O Comitê Olímpico Brasileiro apresentou nesta segunda-feira os uniformes que a delegação nacional irá utilizar na abertura dos Jogos Pan-americanos, programada para a próxima sexta-feira, no estádio do Maracanã. O nadador Thiago Pereira e a remadora Kissya Cataldo foram os “modelos”.
Os atletas e oficiais brasileiros vestirão casacos brancos com sutis listras verde e amarelas, na altura do peito. Na parte de trás do casaco, o nome do Brasil aparece em letras amarelas. As calças (homens) e saias (mulheres) foram confeccionadas em verde.
Para dar o retoque final, chapéus Panamá nas cores verde e amarelo, para a ala masculina e feminina, respectivamente. A apresentação ocorreu na Zona Internacional da Vila Pan-americana.
“O resultado ficou ótimo. Como bons anfitriões, receberemos os países de todas as Américas muito bem vestidos”, comentou Vinícius Freire, chefe da Missão Brasileira. “Até os calçados que usaremos estão no clima do Rio 2007, já que os tênis vêm com detalhes em dourado e prateado, para atrair as medalhas”, brincou.
Competindo em sete provas no Rio 2007, Thiago gostou do resultado. “É confortável e moderno. Acho que ficou muito bem em mim”, comentou o nadador, que fez sua estréia na nova função. “É a minha primeira vez como modelo e acho que estou indo bem para quem está acostumado só com a sunga e os óculos de natação. Vou guardar esse uniforme como recordação mesmo após os Jogos”, garantiu.
Aos 24 anos, a remadora do double e do four skiff, Kissya Cataldo, classificou de “primeira vitória” poder vestir o traje de desfile antes mesmo da Cerimônia de Abertura. “Adorei toda a roupa. Achei o uniforme bem brasileiro, do jeito que eu gosto”, afirmou a remadora, mineira de Uberlândia. “Sempre uso as cores do Brasil. Acompanho as tendências e o que está na moda. Sou tímida, mas vaidosa”, concluiu.