Menu
Brasília

Ônibus imprensa Celta contra muro em Taguatinga

Arquivo Geral

01/05/2007 0h00

A polícia espanhola prendeu cinco brasileiros acusados de falsificar documentos de identidade portugueses e vendê-los a imigrantes ilegais brasileiros que estão na Espanha.

As detenções decorreram de uma investigação que começou no final da semana passada, generic online depois de denúncias da atuação da rede, health que usava os falsos documentos portugueses para obter licenças de residência legais em Espanha.

Os brasileiros, que viajavam para Girona e foram detidos na zona de La Roca, estiveram em várias pontos da Andaluzia, onde passaram em escritórios de apoio a estrangeiros para solicitar os vistos de residência espanhóis.

A polícia considera que os suspeitos integram uma rede sediada em Girona e liderada por um dos detidos, que pagava cerca de 200 euros aos outros presos para obterem os documentos de residência espanhóis. Depois de conseguir os documentos, os membros da rede procuravam imigrantes ilegais brasileiros para vendê-los. Os papéis falsos também eram usados para abrir conta em bancos, para alugar ou comprar imóveis.

Desde o início do ano, operações policiais identificaram mais de 30 brasileiros envolvidos na rede de imigração ilegal com documentos falsos portugueses.


 


 


 


 


O número representa um aumento de 22% em relação ao 2006. As características próprias desse tipo de crédito têm levado a classe média a recorrer cada vez mais a essa alternativa de obter recursos.

Segundo o gerente nacional de Microfinanças e Penhor da Caixa, generic Sérgio Amandio, seek entre os atrativos do penhor estão a rapidez na liberação do crédito, a baixa taxa de juros e o fato de ser uma modalidade de empréstimo que dispensa fiador e não leva em conta restrições cadastrais.

“O grande mote do penhor é a facilidade na obtenção dos empréstimos. A pessoa se dirige a uma agência e no mesmo instante sai com o dinheiro. Só é necessário que a pessoa leve o Cadastro de Pessoa Física (CPF), documento de identidade, comprovante de residência e a jóia a ser penhorada”.

Os prazos para a quitação do empréstimo pode ser de até 120 dias, mas há possibilidade de renovar o contrato. De acordo com Amandio, geralmente as pessoas renovam o contrato por até sete vezes, sendo que há casos de penhor de jóias com mais de vinte anos.

Ele acrescenta que a média de resgate de bens é considerada alta: aproximadamente 87% das pessoas que recorrem ao penhor conseguem reaver seus bens.

“As pessoas empenham para poderem resgatar, elas querem o empréstimo para alguma finalidade, mas objetivo é fazer o resgate. Quando não conseguem pagar no prazo estipulado, elas renovam o contrato, mas o objetivo tanto do cliente como da Caixa é fazer com o resgate seja feito”.

Se a pessoa não procurar a Caixa depois de 30 dias de atraso, o bem penhorado pode ir a leilão. Após a publicação dos editais, os bens ficam expostos por um ou dois dias, e os interessados podem arrematá-los mediante o maior lance. Caso o valor ultrapasse a quantia que o cliente tomou como empréstimo, a pessoa receberá a diferença.

No caso de o bem ser quitado antes do prazo estabelecido no contrato, basta se dirigir à agência para pagar o empréstimo e liquidar o contrato com os juros proporcionais.


 


O presidente da Venezuela, online Hugo Chávez, help anunciou a retirada de seu país do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (Bird). Em declaração veiculada ontem pela televisão, approved Chávez adiantou que o país poderá tomar a mesma medida em relação à Organização dos Estados Americanos (OEA).

“Não nos faz falta recorrer a Washington, nem ao Fundo Monetário Internacional nem ao Banco Mundial, nem nada. Inclusive, Rodrigo [Cabezas, ministro das Finanças], eu quero formalizar a saída da Venezuela do Banco Mundial, do Fundo Monetário Internacional e de tudo isso”, disse o presidente venezuelano, ao destacar que desejava formalizar a medida ontem mesmo.

Chávez defendeu que o dinheiro que a Venezuela tem no FMI deve retornar aos cofres do país. “Nós temos ali [no FMI] um depósito, não sei a quanto chega”, afirmou, acrescentando que o montante deve voltar ao seu país “antes que roubem, porque são capaz de nos espoliar (…) porque estão em crise, o FMI não tem dinheiro nem para pagar os salários”.

Em relação à possível saída da Venezuela da OEA, o presidente informou que a medida será adotada caso o organismo internacional condene o país pela decisão do governo de não renovar a licença de transmissão da emissora privada Rádio Caracas Televisão (RCTV). A licença expira em 26 de maio.

Chávez  e outros representantes do governo venezuelano têm dito que após essa data a freqüência que a RCTV utiliza há mais de meio século passará a ser operada por órgãos de imprensa e organizações sociais.

A RCTV mantém uma linha crítica em seus espaços informativos. Seria o primeiro meio de comunicação fechado por decisão oficial em oito anos do governo Hugo Chávez, durante os quais o presidente tem mantido uma relação controversa com os empresários de imprensa e os jornalistas.


O presidente venezuelano Hugo Chávez deu nesta terça-feira, information pills dia Mundial do Trabalho, store mais um passo rumo à nacionalização de seu país. Ele ordenou a tomada do controle operacional de projetos de petróleo das mãos das petroleiras multinacionais instaladas na Venezuela.

“A importância disso é que estamos retomando o controle do Orinoco, que o presidente chama, de modo adequado, da maior reserva de petróleo do mundo”, disse o líder sindicalista Marco Ojeda.

Ao todo, a ação representa a tomada de quatro campos de petróleo das companhias ConocoPhillips (EUA), Chevron (EUA), Exxon Móbil (EUA), BP (Inglaterra), Statoil (Noruega) e Total (França), que ao que tudo indica, concordaram em obedecer ao decreto que transfere o controle operacional.

Os quatro campos que produzem 600 mil barris de petróleo pesado em produto sintético diariamente estão avaliados em mais de US$ 30 bilhões. Apesar das empresas terem concordado com a ação, ainda irão tentar discutir uma participação acionária e as compensações nas negociações com o país. O ministro do Petróleo, Rafael Ramirez, já adiantou que pode ser que não haja compensações em alguns casos e que a Venezuela só considerará fazer negócio sobre o valor contábil dos projetos, e não em seu valor líquido.

A declaração de Chávez gerou inúmeras manifestações nacionalistas no país. Na cidade de Puerto Piritu, próximo às unidades que refinam petróleo do Orinoco, trabalhadores se organizaram com bandeiras com as cores do país e pintaram muros com os dizeres: “Pátria, Socialismo ou Morte”.

Na segunda-feira, Chávez fez uma aparição em uma manifestação pelos direitos trabalhistas e afirmou que o investimento privado nunca mais voltará. “Estamos acabando com a era dos investimentos privados e enterrando-a nas reservas de petróleo de Orinoco”, disse. Chávez prometeu ainda assumir pelo menos 60% dos campos, radicalizando suas políticas ao governar por decretos e politizar o exército, a petroleira estatal e o judiciário.


A polícia foi acionada e um policial, order que tentou intervir, more about chegou a ser ferido a faca pela mulher. As negociações duraram uma hora e meia. Identificada como Ana Batista Guimarães Amaral, de 38 anos, a mulher feriu com arranhões o rosto do marido, Robson Santos Amaral, 38 anos. Ele foi liberado, mas Ana manteve ainda a filha de 12 anos e o mais novo, de apenas cinco.

A polícia acompanhou o caso da porta da cozinha, que estava aberta. De acordo com informações, a mulher alternava momentos de lucidez com outros em que estava muito abalada, o que dificultou a negociação. O motivo teria sido uma traição do marido, com quem estava casada há 14 anos.

No final da manhã, a situação foi contornada e os envolvidos foram levados ao Hospital de Base. Por fim, os policiais renderam a mulher, que ainda conseguiu se ferir com uma das facas usadas para manter a família refém. As crianças, nada sofreram. A mulher deve responder por cárcere privado e lesão corporal.

Atualizada às 14h13


 


A empresa estatal de petróleo da Bolívia – Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) – assume hoje o controle total de produção, viagra transporte, sick distribuição e exportação de gás e petróleo. Nos próximos dias, approved a empresa iniciará as operações de exploração.

