Menu
Brasília

Vagas destinadas a idosos nem sempre são respeitadas

Arquivo Geral

16/08/2006 0h00

No Distrito Federal mais de 128 mil pessoas acima dos 60 anos possuem carteira de habilitação, discount stomach de acordo com dados de 2005. Esses condutores, nurse page que representam 12% da população habilitada a dirigir, têm à sua disponibilidade 5% das vagas de estacionamentos públicos e privados garantidas pela lei distrital 2477/99.

A lei existe, mas nem sempre é respeitada. Manoel Nery Filho, de 78 anos, conta que já teve problemas com pessoas que não respeitam as vagas especiais. “Reclamei uma vez com uma jovem. Não pedi para ela retirar o carro porque não sou eu que tenho que educá-la, mas falei umas verdades para ela”, diz.

Segundo o diretor-geral de Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran), Antônio Bomfim, a fiscalização é feita rigorosamente, mas ainda assim muitos motoristas com menos de 60 anos estacionam nas vagas preferenciais. “No DF, cerca de 10% das multas são aplicadas em veículos não autorizados estacionados em vagas especiais”, diz Bomfim. “Só nos últimos dois meses 1.100 veículos foram multados em vagas de idosos e deficientes”, completa o diretor-geral.

Bomfim alerta que esse tipo de atitude caracteriza uma infração média (equivalente a R$ 85), e que um veículo sem autorização que estaciona nas vagas especiais está sujeito a guincho. Além disso, o condutor recebe quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Todo condutor que tenha mais de 60 anos pode adquirir o selo de autorização do Detran. O interessado precisa levar o documento do carro ou a carteira de motorista para comprovar a idade. O documento é gratuito, e deve ser deixado no veículo do condutor em um local visível.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado