CARLIANE GOMES 
redacao@grupojbr.com
Nesta sexta-feira (31), termina o prazo para os estudantes que desejam ingressar na rede pública de ensino do Distrito Federal em 2026 realizarem a inscrição. O cadastro é gratuito e pode ser feito pelo site da Secretaria de Educação (SEEDF) ou pelo telefone 156, opção 2. A inscrição é obrigatória para novos alunos e para quem vai se transferir de outro sistema de ensino. O processo abrange todas as etapas da educação básica, educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
O prazo para solicitação de remanejamento entre escolas também se encerra nesta sexta. O pedido deve ser feito diretamente na unidade onde o estudante está matriculado em 2025. Segundo a secretaria, o procedimento não se aplica a escolas que ofertam Educação Profissional e Tecnológica, Centros de Ensino Médio Integrados à Educação Profissional e Técnica (CEMIs) e Escolas Técnicas, que seguem regras próprias e terão inscrições abertas em janeiro.
Até o dia 30 de outubro, a SEEDF registrou 19.390 inscrições de crianças e adolescentes. A pasta informou que “a expectativa é de crescimento gradual desse número até o fim do prazo”, considerando o histórico de aumento nas últimas horas de inscrição. A rede pública do DF não define um número fixo de vagas para as etapas já universalizadas. “Todas as crianças e adolescentes de 4 a 18 anos que procurarem a rede serão matriculados, conforme a disponibilidade e a capacidade de atendimento das unidades escolares”, destacou a Secretaria de Educação.
O 1º período da Educação Infantil segue como a etapa com maior procura, representando cerca de 50% das inscrições realizadas. Entre as regiões administrativas, Ceilândia lidera a demanda, com 3.093 cadastros até o momento. “O número reflete o tamanho da população da região, que é a mais populosa do Distrito Federal”, explicou a pasta. No caso de estudantes com deficiência ou transtornos, o atendimento é feito presencialmente nas Coordenações Regionais de Ensino. “Essas famílias são acolhidas e encaminhados para triagem de demanda. Após análise individual do caso, a inscrição é realizada diretamente na Regional, garantindo o encaminhamento para escolas que disponham do atendimento educacional especializado necessário”, informou a secretaria.
Após o encerramento das inscrições, será realizado um sorteio eletrônico das vagas, considerando a proximidade da residência ou do local de trabalho do responsável. O resultado será divulgado em 30 de dezembro, no site da secretaria e pelo telefone 156. Os estudantes contemplados deverão confirmar a matrícula entre os dias 5 e 9 de janeiro de 2026, presencialmente, na escola indicada. “As famílias que não realizarem a inscrição dentro do prazo regular poderão participar do 2º Momento do processo de Vagas Remanescentes”. As inscrições ocorrerão entre os dias 20 e 26 de janeiro de 2026, por meio do site oficial da SEEDF.
 
										 
									 
									 
									 
									 
									 
									 
                         
							 
							 
							 
							