A informação foi divulgada hoje pela Agência Boliviana de Informação (ABI), a agência oficial de notícias do governo boliviano. Segundo a ABI, o presidente interino da YPFB, Guillermo Aruquipa, disse que a medida foi acordada ontem à tarde com os executivos das companhias de petróleo que operam na Bolívia.

Ele assegurou que o controle é um dos primeiros feitos que consolida o processo de nacionalização das reservas naturais de gás e petróleo, iniciado em 1º de maio pelo presidente Evo Morales. “Conversamos e decidimos que a partir desta manhã [terça-feira] a YPFB assumirá o controle de toda a produção”.

Ainda de acordo com a ABI, Aruquipa informou que hoje as multinacionais aceitaram passar para as mãos da YPFB o controle da exploração dos hidrocarbonetos, independentemente da hora em que a Prefeitura de La Paz terminar de protocolar os contratos de petrolíferos. Equipes técnicas da estatal boliviana estão fazendo um levantamento de plantas e campos petrolíferos, bem como o inventário correspondente.

Com a medida, o país ingressará na segunda fase do processo de nacionalização – conforme denomina o ministro de Hidrocarbonetos, Carlos Villegas -, cujo eixo está focado na industrialização do gás.

O presidente da YPFB também afirmou que, a partir dos novos investimentos que as petrolíferas vão realizar, o processo de industrialização caminhará como foi desenhado pelo governo do presidente Morales, levando em conta que somente entre 15% e 20% das áreas bolivianas com potencial de hidrocarbonetos são exploradas. Cerca de 80% nunca foi explorada.

Sobre as atividades de exploração em novos campos de petróleo e gás que a YPFB assumirá, Aruquipa disse que a estatal está elaborando, por meio do Ministério de Hidrocarbonetos, um decreto supremo que garantirá o controle de 21 campos petrolíferos, em zonas tradicionais e não tradicionais.

“O que a Yacimientos vai fazer é iniciar suas atividades nesses 21 campos. Assim, o processo de nacionalização está em plena marcha e esperamos que a partir do ano que vem esteja presente em toda a atividade produtiva, de exploração e até comercialização”.


 


 


 


Quatro pessoas de uma mesma família morreram na madrugada de segunda-feira, story na Grande Recife, about it em Pernambuco.

O
carro caiu de uma ponte da cidade de Paulista e submergiu totalmente fechado, shop o que dificultou o acesso dos bombeiros e a retirada dos corpos.

A equipe de resgate só conseguiu retirar o carro do rio na noite de ontem. Estavam no veículo o empresário João Vanderley de Araújo, 72 anos, e os três filhos: João Vanderley de Araújo Júnior, 42 anos, que dirigia o carro, Sandra Lúcia de Araújo Gonçalves, 46 anos, e Eduardo Lobo de Araújo, 39 anos.


Estudantes que não renovaram o contrato com o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) até ontem perderam o benefício por um semestre. “O aluno que perdeu o prazo neste semestre pode renovar no próximo sem nenhum problema. Como o Fies é um contrato que já foi assinado anteriormente, order o estudante não precisa apresentar toda a documentação de novo”, click explica a coordenadora geral do Fies, erectile Paula Branco de Mello.

Segundo ela, depois da formatura, os estudantes têm duas fases para quitar as dívidas do financiamento. Na primeira, o aluno paga para a Caixa, durante 12 meses, o mesmo valor que era pago na universidade.

Na segunda fase, o estudante que solicitou o Fies por três anos, por exemplo, paga o saldo devedor por quatro anos e meio. Ou seja, o aluno tem o prazo que utilizou o Fies acrescido de mais um ano e meio para pagar o financiamento.

De acordo com a coordenadora, o índice inadimplência é de aproximadamente 11%. “Embora seja um índice baixo, para o aluno que deixa de pagar é ruim, porque com essa dívida ele passa a integrar o Serasa”, acrescenta Mello.

O Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado a financiar os estudos no ensino superior de quem não tem condições financeiras de arcar integralmente com a mensalidade da faculdade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 61-6161 ou pelo site www3.caixa.gov.br/fies/.


