentos mais visíveis, que chamam a atenção da população e, assim, esperamos que ela participe de forma mais ativa da separação dos materiais e da coleta seletiva. Como a pessoa fará a separação individualmente e vai até o container, a expectativa é de um material de mais qualidade, superior a da coleta porta-a-porta”, explica a assessora do Núcleo de Geoprocessamento do SLU, Camila Lopes.

Distribuição no Plano Piloto

Em dois dias, três caminhões fizeram a distribuição de 34 unidades no Plano Piloto e duas no Paranoá Parque. A reportagem da Agência Brasília acompanhou parte do trajeto e viu a chegada dos containers nas asas Sul e Norte.

A quadra 316 Sul foi a primeira a receber o equipamento na região central. Erguido por um caminhão munck, o papa-recicláveis foi instalado bem próximo ao Templo Budista. O novo ponto de coleta gerou curiosidade e foi bem recebido.

“Ficou bem legal. É importante para a população se conscientizar sobre a ‘parte ecológica’. A gente já vê o caixote de longe”, comentou o aposentado Paulo Roberto Vaz. Morador da 116 Sul, ele garantiu que será frequente no local. “Pessoal mistura muito o lixo hoje em dia. Agora, é mais um incentivo pra separá-lo”, complementa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Três caminhões e dez funcionários, entre motoristas e coletores de lixo, ficarão responsáveis somente pelo Plano Piloto. O tamanho das equipes varia de acordo com a região administrativa.
Os papa-recicláveis reforçam a política de conscientização e incentivo ao descarte correto dos resíduos no DF. Além deles, existem dez papa-entulhos distribuídos pelas cidades de Taguatinga, Planaltina, Gama, Guará, Asa Sul, dois em Brazlândia e três em Ceilândia.

Quantidade Papa-Entulhos – 1ª FASE
– TOTAL: 104

LOTE 1 – Plano Piloto (34) / Paranoá (2)
LOTE 2 – Taguatinga (16) / Samambaia (14)
LOTE 3 – Santa Maria (12)
Guará (12)
Águas Claras (6)
Park Way (6)
Vicente Pires (2)

As informações são da Agência Brasília




Leia também


Publicidade
Publicidade
Publicidade