Mantendo o bom desempenho do caratê brasileiro nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, Valéria Kumizaki se garantiu na final da categoria até 53kg ao vencer a chilena Jessy Reyes por 4 x 1 e assegurou pelo menos mais uma prata para o país.
Agora, Valéria lutará pelo ouro do Rio-2007 com a guatemalteca Cheili González, que passou pela canadense Jennifer Guillette graças à decisão dos juízes. As duas haviam empatado por 0 x 0 durante o combate.
Se valer o retrospecto obtido na primeira fase, Valéria tem a seu favor a vitória conseguida sobre González no último duelo do grupo dois. Na ocasião, a brasileira havia confirmado o primeiro lugar superando a adversária por 1 x 0.
Kumazaki, assim, será a única brasileira em ação na briga pelo ouro. Caio Duprat já havia sido eliminado na primeira fase da categoria até 75kg, enquanto o veterano Nelson Sardemberg foi superado na semifinal da disputa até 80kg pelo chileno Diego Borquez e ficou com o bronze.
Massacre: Na semifinal da categoria até 75kg masculino, o cubano Jorge Zaragoza humilhou o salvadorenho Williams Serrano e conseguiu a vitória por 10 x 0. Esta, no entanto, não foi a luta em que Serrano levou mais golpes. Na primeira rodada, o caribenho já havia pedido por 11 x 3 para o chileno David Dubo.
Após o show, Zaragoza soube seu adversário na final. Ele irá enfrentar o dominicano Gustavo Dionísio, repetindo o duelo dos classificados do grupo um (que tinha o brasileiro Caio Duprat, terceiro colocado e eliminado da primeira fase). No duelo que travaram no Complexo Esportivo Miécimo da Silva, o cubano havia conseguido o triunfo por 3 x 0.
![]() |
