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Vigas da nova ponte erguida entre Guará e Núcleo Bandeirante são içadas

Construção da estrutura faz parte da obra de duplicação do trecho e terá extensão de 40 metros, passando por cima do Córrego Vicente Pires

Redação Jornal de Brasília

01/12/2025 18h46

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As vigas da ponte erguida na pista de ligação Guará–Núcleo Bandeirante começaram a ser içadas | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Com o içamento das primeiras vigas de concreto armado, a construção da nova ponte que ligará o Guará ao Núcleo Bandeirante entrou em uma fase decisiva nesta segunda-feira (1º). A travessia, que fará a passagem sobre o Córrego Vicente Pires, integra a obra de duplicação do trecho executada pela Secretaria de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal (SODF). O projeto prevê a instalação de dez vigas que, juntas, formarão uma extensão de 40 metros. O investimento total supera R$ 12,5 milhões, já considerando aditivos, e deve melhorar a fluidez viária e a segurança de quem circula pela região.

“O içamento das vigas marca um avanço decisivo nesta obra, que vai transformar a mobilidade entre o Guará e o Bandeirante”, enfatiza o titular da pasta, Valter Casimiro. “Estamos superando um dos momentos mais complexos da construção com total segurança e precisão técnica. A cada etapa concluída, reafirmamos o compromisso do Governo do Distrito Federal em entregar uma infraestrutura moderna, eficiente e preparada para atender à demanda crescente da população.”

A nova ponte vai receber o fluxo de veículos no sentido Guará–Núcleo Bandeirante, enquanto a estrutura existente será responsável pelo tráfego no sentido oposto. Segundo o engenheiro da SODF e executor do contrato, Luiz Antônio Mundim, a liberação da passagem vai desafogar mais um ponto de engarrafamento na região, gerando conforto aos motoristas e fluidez ao trânsito.

“Há um ano abrimos a via duplicada provisoriamente e o resultado foi positivo, deu uma desafogada muito boa no trânsito tanto de manhã como no final da tarde. Com a ponte liberada, vamos ter outro aumento no conforto. Eu mesmo, que moro em Samambaia, passo por aqui duas, três vezes por semana, e vejo que melhorou muito, ficou outra coisa”, afirma Mundim. Após a instalação das vigas, haverá a construção do tabuleiro da ponte, por onde os carros passarão, também em concreto armado, seguida da pavimentação.

Em funcionamento desde o ano passado, a pista duplicada tem 1,2 km de extensão e está localizada entre a Avenida Contorno, no Guará II, e a interseção com a DF-079, a Estrada Parque Vicente Pires (EPVP), na altura da Quadra 03 do Park Way. O trajeto atende quem acessa a DF-079, rumo à EPVP e à Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), além de outras quadras do Guará, Águas Claras, Núcleo Bandeirante, Setor Habitacional Bernardo Sayão, Arniqueiras e Park Way.

Quem utiliza o trecho diariamente nota os benefícios gerados pela duplicação da via. “Ajudou bastante. Antigamente era só uma via e, com o aumento da população que passa aqui, tinha muito engarrafamento. Agora com a ponte, vai ser ainda melhor, mais qualidade de vida, porque tudo que a gente quer depois do trabalho é chegar em casa mais rápido”, afirma o motorista Israel Gonçalves, 41 anos, morador do Polo de Modas.

O motorista Israel Gonçalves é um dos beneficiados pela duplicação da pista: “Ajudou bastante. Agora com a ponte, vai ser ainda melhor, mais qualidade de vida, porque tudo que a gente quer depois do trabalho é chegar em casa mais rápido”

A analista de sistemas Wendy Fernandes, 48, também utiliza a duplicação para chegar em casa, em Águas Claras, com maior agilidade. Ela conta que, mesmo em horário de pico, os engarrafamentos diminuíram e os motoristas ganharam tempo na rotina. “Passo aqui toda semana. Antes demorava 40 minutos do fim do Guará até em casa, agora está bem mais rápido”, comenta.

O projeto também engloba a construção de 2,5 km de calçadas e 3,5 km de ciclovias, além de serviços de drenagem, com abertura de novas bocas de lobo, instalação de manilhas de concreto e construção de bacias de detenção. Além disso, foram instaladas 82 luminárias de LED no trecho da duplicação, com investimento de R$ 422.598,81 por parte da Companhia Energética de Brasília (CEB).

Com informações da Agência Brasília

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