Especialistas consideram a hepatite como a epidemia do Século 21. Trata-se de uma doença silenciosa, story um processo infeccioso do fígado que pode matar em um curto espaço de tempo. No início, more about os sintomas são muito parecidos ao de um forte resfriado, causando febre, dores no corpo e fadiga. No entanto, a hepatite assusta órgãos de saúde no mundo inteiro pela velocidade com que seu vírus se propaga. No Distrito Federal, ao longo dos primeiros cinco meses do ano, 131 pessoas contraíram o mal, além de 356 casos que estão sob suspeita, de acordo com dados da Secretaria de Saúde.
No ano passado, 577 pessoas foram obrigadas a enfrentar a doença após terem contraído algum dos tipos da hepatite. Ainda ocorreram 1.149 casos suspeitos, que não se confirmaram. No Dia Mundial de Combate à Hepatite, e preocupada com com a incidência entre os brasilienses, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica, vinculada à Secretaria de Saúde, programou uma série de ações de prevenção e orientação.
Exames na Rodoviária
De acordo com a infectologista Sônia Geraldis, que coordenará o trabalho, será montada uma unidade de testagem no centro da plataforma inferior da Rodoviária do Plano Piloto, das 8h às 18h. Profissionais convidarão pessoas para serem submetidas a exames de sangue. “Esse teste vale para a identificação da hepatite B. Essa doença pode estar presente no organismo de quem doou sangue desde 1993, possui tatuagem ou já consumiu drogas injetáveis alguma vez na vida”, explicou a médica. A hepatite B é considerada uma doença sexualmente transmissível (DST).
Depois de passar pelo exame, a pessoa irá receber um cartão de vacina com informações. O paciente também receberá um número de telefone para entrar em contato com a secretaria em um período de até dez dias para pegar o resultado. Além da hepatite, o exame também servirá para identificar doenças como sífilis e Aids.
Já no estacionamento anexo à Câmara dos Deputados, uma carreta do Sesi, que trabalha em parceria com o GDF na ação, também fará o mesmo exame para os estagiários da Casa. “Também é importante fazer o exame quem já teve relações sexuais sem o uso de preservativo”, lembrou a médica. A vacina que imuniza contra hepatite B será ministrada em um estande montado próximo à entrada principal do shopping Pátio Brasil, das 10h às 22h.
Geralmente, o vírus da hepatite A ocorre com mais frequência em áreas de risco, onde não há saneamento básico. Na Vila Estrutural não é diferente. Apenas neste ano já foram confirmados três casos de hepatite, além de outros sete casos suspeitos. Em todo o ano passado, 23 moradores foram infectados.
De acordo com Jacira Abrantes, diretora da Atenção Primária à Saúde da Família, que comanda o posto de saúde da Estrutural, os funcionários foram treinados para orientar os 22 mil habitantes da região que procuram o posto.
“Procuramos passar informações básicas de prevenção à doença, como lavar bem os alimentos e as mãos. Essa é a forma de prevenir a hepatite A.Também é importante evitar o contato com sangue contaminado e usar preservativos para impedir a infecção”, ensinou.
A médica ainda faz um alerta: a doença pode ser provocada por medicamentos ou, mais frequentemente, infecções por vírus. “Em muitos casos, a hepatite não apresenta sintomas e passa despercebida, podendo terminar em cirrose (insuficiência ou perda das funções do fígado) ou até mesmo em câncer de fígado. Por isso é muito importante o paciente procurar logo o médico quando os primeiros sintomas aparecem”, explicou Jacira.
Leia mais na edição impressa desta terça-feira do Jornal de Brasília