Por Larissa Barros
Um tiroteio na quadra 611 da Asa Norte deixou três pessoas feridas na manhã desta quinta-feira (25/9). As vítimas foram socorridas no Hospital de Base do Distrito Federal, mas uma delas não resistiu. De acordo com a Polícia Militar (PMDF), 11 cápsulas de pistola calibre .380 foram encontradas no local do crime.
A vítima que morreu foi identificada como Jardell Alves Barnabé, de 38 anos. Segundo a investigação, ele havia saído de Brasilinha, em Planaltina (GO), para recolher materiais recicláveis na invasão da Asa Norte, próxima à Colina da Universidade de Brasília (UnB). No momento em que chegava ao local, foi surpreendido por homens armados em um carro. Jardell foi atingido por nove disparos. Socorrido ainda com vida, passou por cirurgia, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no início da tarde.
O tenente-coronel Michello Bueno, da PMDF, detalhou que Jardell era o alvo dos criminosos. “Um indivíduo foi baleado no peito, no braço e na perna, que era o alvo. Os dois que estavam com ele também foram atingidos: um no braço, outro na perna. A mulher era namorada da principal vítima, e o outro homem estava junto no momento do ataque. A gente não sabe qual foi a motivação, mas, a princípio, acerto de contas. O autor não foi identificado nem localizado. A polícia militar encontrou 11 cápsulas no local”, afirmou.
As outras duas vítimas foram identificadas como a companheira de Jardell, de 26 anos, baleada no braço, e um morador da região, que foi atingido no tornozelo. Ambos permanecem internados, sob cuidados da equipe médica e multidisciplinar do Hospital de Base, segundo o Instituto de Gestão Estratégica do DF (Iges).
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) informou que foi acionado às 7h18 para atender à ocorrência. Duas viaturas foram enviadas à região, conhecida como Invasão da Colina, próxima à L4 Norte. No local, os bombeiros encontraram as três vítimas em via pública. Elas receberam os primeiros atendimentos do CBMDF e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), sendo em seguida encaminhadas ao hospital.
Ainda não há informações sobre a identidade dos suspeitos. O autor ou os autores do crime fugiram logo após os disparos e não foram localizados. A PMDF trabalha com a hipótese de que o tiroteio tenha sido motivado por uma disputa ligada ao tráfico de drogas.
De acordo com a polícia, a invasão da Colina é um ponto conhecido de venda de entorpecentes que abastece usuários da Asa Norte. Jardell, segundo as investigações, havia deixado a Penitenciária da Papuda há cerca de seis meses, após cumprir parte de uma pena de dez anos de prisão.
A área foi isolada para perícia, que recolheu as cápsulas e outros vestígios que podem ajudar na investigação. O tenente-coronel Michello Bueno reforçou ainda orientações de segurança para a população. Segundo ele, em caso de tiroteio, o ideal é buscar abrigo atrás de estruturas que possam oferecer proteção, como blocos de concreto, pilastras ou a parte do motor de um veículo.
No Brasil, a pena para homicídio doloso (com a intenção de matar) varia de 6 a 20 anos de reclusão, conforme o artigo 121 do Código Penal. Esta pena pode aumentar para 12 a 30 anos quando o crime é qualificado por circunstâncias específicas, como emboscada.