Menu
Brasília

Vigilante defende prisão perpétua para menores feminicidas e surpreende petistas

Em mensagem a correligionários, deputado distrital rompe com ortodoxia da sigla ao sugerir penas severas para feminicidas adolescentes, gerando desconforto na militância

Suzano Almeida

09/02/2026 17h13

whatsapp image 2025 10 15 at 17.50.06

Chico Vigilante crédito Andressa Anholete/ Agência CLDF

Um posicionamento do deputado distrital Chico Vigilante nas redes sociais do Partido dos Trabalhadores, na última sexta-feira (6), surpreendeu a militância, especialmente da ala que defende os direitos humanos. O decano da Câmara Legislativa propôs prisão perpétua para adolescentes e feminicidas, o que chegou a ser chamado de “guinada a extrema-direita” por uma fonte.

No texto intitulado “Basta de feminicídio: prisão perpétua já” (confira a íntegra abaixo), o petista afirma que começa o dia com o “coração pesado” e afirma que não se pode mais tolerar que “jovens de 17 anos ou covardes de qualquer idade tirem a vida de mulheres e destruam famílias”.

“Essa é uma posição de extrema-direita que bate de frente com o discurso do partido”, avaliou uma fonte petista que não quis se identificar.

O parlamentar lembrou do caso em que um adolescente matou a namorada, além de vitimar outras pessoas. “Bandido é bandido, e a compreensão do crime aos 17 anos é a mesma de um adulto. Não há espaço para piedade com quem não tem humanidade”.

A assessoria de Chico Vigilante confirmou que o teor da nota foi feita e postada pelo distrital.

Recorrência

Essa não é a primeira vez que o deputado causa “espanto” nos militantes petistas. Em 2022, juntamente com distritais da direita, Chico Vigilante votou a favor da liberação do porte de armas para Colecionadores, Atiradores e Caçadores (CACs) no Distrito Federal.

Basta de feminicídio: prisão perpétua já

Nesta sexta-feira (6), começo o dia com o coração pesado diante de tanta brutalidade. Não podemos mais tolerar que jovens de 17 anos ou covardes de qualquer idade tirem a vida de mulheres e destruam famílias sob o manto da impunidade.

O caso do criminoso que assassinou a ex-namorada e outras duas pessoas, além da execução cruel de uma mulher em São Paulo, são provas de que a nossa legislação precisa ser mais rigorosa. Bandido é bandido, e a compreensão do crime aos 17 anos é a mesma de um adulto. Não há espaço para piedade com quem não tem humanidade.

Reafirmo meu total apoio ao Pacto Entre os Poderes contra o Feminicídio, proposto pelo presidente Lula. É urgente que o Brasil implemente políticas de proteção eficazes, mas defendo também que avancemos na discussão sobre a prisão perpétua para crimes hediondos de feminicídio.

Chico Vigilante

Deputado Distrital

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado