Menu
Brasília

Wi-fi grátis do Parque da Cidade já apresenta problemas para usuários

Arquivo Geral

07/05/2018 22h05

Cleverlan Costa/Agência Brasília

Matheus Venzi
[email protected]

Menos de um mês após a inauguração, a Árvore Digital do Parque da Cidade demonstra problemas. De acordo com os usuários, a internet oferecida gratuitamente parou de funcionar e o aparelho emite um barulho estranho, que incomoda quem passa por perto.

A unidade foi projetada para proporcionar internet com 240 megabytes de velocidade. Entretanto, uma possível falha na energia vem prejudicando o funcionamento.

O mato-grossense Peter Fábio, de 26 anos, veio a Brasília para conhecer a capital federal de perto e utilizava a árvore digital do Parque para se comunicar com a sua família. “Fico aqui boa parte do dia e uso o wi-fi para mandar notícias pro Mato Grosso”, comenta. Há cerca de três dias, porém, Peter relata que a conexão parou de funcionar.

Um barulho estranho também se tornou um transtorno. “Tem esse barulho de apito que sai da máquina. A gente não sabe o que é, mas, toda vez que apita, a internet não funciona”, relata. Segundo Peter, funcionários da manutenção foram até a árvore na última quinta-feira e conseguiram retomar a conexão. Contudo, dias depois, a internet caiu novamente.

O mineiro Wellington Júlio de Andrade, 20, também utiliza da conexão da árvore digital para se comunicar com a família. “Eu fico aqui direto, quase todos os dias. No começo até que funcionava bem. Porém, eles colocaram um limite de 30 minutos para as conexões, e a partir dai só foi piorando”, opina. Segundo ele, a árvore digital está sem internet desde as 18h do último sábado.

Além disso, Wellington reclama do funcionamento das entradas para carregar os celulares. “Só funciona a entrada USB, as tomadas não. Deve estar faltando energia para esse aparelho, porque toda vez que apita para de funcionar. Fica apitando o dia todo”, relata. Segundo ele, um funcionário da manutenção que foi ao local o disse que seria um problema com as placas que absorvem a energia solar.

Iniciativa

A árvore digital do parque foi a segunda a ser inaugurada no DF, em 21 de abril, aniversário de Brasília. A primeira foi instalada em 27 de março, na Praça do Relógio. A expectativa da Secretaria de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia do Distrito Federal era de instalar pelo menos 50 árvores digitais em todo o DF. A medida não gera custos para o governo, já que os equipamentos foram fornecidos pela iniciativa privada.

Ao JBr., a pasta confirmou que houve um problema técnico no equipamento do Parque da Cidade e garante que está sendo resolvido. Um erro de energia estaria desligando a árvore. Segundo o órgão, provavelmente, até amanhã, será instalado um equipamento que evitará a descarrega. Assim, a árvore passará a funcionar 24 horas por dia normalmente.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado