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Brasília

Venda pela internet é aposta do Co-Rio

Arquivo Geral

03/04/2007 0h00

Embora tenha seu início adiado para 27 de abril, a venda de ingressos pela internet será facilitada ao torcedor que quiser acompanhar de perto aos Jogos Pan-americanos. Nesta terça-feira, a Comissão Organizadora do evento (Co-Rio) apresentou as inovações que serão feitas no site que comercializará as entradas para o Rio-2007 (www.ingressosrio2007.com.br) e mostrou as novidades que o comprador terá na aquisição.


 


Uma das facilidades apresentadas pela empresa responsável será a utilização de um sistema semelhante ao de sites de venda on-line, permitindo que mais de um evento seja comprado simultaneamente. Diferentemente do habitual, quando apenas um evento poderia ser adquirido de cada vez, agora haverá a possibilidade de tudo ser unido em um pacote de compras. Outra inovação é a chance que o comprador terá de ‘compartilhar’ o seu pacote e formar grupos para determinado evento.


 


Os ingressos adquiridos pela internet poderão ser pagos por meio de cartão de crédito – e podendo ser parcelado em até três vezes, desde que o valor total seja superior a R$ 60,00 – e boleto bancário, que deverá ser pago em agências ou casas lotéricas da Caixa Econômica Federal até dois dias depois da confirmação da compra.


 


De acordo com Leonardo Gryner, diretor de marketing do Co-Rio, a entrega dos ingressos só será feita depois de 20 de junho, para evitar a falsificação. “Houve casos de pessoas que, agindo de má fé, divulgaram ingressos falsos usando o logotipo do Pan. Muitas pessoas compram sem saber, mas gostaria de salientar que tudo o que aparecer antes desta data é falso”. Em acordo também com os Correios, o custo da entrega será de R$ 3,50 para qualquer região do Brasil, com a possibilidade de o comprador acompanhar pela Internet o transporte da entrada adquirida.


 


Também para coibir a pirataria e a prática de cambistas, o Co-Rio limitou a compra de seis ingressos por evento para cada comprador (o cadastro deverá ser feito no momento da primeira aquisição, e o cliente deverá dar o número de seu RG e CPF). Os ingressos também serão divididos em três categorias. Além das entradas especiais para as cerimônias, o torcedor poderá escolher entre ingressos comemorativos ou simples para os eventos.


 


O site também terá páginas em inglês e espanhol, pois servirá para a aquisição de torcedores de todo o continente. Apenas alguns países não poderão efetuar as compras on-line, por determinação de seus Comitês Olímpicos Nacionais (CON). “Para isso, será feito um bloqueio geográfico do site e a distribuição ficará a cargo dos CONs”, esclareceu Gryner.


 


Já os estrangeiros que efetuarem a compra pela Internet terão que imprimir um comprovante, que deverá ser trocado pelo ingresso nas bilheterias mediante à apresentação do passaporte ou de um documento de identificação. O pagamento será feito unicamente por meio do cartão de crédito.


 


As compras na bilheteria, por sua vez, só terão início a partir de primeiro de julho, apenas na cidade do Rio de Janeiro. O diretor de marketing do Co-Rio justifica a limitação: “Fora do Rio, seria muito mais difícil de controlar. Pela Internet, tem-se melhor controle, sem falar no fim das filas e na possibilidade de o acesso chegar a qualquer lugar do país”.


 


Dos 1,9 milhão de ingressos à disposição, cerca de 635 mil serão destinados a agências de viagens e CONs. Outra parcela, ainda indefinida, será direcionada a projetos sociais. O restante será destinado à venda na página virtual e nas bilheterias, podendo aumentar caso a cota reservada não seja esgotada.


 


Passe diário: Outra novidade feita pelo Co-Rio com a intenção de promover esportes menos conhecidos do público é o ‘passe diário’. Com a aquisição de um ingresso especial por R$ 20,00, o torcedor teria acesso ilimitado a determinados eventos durante o dia. A cota de ‘passes’ ainda não foi definida.


 


Eventos públicos: Em eventos realizados fora de estádios (como maratonas aquáticas, triatlo e maratona), a presença de público será gratuita, podendo aos espectadores se postarem ao longo do percurso ou na praia.

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