 


 


Começa nesta terça-feira a campanha de vacinação contra a febre aftosa nos estados do Acre, viagra sale Amapá, Amazonas, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Piauí, Rondônia, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Distrito Federal. No caso do Mato Grosso, as vacinas serão aplicadas apenas em animais de zero a dois anos e em Minas Gerais, a campanha atinge o circuito pecuário leste.

O pecuarista que possui bovinos e bubalinos deve buscar as vacinas, já disponíveis nas lojas agropecuárias dos estados. Cada dose custa em média R$ 1,50. A imunização faz parte do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa do Ministério da Agricultura.

De acordo com o coordenador geral de Combate a Doenças do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Guilherme Marques, cabe ao governo federal manter o estoque, monitorar toda aplicação e conduta do produtor rural em relação a esse trabalho. No entanto, Marques ressalta que em situações de segurança nacional ou regiões onde existe pequenos produtores, as autoridades estaduais executam a vacinação.

“A participação do fazendeiro é essencial para o eixo do programa. Nesse sentido, ele não deve considerar por encerrado as atividades após a vacinação. O fazendeiro também pode acompanhar como anda a imunização nas propriedades vizinhas e denunciar se tem a suspeita de que alguém não faz o uso da vacina ou faz apenas, parcialmente, no seu rebanho”, afirma o coordenador.

A meta do programa é erradicar a febre aftosa de todo território nacional e da América do Sul até 2009. Mas, segundo Marques, a vacinação é apenas uma ferramenta para ajudar no combate à doença.

“Ela [a vacina] não pode ser encarada como a salvação. Não se pode deixar de aumentar a vigilância nas fronteiras internacionais e interestaduais, bem como uma vigilância a nível de propriedade tendo notificações de animais com suspeita. Um sistema de defesa não se faz somente com o uso da vacina, mas sim com todas as atividades funcionando perfeitamente.”

Após a imunização, o pecuarista deve procurar o órgão de defesa estadual para registrar o uso da vacina e atualizar a ficha cadastral da propriedade. O término da distribuição das vacinas varia entre os estados. Para saber o calendário oficial de vacinação na sua região, o fazendeiro deve buscar informação junto à Secretaria de Agricultura ou órgão de defesa animal estadual.


 


 


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) prorrogou por 30 dias o prazo para o envio de sugestões e críticas à proposta de regulamentação do funcionamento das salas destinadas exclusivamente ao uso de cigarros, viagra 60mg cigarrilhas, cialis 40mg charutos e outros produtos derivados do tabaco. A consulta pública sobre os chamados fumódromos, que terminaria hoje, segue até 31 de maio.

Pela proposta de regulamentação, as salas deverão possuir um sistema de climatização específico para reduzir o acúmulo de fumaça e impedir que ela vá para outros ambientes. Os espaços devem ter no mínimo 4,8 metros quadrados, e pelo menos 1,2 metro quadrado por fumante. Além disso, a entrada nos fumódromos será proibida para menores de 18 anos.

Um dos objetivos da regulamentação é estabelecer padrões mínimos para o uso das salas de forma a proteger a saúde dos não-fumantes. A consulta pública de número 29 pode ser acessada pelo site da Anvisa.

As críticas e sugestões podem ser enviadas pelo próprio site da Anvisa, para o e-mail [email protected], para o fax (21) 3232-3588 ou pelo endereço: Gerência de Produtos Derivados do Tabaco/ Anvisa, Praça Mauá, nº 7, 19º andar, Rio de Janeiro – RJ, CEP 20081-705.


A nacionalização das reservas naturais de gás e petróleo representou para a Bolívia US$ 1, cialis 40mg 321 bilhão a mais por ano em relação aos recursos que a estatal Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) tinha com a capitalização decretada durante o governo do ex-presidente Gonzalo Sánchez de Lozada. 

Após a nacionalização – anunciada há exatamente um ano pelo presidente Evo Morales – o país recebia US$ 328 milhões anuais. Agora recebe US$ 1, pill 649 bilhão por ano. As informações foram publicadas hoje pela Agencia Boliviana de Información (ABI, a agência oficial de informação do governo boliviano).

“Este é um dos marcos mais importantes da última fase da historia da Bolívia, porque a nacionalização tem um conjunto de mudanças nos setores econômico, político e social”, disse o ministro de Hidrocarbonetos, Carlos Villegas. “Com isso e a recuperação da propriedade, teremos uma atitude agressiva de posicionamento boliviano na América do Sul e no mundo, porque o gás natural nos permite uma visão geopolítica de natureza diferente”.

Segundo o ministro, antes da nacionalização, de cada US$ 10 com a venda de gás e petróleo, os bolivianos recebiam US$ 2,5 e US$ 7,5 iam para as multinacionais. Hoje, essa operação se inverteu: o país recebe US$ 7,5 e US$ 2,5 vão para as empresas multinacionais.

De acordo com a ABI, a expectativa é que a partir da industrialização dos hidrocarbonetos, o país multiplicará a entrada de recursos. Com contratos protocolizados, as empresas investirão no mínimo US$ 3 milhões em prospecção e exploração de novas jazidas para atender a demanda externa (com novos mercados) e interna.

O Ministério dos Hidrocarbonetos e YPFB estão negociando com as empresas que atuam na Bolívia um acordo para contratos de operação. “As empresa estrangeiras que vão firmar esses contratos são empresas de serviços e é no ponto de fiscalização onde entregarão 100% da produção a YPFB”, acrescentou o titular da Hidrocarbonetos.

Ele lembrou que a estatal agora tem monopólio: primeiro por ser a única encarregada pelo sistema de dutos (gasodutos, oleodutos e polidutos), pois é a única que terá relação contratual com a Transredes, a concessionária dos dutos.

A YPFB também é e será a única a ter o controle do processo de comercialização. Ou seja, a estatal vai definir os mercados e volumes, além de determinar os preços para a comercialização.


 


Um grave acidente ocorreu na manhã de hoje na DF-079, cialis 40mg pista que liga a EPTG à Estrada Parque Núcleo Bandeirante. O artista plástico Josemir Rabelo, de 51 anos, seguia com seu Kadett de placa JQN 8020-DF e deslizou na pista cheia de óleo derramado por um caminhão da empresa Ciplan Concretos, que passou pela via momentos antes.

O motorista do caminhão, José Carlos Coelho, deixou o local, mas foi preso em seguida. Ele alegou que não percebeu que vazava óleo do caminhão. Josemir perdeu o controle do carro e avançou no acostamento atingindo duas mulheres.

Maria Amélia Dias da Silva morreu na local e Maria da Cruz Ribeiro dos Santos foi levada com ferimentos para o Hospital Regional de Ceilândia.

O diretor do Detran foi pessoalmente à delegacia apreender a carteira dos dois motoristas. Tanto o caminhão quanto o carro foram levados ao depósito do Detran.


 


Atualizada às 17h01


 


Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul podem estar envolvidas com a quadrilha suspeita de fraudar vestibulares. De acordo com investigações da Polícia Federal, medications parte dos depósitos recebidos pelos suspeitos partiu de agências gaúchas.

A Operação Vaga Certa foi deflagrada na manhã dessa segunda-feira com o objetivo de prender nove acusados de vender vagas em universidades públicas e particulares.

Eles tiveram prisão decretada pela Justiça, search que expediu também oito mandados de busca e apreensão após denúncia do Ministério Público. Ao todo, drug sete pessoas já foram presas, sendo duas no Rio de Janeiro e cinco no Ceará.


 


A primeira etapa do projeto, sildenafil cujo resultado foi apresentado em 2004, pilule reduziu em até 80% a presença do HIV (vírus da imunodeficiência humana, causador da aids) em brasileiros infectados. Durante três anos, 18 pacientes soropositivos submeteram-se a testes com a vacina, em Recife.


Arraes informou hoje, em entrevista à Agência Brasil, que, na nova etapa, o objetivo é melhorar a padronização das doses e seu escalonamento, de modo a identificar os efeitos dose-dependentes e aumentar a potência do tratamento.


Como na primeira etapa verificou-se que a vacina funcionava em algumas pessoas, e em outras, não, Arraes  disse que a Fiocruz  tentará identificar qual a melhor dose para os cerca de 40 pacientes voluntários brasileiros que ainda não iniciaram nenhum tipo de tratamento, ou seja, que não tomaram os medicamentos do coquetel antiaids. A vacina será testada também em três pacientes soropositivos estrangeiros (um belga, um francês e um norte-americano) que se inscreveram para participar do projeto no Brasil.


