Na manhã da próxima sexta-feira (03), representantes do governo federal e da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) se reunirão para dar continuidade às negociações a respeito do reajuste salarial da categoria.
De acordo com o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF), os servidores estão convocados para uma assembleia que discutirá a possibilidade de nova proposta apresentada pela União. O encontro da categoria ocorrerá logo após a reunião do sindicato com o Ministério da Gestão e Inovação (MGI).
A convocação partiu do próprio MGI, que chamou o Sinpol-DF para participar do Fórum de Diálogo. A entidade classifica esse momento como “decisivo no processo de negociação salarial”.
Proposta em debate
No dia 5 de setembro, o MGI apresentou uma proposta de recomposição salarial de 24,32% para as forças de segurança do Distrito Federal.
De acordo com o governo federal, caso a proposta seja aceita, o aumento acumulado em três anos alcançará 73% para a Polícia Militar (PMDF) e o Corpo de Bombeiros (CBMDF), e 54% para a Polícia Civil (PCDF).
A proposta, no entanto, não foi aceita até o momento. Tanto o Sinpol-DF quanto o Sindicato dos Delegados de Polícia do Distrito Federal (Sindepo-DF) decidiram manter o diálogo com o governo e formalizar uma contraproposta.
Os policiais reivindicam a recuperação da paridade salarial com a Polícia Federal, ponto que o governo federal já descartou nas negociações.