Menu
Charges

Reforma tributária: a obra que nunca acaba e sempre custa mais

É como se alguém tivesse decidido reformar a casa, mas ao invés de quebrar paredes, estão mexendo nos impostos

Redação Jornal de Brasília

16/07/2024 18h33

charge reforma tributária obra (1)

Ah, a reforma tributária, esse fenômeno tão querido pelos brasileiros quanto uma cárie dentária. Imagina só a cena: lá está você, tentando entender o que raios está acontecendo nesse emaranhado de mudanças e ajustes fiscais. É como se alguém tivesse decidido reformar a casa, mas ao invés de quebrar paredes, estão mexendo nos impostos. E aí começa o drama.

Imagine a cena: um pai caminha com seu filho curioso ao lado:

Filho: “Papai, o que é uma reforma tributária?”

Pai: “Bem, filho, é igual qualquer obra. Começa com todo mundo animado, achando que vai resolver todos os problemas da casa. Mas no meio do caminho descobrem que precisa mexer em mais coisas do que imaginavam, e o custo… Ah, o custo! Sempre acaba saindo mais caro do que o planejado.”

Filho: “Mas papai, então por que eles fazem isso?”

Pai: “Boa pergunta, filho. Uns dizem que é para simplificar, outros para aumentar a arrecadação. Mas no final das contas, a gente fica só esperando que um dia essa reforma termine de verdade.”

E assim, entre metáforas e explicações, tentamos entender esse processo que parece tão complexo quanto escolher o papel de parede certo. Enquanto isso, o debate continua, as propostas se acumulam, e a única certeza que temos é que, como toda boa reforma, vai demorar e ainda vai gerar muita conversa.

E você, já se aventurou no mundo da reforma tributária? É um tema digno de risadas (ou de lágrimas) dependendo do ponto de vista.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado