Menu
Charges

Binóculo presidencial: Bolsonaro na era da espionagem

Hoje, a Polícia Federal nos brindou com mais um episódio da Operação Última Milha, investigando um possível caso de “Big Brother à Brasileira”

Redação Jornal de Brasília

11/07/2024 19h01

charge moraes bolsonaro abin paralela

Ah, o Brasil, onde até a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) parece estar seguindo o roteiro de uma novela de espionagem! Hoje, a Polícia Federal nos brindou com mais um episódio da Operação Última Milha, investigando um possível caso de “Big Brother à Brasileira”.

Imagina só: na pacata Brasília, enquanto alguns ministros do Supremo Tribunal Federal discutem jurisprudência, lá está a Abin, tipo o vizinho curioso que escuta atrás da porta. “Quem precisa de câmeras quando você tem a Abin?”, dizem os mais cínicos.

Agora imagine a cena: Moraes dá de cara com Bolsonaro com um binóculo apontado para o ministro. Moraes então pergunta: “Tá olhando o quê?
Bolsonaro, na cara mais limpa, responde: “Eu olhando? To olhando nada”

E os políticos no Congresso? Não escapam nem os ex-presidentes da Câmara. Arthur Lira e Rodrigo Maia provavelmente já se sentem como estrelas de um reality show secreto, “Casa do Planalto”.

Jornalistas também foram alvos, provavelmente confundidos com informantes de um thriller político. “Alô, é da redação? Sabe aquele furo sobre a reforma tributária? Era só para confirmar se é verdade.”

Enquanto isso, no Palácio do Planalto, imagino Bolsonaro pedindo pipoca para assistir aos próximos desdobramentos da novela “Espionagem nas Altas Esferas”. “Quem será o próximo? Será que sou eu?”

Enfim, numa terra onde até as agências de inteligência estão na lista de reprises de dramas políticos, só nos resta rir para não chorar. Porque, afinal, como dizem por aí, no Brasil até a espionagem é uma arte performática.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado