Indira Efel
indira.efel@jornaldebrasilia.com.br
O brasiliense já criou um estilo? Será que isso realmente existe na capital, um local tão diversificado quando o assunto é cultura? Em resposta a isso um vídeo veiculado no Youtube, pelo ator Bruno Castro, está fazendo sucesso por aqui. Com mais de 150 mil acessos, as gravações de Estilo Candango mostram o comportamento característico das pessoas em algumas cidades do Distrito Federal.
O Jornal de Brasília foi às ruas para saber se as músicas e os trejeitos apresentados representam mesmo o Guará, Taguatinga, Ceilândia, Cruzeiro, Lago Sul, Areal, asas Sul e Norte, Sudoeste e Octogonal. Mas antes que o vídeo se torne uma polêmica, o autor adianta que tudo não passa de uma brincadeira e que não pode haver generalização.
A primeira cidade representada é o Guará. Ao som de um reggae, Bruno finge fumar maconha. Para o estudante Erick Gob, 19 anos, que nasceu no Guará, no entanto, essa não é regra. “Tem muita gente que escuta isso, mas não é o principal”. Segundo Erick, os estilos que mais tocam no seu carro são o hip hop e o rap nacional.
Esta, porém, foi a trilha sonora escolhida para os moradores de Ceilândia. Ao som de Racionais, o autor do vídeo mostra o ceilandense procurando adequar até o figurino. Desta vez, segundo alguns moradores da cidade, ele acertou. Para o produtor musical Iubiragibe da Silva, 41 anos, Bruno soube representar bem os jovens de Ceilândia. “Eu acho que é esse ritmo mesmo porque o rap é um protesto ao desprezo à periferia”. Iubiragibe conta que, no momento, está produzindo um clipe musical na cidade com o rap.
Veja o vídeo do youtube:
<iframe width=”560″ height=”349″ src=”http://www.youtube.com/embed/iCU2uP0koUg” frameborder=”0″ allowfullscreen></iframe>
Leia a matéria completa na edição deste domingo (22) do Jornal de Brasília