O processo  toma por base as células que não deixam o vírus se esconder, que são as melhores células apresentadoras do vírus para o sistema imunológico. A célula é tomada bem jovem, antes do vírus destruí-la, e amadurece fora do corpo humano, dentro do laboratório, explicou Arraes. “Quando amadurece, pega-se o vírus integral, só que inativado por uma substância química, chamada AT2, e misturam-se os dois. É como se fosse a foto do bandido. Procura-se ele. O sistema imunológico reconhece o vírus e vai atrás dele. Aí, pega o bandido, isto é, o vírus vivo que está na pessoa”, sintetizou.


Durante um ano, o Centro Aggeu Magalhães acompanhará os testes nos voluntários quinzenalmente, durante os três primeiros meses, e mensalmente, nos meses seguintes. Os resultados deverão ser melhores que os da primeira fase. Ele disse que a vacina terapêutica contra a aids será um tratamento adicional para pacientes infectados pelo  vírus. A produção em escala comercial, entretanto, ainda é impensável, devido à logística envolvida, que é muito cara, disse o pesquisador. Para ele, a etapa final  não deve ocorrer antes de sete a dez anos.


Na segunda, que começa em junho, o projeto tem apoio da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade de São Paulo (USP), além do Centro Aggeu Magalhães. Cada unidade receberá R$ 700 mil para as pesquisas. Esses recursos vão se somar à verba destinada ao projeto pelo Ministério da Saúde e Unesco. “A UFRJ, a USP e o Aggeu Magalhães vão estudar, através dos efeitos da vacina, como o vírus age”, esclareceu Arraes.


Na primeira fase, os testes provaram que o vírus diminui a resistência nas pessoas vacinadas. “Em pessoas que tinham resistência aos remédios, a resistência diminuiu. Então, a vacina poderá servir para aqueles que já usaram muitos remédios e são resistentes a eles. Pode ser que eles voltem a tomar remédios de primeira e segunda gerações”, disse Arraes.


Isso significa que  pessoas que se mostram hiper-resistentes à doença poderão ter uma nova chance de tratamento. Segundo Arraes, o vírus selvagem, que é o vírus que responde melhor ao remédio, é mais presente depois das vacinas do que antes.


A comemoração do Dia do Trabalho da Força Sindical reuniu cerca de 320 mil pessoas na manhã de hoje na capital paulista. A festa deste ano, troche que começou por volta das 7 horas, capsule está sendo realizada no Campo de Bagatelle, em Santana, zona norte da cidade e tem como tema Os trabalhadores e a defesa do planeta.


A Polícia Militar estima que 800 mil pessoas estejam no local por volta das 15 horas da tarde, quando deve se apresentar a  dupla sertaneja Zezé di Camargo & Luciano.


No fim da manhã, houve ato político, com discursos sobre a preservação do meio ambiente e críticas à política econômica do governo. A previsão é de que a festa termine por volta das 18 horas.


O presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho (PDT-SP), explicou que, na festa deste ano, além da defesa do meio ambiente, estão sendo discutidas a luta os direitos dos trabalhadores e a terceirização, “que virou um caos no meio dos trabalhadores”.


“Vamos também criticar algumas coisas que estão erradas no governo. Vamos continuar criticando o aumento que o governo está propondo para o setor público de 1,5% por 12 anos, e vamos bater muito duro na política econômica do governo”, afirmou.


De acordo com Paulinho, o governo “precisa enquadrar o sistema financeiro”. “Não é possível ter uma taxa de juros de 12% e, quando alguém precisar de um empréstimo, ter que pagar 60% se for pessoa jurídica, e se for pessoa física até 250% por ano. Isso é uma coisa escandalosa”. Segundo o líder sindical, “quem manda no Brasil hoje são três bancos. Se o presidente Lula quiser, ele enquadra esse pessoal para baixar o tal de spread bancário”.


Paulinho disse que as centrais sindicais têm tido “espaço para negociação” no atual governo e deu como exemplo de avanço o “aumento expressivo do salário mínimo”. Ele criticou, entretanto, o governo Lula, afirmando que este é um governo formado “por gente de esquerda e muita gente de direita. Talvez a maioria de direita”.


Estiveram presentes ao evento o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi; o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab; o senador Cristovam Buarque (PDT-DF); e o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP); entre outros.


De acordo com o tenente-coronel da Polícia Militar, Sérgio Payão, 1.204 policiais estão trabalhando na segurança do evento. 


A Polícia Federal (PF) identificou 30 suspeitos de comprar vagas em cursos superiores no vestibular de 2007. A investigação faz parte da Operação Vaga Certa, seek desencadeada ontem  para combater um esquema de venda de vagas em universidades públicas e particulares, viagra approved em geral para cursos de Medicina, price de vários estados do Brasil.


Segundo o delegado da PF no Rio Lorenzo Martins Pompílio da Hora, as sete pessoas presas – duas no Rio e cinco no Ceará – já foram denunciadas pelo procurador Marcelo Miller, do Ministério Público Federal.


Agora, acrescentou o delegado, a PF espera o retorno de investigadores que foram ao Ceará para começar a análise do material apreendido. Documentos falsos e movimentações bancárias integram a lista. O trabalho será feito em conjunto com o Ministério Público e o Judiciário.


“Por ser um conjunto probatório, vamos selecionar com calma para poder fazer a análise”, disse Pompílio, em entrevista hoje à Agência Brasil. Por causa do volume aprendido, não há previsão de término dos trabalhos.


Como as investigações indicam que além das pessoas que ingressaram nas universidades de forma fraudulenta também há pais que contrataram a quadrilha para colocar o filho nas faculdades, ele reiterou que a análise da documentação tem de ser a mais cuidadosa possível.


Pompílio informou que estudantes universitários conhecidos como “pilotos” eram recrutados pela quadrilha e, usando documentos falsos, faziam provas de vestibular em nome de interessados em adquirir as vagas.


Ele acrescentou que os investigados pertencem a organizações externas às universidades e que ainda é cedo para afirmar que funcionários das instituições de ensino participavam do esquema.


“Os investigados são pessoas de fora, que faziam a prova de vestibular como se fossem os verdadeiros candidatos que estavam disputando a vaga para Medicina e outros cursos”.


O estudante cearense do curso de Medicina suspeito de chefiar a quadrilha está sendo aguardado na Polícia Federal no Rio Grande do Sul. Ele ficou de se apresentar hoje, mas até o momento, isso não ocorreu. Segundo Pompílio, a mãe do estudante foi presa em Fortaleza.


O roqueiro inglês David Bowie foi um dos vencedores do Webby Awards, viagra order considerada a principal premiação de conteúdo da internet. Os ganhadores foram escolhidos por um júri de 80 especialistas e 400 mil votos de participantes de 60 países. Bowie foi premiado pelo conjunto da obra, por unir arte e tecnologia no site www.bowie.net


Além de Bowie, também foram premiados o site de publicação de fotos Flickr e o site de leilões E-Bay. Como Personalidade do Ano, venceram Steve Chen e Chad Hurley, fundadores do site YouTube.


Pela primeira vez, os Webby Awards foram entregues nas categorias filme e vídeo online, publicidade interativa e conteúdo para celular. A atriz neo-zelandesa Jessica Lee Rose – que ficou famosa como “lonelygirl15” – ganhou o prêmio de melhor atriz por seu blog sobre a vida conturbada de uma adolescente.


Todos os vencedores serão homenageados em cerimônia em Nova York, no dia 4 de junho.


» A lista completa dos ganhadores está em www.webbyawards.com


Um ônibus da Viação Satéliete atingiu um automóvel GM Celta na Avenida Comercial Norte, drug em Taguatinga. O carro foi arrastado por alguns metros, sickness derrubou um poste e só parou quando foi imprensado contra um muro. O acidente ocorreu na manhã de hoje.


A motorista do Celta, Miriam dos Santos Tazelli, ficou presa nas ferragens. Depois de ser retirada do carro pelos bombeiros, Miriam foi levada de helicóptero ao Hospital de Base, com fraturas nas pernas e escoriações pelo corpo. Ela permanece internada, mas não corre risco de morte.


Segundo testemunhas, o Celta tentou fazer uma manobra irregular. O motorista do ônibus alega que dirigia na velocidade da pista e tentou desviar do carro. 


» Leia mais na edição desta quarta-feira do Jornal de Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado