Menu
Brasília

UnB divulga nota repudiando ameaças nas redes sociais contra comunidade acadêmica

O posicionamento foi emitido durante a 680ª reunião ordinária do Cepe

Redação Jornal de Brasília

03/04/2025 20h44

UNB. Foto: Agência Brasília

Nesta quinta-feira (03), a Universidade de Brasília (UnB), divulgou uma nota de repúdio às mensagens de incitação à violência disseminadas nas redes sociais por alunos de extrema direita. Um ato, chamado “Make UnB free again”, foi convocado pelos estudantes, que fizeram ameaças de agressão física.

Nas mensagens, enviadas em grupos de WhatsApp, o organizador afirma que a intenção é ‘trocar porrada com os vermes’. “Cenário de guerra essa sexta – UnB, 17h30. Bora?”, afirma outra mensagem.

“Esses ataques, que atentam contra os princípios fundamentais da democracia, da liberdade de expressão e do pensamento crítico, têm circulado impunemente nas redes sociais, fomentando o ódio e a intolerância contra a comunidade acadêmica”, afirma a nota do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade.

Na nota, o Conselho diz ainda que “A UnB não será palco para atividades antidemocráticas. Nossa comunidade não se calará diante da violência. Nossa resposta será sempre mais ciência e tecnologia, mais cultura, mais educação e mais democracia”.

“A UnB, alicerce perene da Democracia, conclama as instâncias responsáveis pelo combate à incitação à violência (Artigo 286 do Código Penal) a tomarem as medidas cabíveis contra aqueles que promovem tais atos de violência”, finaliza.

O posicionamento foi emitido durante a 680ª reunião ordinária do Cepe. “O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade de Brasília, reunido em sua 680ª reunião ordinária, no dia 3 de abril de 2025, no marco dos 40 anos da redemocratização do Brasil, vem a público posicionar-se contra as recentes manifestações de incitação à violência dirigida contra a comunidade acadêmica.”

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado