Adversários na fase classificatória, Argentina e Uruguai disputaram a medalha de bronze neste domingo. No último dia dos Jogos Pan-americanos, os uruguaios foram dominados em grande parte do jogo e, apesar da rivalidade acirrada entre ambos os times, os uruguaios conseguiram encerrar a competição em terceiro lugar, com placar de 99 x 93 na prorrogação.
Depois de abrir 17 pontos de folga nos marcadores após o primeiro tempo, a seleção argentina permitiu a reação adversária nos dois últimos minutos da partida. Com lances livres certeiros de seus atletas no momento de desespero uruguaio, os hermanos conseguiram manter três pontos de diferença.
Os uruguaios, no entanto, não desistiram de buscar o resultado. Com uma cesta de três pontos faltando apenas dois segundos para o encerramento, a equipe levou o confronto para a prorrogação. No tempo extra, empolgada, a equipe aproveitou o desgaste argentino e conquistou a primeira medalha na modalidade na história dos Jogos Pan-americanos.
Na chave de grupos, as duas seleções se enfrentaram em uma partida bastante equilibrada. Com apenas três pontos de vantagem ao fim do último quarto, a Argentina mostrava que poderia brigar por um lugar no pódio.
Mesmo com um bom jogo tático e dependendo bastante dos arremessos de três pontos de seus armadores, o Uruguai foi derrotado pelo Brasil nas semifinais e precisou se contentar com a disputa do bronze.
![]() |
