Patrícia Fernandes
Especial para o Jornal de Brasília

Masden Medrix pensou em quem tem dificuldade
de locomoção para criar o aparelho.
Uma personalidade introspectiva e um olhar inquieto. São as primeiras impressões que Marsden Medrix transmite. O jovem tem 21 anos de idade e é portador da Síndrome de Asperger, transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) que apresenta muitas semelhanças com relação ao autismo. Vencendo todas as barreiras, o estudante teve seu projeto exposto na 25ª ETB MIX – mostra de Tecnologia e Cultura da Escola Técnica de Brasília.
Ele inventou um ventilador que conta com um termômetro que mede a temperatura ambiente em tempo real e é ligado automaticamente quando alcança 27 graus. A ideia surgiu após uma preocupação do jovem com as pessoas que têm limitações físicas. “Ficava pensando o que as pessoas que não podem se locomover fariam caso sentissem calor e quisessem ligar o ventilador. A partir daí, comecei a desenvolver a ideia”, conta.
A mostra
O evento tem como objetivo expor trabalhos de alunos dos cursos técnicos da escola, oferecendo-lhes a oportunidade de criar e desenvolver projetos em suas áreas de estudo. Além da mostra, ocorrem apresentações e exposições de música, teatro e artes plásticas.
Para Raimundo Nonato, vice-diretor da ETB, a mostra auxilia na formação dos alunos: “Nossos cursos são de caráter semestral e os alunos têm todo esse tempo para aperfeiçoar suas competências. Essa edição tem como tema a acessibilidade e tecnologia”.
Expectativas otimistas
O professor de Eletrônica, Izaias Lopes, acredita que apesar de a divulgação e o incentivo serem limitados, o acesso à pesquisa vem aumentando. “O País ainda incentiva muito pouco a pesquisa. Creio que o grande problema seja a falta de divulgação. Porém, tenho observado que isso vem mudando. Tanto que o número de visitações que vem aumentando a cada ano”, afirma.
“Temos alunos brilhantes e, sem dúvida, esta é uma oportunidade de serem vistos por um grande número de pessoas”, conclui.