Menu
Charges

Orçamento congelado: Lula e Haddad na geladeira fiscal

Redação Jornal de Brasília

07/08/2024 17h15

charge lula congelamento orçamentário

Imagine o presidente Lula com gelo nos pés, e o Ministro da Fazenda, Haddad, com uma bela coroa de cubos de gelo na cabeça. Parece uma cena de comédia, mas é a realidade do nosso orçamento! O governo, decidido a cumprir a meta fiscal de déficit zero (basicamente, igualar o quanto gasta e o quanto arrecada), deu a ordem: vamos congelar R$ 15 bilhões.

Nos corredores do MEC, a turma ficou com a tarefa de encontrar onde cortar sem dar um nó na educação. Resultado? Um baita frio no Pé-de-Meia, o programa que ajuda financeiramente os alunos do ensino médio. Estavam previstos R$ 500 milhões de congelamento, mas calma, o MEC jurou de pés juntos que o Pé-de-Meia não vai encolher. Ainda mais depois da festa que fizeram anunciando a expansão para estudantes do Cadastro Único e do EJA. Seria um tremendo balde de água fria, né?

Enquanto isso, o ministro Camilo Santana segue sua maratona de viagens pelo Brasil para promover o Pé-de-Meia. Vai que no meio do caminho ele encontra um descongelador de orçamentos, não é mesmo? E Lula, nosso presidente, continua firme no discurso: “Educação não é gasto, é investimento!” Mas pelo visto, o jeito é pôr umas meias mais grossas para aguentar esse friozinho no orçamento.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado