Primeiro mês do segundo semestre de 2013, julho registrou crescimento nos emplacamentos de veículos no Distrito Federal. Os números foram superiores aos da média nacional: em relação ao mês de junho, os emplacamentos cresceram 15,36% no Distrito Federal, número superior aos 7,43% no Brasil.
No sétimo mês deste ano foram emplacados 11.689 veículos de passeio, comerciais leves, caminhões, microônibus e ônibus no Distrito Federal – contra 12.024 no mesmo mês do ano passado. Os números representam uma retração de 2,79% em relação ao mesmo período de 2012. As vendas, em nível nacional, diminuíram 6,01%, em comparação a julho do ano passado. “Estamos no mesmo caminho da média nacional, mas apresentamos números mais favoráveis”, explica Hélio Aveiro, vice-presidente do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Autorizados do Distrito Federal (SINCODIV/DF).
No acumulado de 2013, até o mês de julho, foram 71.548 emplacamentos, contra 66.621 veículos novos no mesmo período de 2012: aumento de 7,4%. A média do Distrito Federal se manteve acima da nacional, já que o crescimento no acumulado de veículos no país, neste período, foi de 2,9%. “Em comparação aos números em nível nacional, o Distrito Federal cresceu mais do que o dobro. As expectativas de crescimento para este ano continuam dentro do esperado”, comemora Aveiro.
Ranking
Dentre as cinco marcas que mais venderam no DF em julho de 2013, a Fiat fechou o mês na primeira colocação: foram 2.643 carros emplacados, o que representa 25,09% do total de vendas no sétimo mês do ano. Na segunda colocação, a Volkswagen fechou o mês com 1.940 emplacamentos e 17,74% da fatia do mercado. Em terceiro lugar, a GM fechou abril com 1.660 emplacamentos, abocanhando 12,99% das vendas no DF. Ford e Hyundai fecham o ranking das cinco marcas mais vendidas no último mês. Juntas, as duas marcas representam 15,3% das vendas do mês.
Comerciais Leves
No mês de julho, a marca que mais vendeu veículos comerciais leves foi a Fiat, com 421 emplacamentos, que volta à liderança – foi a segunda colocada em junho. Na segunda colocação, a Volkswagen emplacou 253 comerciais leves e subiu uma posição no ranking em relação ao mês de junho. Em terceiro fica a Ford, que também subiu uma posição, com 243 comerciais leves emplacados. Na quarta posição, a Renault emplacou 211 veículos comerciais leves em julho. Na quinta posição, a GM – que foi líder no Distrito Federal, em Junho – emplacou apenas 173 automóveis.