Você sabia que existe o açaí branco? Muitas pessoas desconhecem, mas este tipo de produto também é encontrado em florestas da Amazônia. O açaí branco é um pouco mais caro do que o açaí convencional e não tem presença de antocianina, que é responsável pelo pigmento roxo. Porém, possui os mesmos benefícios para a saúde. As duas variedades do açaí são ricas em proteínas, fibras, ferro, fósforo, cálcio e potássio. Eles também contêm vitaminas B1, C e E, o que garante um bom funcionamento do sistema nervoso.
A supervisora de Controle de Qualidade da Fast Açaí, Helen Leite, explica o motivo dos clientes não encontrarem o açaí branco com facilidade: “Como não há ocorrência de populações naturais exclusivamente de açaí branco, acreditamos que ele seja uma mutação genética. Ele não é tão popular, pois falta plantio para consumo”.
O açaí roxo se tornou mais popular no mercado que o branco por conta do volume encontrado na natureza, que é bem maior. Quando perguntada sobre o sabor e valores nutricionais do produto, Helen é enfática: “o sabor do branco é mais suave do que o do roxo. Como o açaí branco possui basicamente todos os nutrientes do roxo, eles não têm um valor energético e nutricional tão diferentes’’, garante.
Na Fast Açaí, atualmente, o foco da produção é no açaí roxo, mas há estudos para investimento no outro produto.