Menu
Brasília

Uso irregular de vagas especiais é alvo de fiscalização em Águas Claras

Ação visa garantir respeito a idosos, pessoas com dificuldade de locomoção e autistas, com foco na acessibilidade e conscientização

Redação Jornal de Brasília

09/10/2025 17h59

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou, nesta quinta-feira (9), uma operação de fiscalização em Águas Claras, voltada para vagas regulamentadas, com atenção especial às destinadas a idosos, pessoas com dificuldade de locomoção e indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Durante a ação, os agentes fiscalizaram 54 vagas especiais e emitiram 45 autuações. Dessas, 20 foram por uso irregular das vagas especiais e 25 por outros tipos de estacionamento irregular.

O objetivo é garantir que os espaços reservados sejam respeitados por quem realmente precisa e promover a conscientização sobre empatia e acessibilidade no trânsito. Estacionar em vagas especiais sem a credencial adequada é considerado uma infração gravíssima, prevista no artigo 181, inciso XX, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com multa de R$ 293,47 e remoção do veículo.

“O monitoramento das vagas especiais é essencial para que esses espaços sejam respeitados. Nosso compromisso é promover um trânsito mais justo, acessível e empático, assegurando que quem realmente precisa possa contar com esses direitos”, afirmou o diretor-geral do Detran-DF, Marcu Bellini.

Com informações do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF)

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado