Menu
Brasília

Unidades de saúde do DF terão funcionamento especial durante o Carnaval

Emergências e SAMU operam 24 horas, enquanto UBSs, ambulatórios e farmácias de alto custo terão horários reduzidos e retomam atendimento na quarta-feira de cinzas

Redação Jornal de Brasília

12/02/2026 14h53

Foto: Matheus Oliveira/Agência Saúde DF

Foto: Matheus Oliveira/Agência Saúde DF

O feriado de Carnaval e a quarta-feira de cinzas vão alterar o funcionamento de diversas unidades da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). Enquanto serviços de urgência e emergência permanecem em operação contínua, atendimentos ambulatoriais e em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) terão interrupções temporárias e retorno gradual na quarta-feira (18), a partir das 14h.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) seguirá disponível 24 horas por dia, pelo telefone 192. Entre os dias 14 e 17 de fevereiro, haverá esquema especial com equipes posicionadas em pontos estratégicos, incluindo o circuito dos blocos carnavalescos e a Cidade da Segurança Pública, instalada no estacionamento superior norte da Torre de TV, para ampliar a rapidez no atendimento de emergências.

As emergências do Hospital de Base, dos hospitais regionais, das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e da Casa de Parto de São Sebastião funcionarão normalmente em regime de plantão, com atendimento ininterrupto durante todo o período.

Nas Unidades Básicas de Saúde, as 66 unidades que operam aos sábados abrirão normalmente no dia 14. No entanto, não haverá atendimento entre domingo (15) e terça-feira (17). A rede completa, composta por 182 UBSs, retomará as atividades na quarta-feira (18), a partir das 14h. Ambulatórios e policlínicas seguirão o mesmo cronograma.

Na área de saúde bucal, o atendimento nas UBSs e nos Centros de Especialidades Odontológicas que funcionam aos sábados ocorrerá normalmente no dia 14. Esses serviços permanecerão fechados até terça-feira, com retorno na quarta-feira (18), também às 14h. Já as urgências odontológicas estarão disponíveis em regime especial: no Hospital Regional da Asa Norte, o atendimento será contínuo, 24 horas por dia; no Hospital Regional de Taguatinga e no Hospital Regional do Gama, haverá plantões em horários específicos ao longo do feriado.

A vacinação humana será oferecida no sábado (14), em locais previamente divulgados pela Secretaria de Saúde. Mais de cem salas de vacinação reabrirão normalmente na quarta-feira (18), a partir das 14h.

No domingo (15), a pasta também promoverá vacinação e microchipagem gratuita para cães durante o bloco Carnapatinhas – Patinhas na Folia, no Setor Comercial Sul, ao lado da Estação Galeria do Metrô, entre 14h e 18h. Nos Núcleos Regionais de Vigilância Ambiental, não haverá atendimento entre sábado e terça-feira, com retomada na quarta-feira, quando a vacinação voltará a ser oferecida a cães e gatos.

Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) tipo III e Caps Álcool e outras Drogas III manterão acolhimento 24 horas durante todo o feriado. Já os Caps tipos I e II e o Caps Infanto-Juvenil estarão fechados até terça-feira, com retorno na quarta-feira à tarde. Em casos de emergência psiquiátrica, o atendimento será realizado no Hospital de Base e no Hospital São Vicente de Paulo.

As Farmácias de Alto Custo abrirão no sábado (14), das 7h às 12h, e permanecerão fechadas até terça-feira. O atendimento será retomado na quarta-feira (18), às 14h.

Além do atendimento assistencial, a Diretoria de Vigilância Sanitária intensificará as fiscalizações durante o Carnaval, em ação conjunta com outros órgãos distritais e federais, com foco na segurança sanitária de produtos e serviços oferecidos à população.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado