Com apenas duas semanas de operação, a Unidade Integrada de Segurança Pública do Setor Comercial Sul (Uisp-SCS) já demonstra impacto no policiamento da área. Sob coordenação da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF), as ações resultaram na apreensão de 53 armas brancas, além de uma prisão em flagrante e da captura de um foragido do sistema prisional do Distrito Federal.
A prisão foi deflagrada pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), por meio do Grupo Tático Operacional 21 (Gtop 21). O indivíduo estava foragido desde 26 de dezembro de 2015, após não retornar do benefício conhecido como “saidão de Natal”.
Ainda dentro desse mesmo período inicial de funcionamento, policiais militares realizaram prisão em flagrante de autor de roubo de materiais de uma clínica odontológica, equipamentos de alto valor comercial que teriam causado prejuízo potencial às vítimas caso não houvesse a intervenção policial.
Com a implantação da Uisp, as abordagens policiais foram intensificadas no Setor Comercial Sul. O objetivo é reduzir a criminalidade e aumentar a sensação de segurança de trabalhadores, comerciantes, moradores e pessoas que circulam diariamente pela região.
“A atuação das forças de segurança em áreas como o Setor Comercial Sul envolve desafios adicionais, sobretudo diante da legislação vigente, que exige uma abordagem equilibrada e cuidadosa em situações de vulnerabilidade social. Ainda assim, a intensificação das ações integradas tem permitido coibir práticas ilícitas, proteger trabalhadores e comerciantes e ampliar a sensação de segurança da população”, afirmou o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.
“A intensificação das ações integradas tem permitido coibir práticas ilícitas, proteger trabalhadores e comerciantes e ampliar a sensação de segurança da população”Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública do DF
A utilização do videomonitoramento também tem contribuído para os resultados. A tecnologia auxilia na identificação de suspeitos de práticas ilícitas, permitindo respostas mais rápidas e ações mais direcionadas das forças de segurança.
Os números refletem a produtividade policial alcançada a partir das ações da PMDF no âmbito da Uisp. A Secretaria de Segurança Pública ressalta que as demais forças de segurança que integram a unidade atuam de forma conjunta, contribuindo para a melhoria dos indicadores e para o fortalecimento da presença do Estado.
A Uisp reúne, em um mesmo espaço, órgãos como a PMDF, a Polícia Civil do DF (PCDF), o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) e o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), promovendo integração institucional, compartilhamento de informações e planejamento conjunto.
A SSP-DF segue acompanhando os resultados da unidade e avalia a ampliação do modelo para outras regiões administrativas, com foco na prevenção, na integração das forças de segurança e na melhoria da qualidade de vida da população.
Com informações da Agência Brasília