Depois de o Brasil literalmente pegar fogo, o ministro Flávio Dino, do STF, finalmente decidiu que é hora de tomar providências contra as queimadas. Numa reunião que envolveu vários ministérios e autoridades, ele determinou o envio de mais bombeiros e policiais para investigar as causas dos incêndios e tentar salvar o que resta da vegetação. Parece uma boa notícia, né? Mas o detalhe é que grande parte dos estados já virou cinzas. Alguém aí também sente um cheirinho de “demora”?
Pra deixar tudo mais claro, vamos visualizar o papo entre dois amigos:
— O ministro do STF determinou medidas de combate às queimadas… Muitos estados estão proibindo queimadas controladas.
— Só agora que tudo já pegou fogo? — responde o amigo, com uma risada sarcástica. — O que eles vão apagar? A fumaça? O país já virou churrasco! Daqui a pouco vão multar quem estiver tostando marshmallow na lareira…
A verdade é que as medidas chegaram meio atrasadas, como aquele goleiro que só pula quando a bola já tá dentro do gol. A Amazônia, o Pantanal e até São Paulo estão vendo o caos do fogo se alastrar, e agora a tentativa é salvar o que ainda não virou cinzas. Bom, antes tarde do que nunca, né? Vamos torcer para que ainda sobre algo para apagar.