Por Carliane Gomes
O projeto social Vila dos Campeões abriu, nesta segunda-feira (5), 2.370 vagas gratuitas em 12 modalidades esportivas para pessoas a partir de 7 anos, no Distrito Federal. O projeto oferece matrícula gratuita, uniforme, material esportivo e lanche. As inscrições seguem abertas até o dia 25 de janeiro ou até o esgotamento das vagas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do site oficial do projeto. Caso todas as vagas sejam preenchidas, haverá lista de espera. As aulas estão previstas para começar em 26 de janeiro, no Complexo JK, no Paranoá.
Segundo o presidente do Instituto Capital, Godofredo Gonçalves Filho, o projeto representa uma ampliação de uma iniciativa já existente, com aumento no número de vagas e no atendimento à população da região. “O Vila dos Campeões vem para dar oportunidade para a nossa região, Paranoá, Itapoã e toda a região leste, oferecendo 12 modalidades de atividades físicas. Todo início de ano as pessoas falam que querem mudar de vida, começar uma atividade, e essa é a oportunidade”, afirma. De acordo com o presidente, as atividades são totalmente gratuitas e voltadas para participantes de diferentes faixas etárias. “São aulas gratuitas, com modalidades como futebol, futsal, vôlei, beach tennis, pilates, ginástica localizada, karatê e judô. Começa aos 7 anos e vai até o pessoal da terceira idade, e todo mundo pode se inscrever”, explica.

Godofredo destaca que o projeto ainda garante aos alunos todo o material necessário para a prática esportiva. “Quem vai fazer karatê e não tem kimono, a gente fornece. Quem vai fazer futebol e não tem chuteira, a chuteira a gente entrega. No dia da aula, o lanche também é por nossa conta”, diz. Segundo ele, as atividades contam ainda com professores qualificados, além de apoio pedagógico e de assistência social. Além disso, outro ponto ressaltado é o potencial do esporte como ferramenta de transformação social e de formação de atletas. “São 2.370 vagas e a prioridade é tirar essa galera das ruas e colocar para praticar esporte. Com treinamento de qualidade, quem sabe daqui não saem grandes atletas do futebol, do vôlei ou das lutas. Brasília sempre foi um celeiro de grandes atletas”, afirma. O presidente destacou que o projeto é realizado com apoio institucional do Governo Federal. “É um projeto apoiado pelo Ministério do Esporte, o maior desse tipo no Distrito Federal. A preocupação foi com a qualidade das aulas, dos instrutores e do material oferecido, para garantir que o projeto seja de excelência”, concluiu.
Para estudantes, as atividades ocorrem no contraturno escolar. Já para adolescentes, adultos e idosos, a maior parte das aulas será ofertada no período noturno. Crianças de 7 a 12 anos podem escolher entre futebol de campo, futsal e vôlei de quadra. Jovens de 13 a 17 anos têm acesso a futebol society, futsal, futebol de campo, basquete e vôlei de quadra. A partir dos 18 anos, são oferecidas modalidades como ginástica localizada, pilates, judô, karatê, vôlei de praia, futevôlei e beach tennis. Não é exigida comprovação de renda ou de situação de vulnerabilidade social para participar do projeto. Para a inscrição, são necessários apenas RG, CPF e comprovante de residência. As aulas têm duração de 50 minutos.

O Vila dos Campeões é um projeto social desenvolvido com apoio do Ministério do Esporte e tem como objetivo ampliar o acesso à prática esportiva, promover inclusão social e incentivar a adoção de hábitos saudáveis, contribuindo para o bem-estar físico e mental de crianças, adolescentes, adultos e idosos. A Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal participa do projeto por meio da cessão do Complexo JK, equipamento esportivo sob sua gestão onde as atividades do Vila dos Campeões serão realizadas. Para a Secretaria, a iniciativa contribui para a política esportiva ao ampliar o acesso gratuito ao esporte. “Projetos dessa natureza dialogam com os objetivos da política pública de esporte do DF ao estimular a convivência comunitária e a formação cidadã por meio da prática esportiva”, contou. A expectativa é que o projeto gere impacto social relevante ao ampliar o acesso de crianças e jovens a atividades esportivas no contraturno escolar. “Contribui para o desenvolvimento físico e social, para a ocupação positiva do tempo livre e para o afastamento de situações de risco, além de possibilitar a descoberta de novos talentos esportivos”, afirmou a pasta.
Serviço – Vila dos Campeões
- Inscrições: exclusivamente pela internet
- Onde: site do Instituto Capital (institutocapital.org.br)
- Prazo: até 25 de janeiro ou até o preenchimento total das vagas
- Público: crianças a partir de 7 anos, adolescentes, adultos e idosos
- Local das atividades: Complexo JK, no Paranoá
- Início das aulas: 26 de janeiro