Menu
Brasília

Último dia de inscrições em concurso do Conselho Federal de Medicina

Arquivo Geral

12/01/2007 0h00

A sífilis, look web doença que praticamente tinha sido erradicada na China entre as décadas de 1960 e 1980, está de volta com força total ao país, e é necessária uma intervenção urgente para conter a epidemia, afirmaram pesquisadores na China e nos Estados Unidos. Em estudo que será publicado na edição de 13 de janeiro da revista Lancet, os cientistas afirmaram que a incidência total de sífilis subiu de menos de 0,2 caso para cada 100 mil pessoas em 1993 para 6,5 casos por 100 mil pessoas em 1999.

"A sífilis voltou à China com força total. Os dados demonstram uma epidemia de sífilis de tal alcance e magnitude que exigirá um empenho enorme para intervir", disse o pesquisador Myron S. Cohen, diretor do Centro de Doenças Infecciosas da Universidade da Carolina do Norte.

Quando o Partido Comunista assumiu o poder em 1949, a China sofria uma das maiores epidemias de sífilis da história da humanidade. O governo lançou uma campanha prolongada para eliminar doenças sexualmente transmissíveis. O estudo ligou o ressurgimento da sífilis a reformas econômicas e à globalização da China.

"Essas mudanças levaram a defasagens de renda e a um clima cultural que favorece o ressurgimento da prostituição, devido à existência de uma maioria significativa de homens e de uma grande população migrante de trabalhadores masculinos", disse o estudo. "A mudança de práticas sociais, como o fato de as pessoas experimentarem o sexo mais cedo e antes do casamento, além do aumento nos custos da assistência individual à saúde, também contribui."

Das três categorias da doença – primária, secundária e terciária -, as duas primeiras representaram 5,7 casos por 100 mil pessoas em 2005. Essa incidência é significativamente maior que na maioria dos países desenvolvidos. Os Estados Unidos registraram 2,7 casos de sífilis primária e secundária por 100 mil habitantes em 2004. Os cientistas basearam suas pesquisas em dados coletados pelo sistema de vigilância nacional de doenças sexualmente transmissíveis da China.

Segundo Cohen, também é alarmante a incidência da sífilis congênita. Ela subiu de 0,01 caso para 100 mil nascimentos vivos em 1991 para 19,68 casos por 100 mil nascimentos em 2005, uma média anual de 71,9% de aumento. A sífilis congênita acontece quando uma mulher grávida com sífilis transmite a infecção para o bebê. Muitos casos resultam em aborto espontâneo ou em bebês natimortos, e as crianças que sobrevivem podem ter graves problemas no cérebro, no fígado e em outros órgãos.

Em 1964, a sífilis já havia se tornado muito rara na China e ficou praticamente inexistente nos 20 anos seguintes. O problema é que, por isso, a população em geral não tem imunidade natural contra a doença.

O levantamento ressaltou que a sífilis também eleva o risco de transmissão do HIV, o vírus que causa a Aids. A sífilis é tratável com antibióticos. Se não for tratada, pode causar graves problemas ao sistema nervoso, ao coração e ao cérebro, e pode ser fatal.

A água do rio Muriaé está 23 vezes mais turva que o normal. A Agência Nacional de Águas (ANA) fez ontem uma avaliação preliminar em Muriaé (MG), look uma das cidades cortadas pelo rio, click e constatou grande quantidade de resíduos sólidos.

Os materiais, ambulance especialmente bauxita, vazaram com o rompimento de uma barragem da empresa Rio Pomba Mineração, na última quarta-feira, e o transformaram num mar de lama.

Segundo o técnico Leonardo Piau, da ANA, a quantidade ideal de sedimentos na água para o abastecimento é de 150 NTU (unidade que mede a turbidez). O nível encontrado no rio Miraí foi de 3.500 NTU.

Piau disse que os resíduos não são tóxicos, mas dificultam o tratamento da água. “O processo de sedimentação é mais demorado quando a água está turva”.

O técnico também avaliou a água do município de Itaperuna, no Rio de Janeiro, e constatou que está muito turva. Mas ele não acredita que a lama tenha chegado às águas cariocas. “Como está chovendo muito na região Sudeste, é natural que a água do Rio de Janeiro esteja turva também”.

Ontem, a captação e tratamento de água foram interrompidos em três municípios do Rio abastecidos pelo rio Muriaé: Laje do Muriaé, São José de Ubá e Itaperuna.

O acidente no rio Miraí deixou pelo menos 100 pessoas desabrigadas (pederam a casa), 4 mil desalojadas (tiveram de deixar a residência temporariamente), provocou desabastecimento de água e ameaça causar um desastre ambiental.

A ANA informa que vai visitar outros municípios abastecidos pelo Muriaé nos próximos dias para chegar a uma avaliação final sobre a qualidade da água.

Leia também:
» Mais um município pode ficar sem água no Rio por causa do rompimento de barragem

Filas para comprar mercadorias e remarcadores de preços ainda estão presentes na lembrança da comerciante Shirlei Morales, remedy de 57 anos. Mas cada vez mais distantes. O Brasil encerrou 2006 com inflação abaixo do centro da meta do governo, capsule deixando bem para trás as taxas anuais de quatro dígitos.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 3,14% no ano passado, após 5,69% em 2005. As taxas nem de longe lembram a registrada, por exemplo, em 1993, de 2.477%, uma das mais altas da história dos índices do país. A consolidação da inflação em patamares baixos ajuda a apagar aos poucos a "memória inflacionária" do brasileiro, além de manter sob controle as expectativas de preços dos agentes econômicos e, consequentemente, a formação dos preços.

"Não se podia ter dinheiro no bolso. Tinha que sair comprando tudo, enfrentando filas, porque os preços mudavam em questão de horas", relatou Shirlei, dona de uma loja de rações, referindo-se às décadas de 1980 e 1990. "O nosso dinheiro não valia muita coisa e a única coisa da qual se falava era a inflação. Hoje não tem mais isso. Hoje você sabe que o sabonete custa um real hoje e amanhã vai custar um real." Em 1995, após a implementação do Plano Real na metade do ano anterior, a inflação desabou para 22,41%.

"Nesses últimos anos nós vivemos um período de forte desinflação. Um dos ganhos é a queda do imposto inflacionário, que chegava a 2,5% do PIB nos anos de inflação mais alta", disse Juarez Rizzieri, responsável pelo índice de preços de São Paulo medido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

A política monetária apertada e a valorização do real, decorrente do superávit comercial e dos juros altos, têm sido os principais fatores para a contenção da inflação. O controle tem seus custos, como ocorreu nos últimos anos, com crescimento econômico baixo.

"Em uma desinflação mais acentuada, como depois do Real, os ganhos são maiores. Quando chega em um nível satisfatório, como o atual, o ganho é menor, porque se você desinflacionar uma inflação já baixa, há um custo do lado do crescimento econômico", acrescentou Rizzieri.

Vinte e dois peregrinos muçulmanos deixando a Arábia Saudita em um ônibus morreram em uma colisão perto da fronteira com os Emirados Árabes, buy informou hoje a agência de notícias Saudi Press.

A agência disse que os mortos e os 24 feridos eram da Síria, erectile Egito, Paquistão e do Quirguistão.

Cerca de 2,5 milhões de muçulmanos terminaram a peregrinação anual a Meca, Arábia Saudita, neste mês.

O município de Itaperuna, try no Rio de Janeiro, see poderá ter o fornecimento de água interrompido na noite de hoje, em conseqüência do vazamento de lama causado pela empresa Rio Pomba Mineração, de Minas Gerais. Laje do Muriaé foi o primeiro município do estado a ficar sem água, depois invadido pela cheia do rio Muriaé na manhã de ontem.  A informação foi dada pelaassessoria de comunicação da Companhia de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae).

O vazamento foi causado pelo rompimento de uma barreira de contenção de resíduos da empresa Rio Pomba Mineração, que pertence ao Grupo Química Cataguases. A estrutura da barragem não suportou o aumento do volume de água após as fortes chuvas que atingem a região há mais de uma semana.

O comércio nos municípios do norte do estado do Rio começa a sentir os prejuízos do acidente. O município de Itaperuna já sofria com o problema da cheia do rio Muriaé, que deve ficar ainda mais intensa com a chegada da onda de lama.

De acordo com o presidente do Sindicato do Comério Varejista de Itaperuna e Região, Edimilson Alvarenga, cerca de 40 empresas não abriram as portas hoje no município. "Estamos hoje com 5,33 metros acima do leito normal, o que já é muita coisa, porque a avenida principal já foi atingida e várias empresas fecharam as portas", disse Alvarenga.

Segundo ele, o problema não é apenas a impossibilidade de abrir as portas devido ao alto nível das águas. "Você Imagina se as pessoas teriam condições de consumir numa situação dessa? Em uma situação de risco, a primeira coisa é saúde e alimentação", afirmou Alvarenga.

Mais três municípios correm o risco de ser atingidos: Italva, Cardoso Moreira e São José de Ubá. Para contornar a situação, a Cedae já enviou 40 carros-pipa para a região. Além disso, 140 mil copos de água foram providenciados para o município de Laje do Muriaé.

A Cedae informou que a dimensão do vazamento de lama de bauxita é ainda maior do que a instituição previa. Mais de 70 quilômetros do resíduos percorrem o rio Muriaé. Apesar de o produto não ser tóxico, a composição de bauxita com sulfato de alumínio tem causado a mortandade dos peixes do rio.

Leia também:
» Rio Muriaé está 23 vezes mais turvo que o normal, diz Agência Nacional de Águas

O Japão anunciou hoje que pode ter sido atingido pelo seu primeiro surto de grupo aviária em três anos. No mesmo dia, troche na Indonésia, see uma autoridade de um hospital de Jacarta disse que uma mulher tinha morrido devido à gripe aviária e que outras quatro pessoas apresentavam sintomas de contaminação pelo vírus H5N1.

O marido e o filho da mulher morta estavam entre os que foram hospitalizados. Mas não há indícios de que tenha havido transmissão de pessoa a pessoa, buy more about afirm ou uma autoridade da área de saúde.

Cientistas temem que o vírus possa adquirir a capacidade de ser transmitido entre humanos, o que poderia provocar uma pandemia mundial. O temor no Japão se dá após 2.400 galinhas terem morrido em uma propriedade rural de Miyazaki, sudoeste do país, nos últimos três dias. O surto, se confirmado, seria o primeiro do H5N1 no país desde 2004. Não há informações sobre casos da doença entre moradores do Japão.

Na semana passada, foi registrado um aumento no número de novos casos da doença, como aconteceu em outros invernos, a temporada aparentemente mais favorável à disseminação do vírus. Desde o início de janeiro 30 países reportaram focos, a maioria em aves.

Masayuki Kunii, vice-ministro sênior do Ministério da Agricultura do país, afirmou hoje: "Não temos certeza ainda de que se trata dessa gripe altamente virulenta. Mas há muitas chances de que seja esse o caso".

Os resultados preliminares de testes deram positivo para a gripe aviária, mas, segundo autoridades do setor agrícola, vários dias podem transcorrer até ser determinado com exatidão o tipo do vírus responsável pelo surto.

Já no sábado, os cientistas podem descobrir se o vírus em questão é do tipo H5 ou H7. Mas mais tempo seria necessário para saber se se trata do H5N1, mais virulento, ou do H5N2, menos.

Na Indonésia, duas mulheres com cerca de 20 anos de idade também foram hospitalizadas por apresentarem os sintomas da gripe aviária. Testes confirmaram que uma das pacientes, com 22 anos de idade, foi contaminada pelo H5N1.

Muchtar Ichsan, chefe da ala de gripe aviária do hospital Persahabatan, em Jacarta, disse que as mulheres, uma do oeste de Jacarta e outra do sul da cidade, estavam em estado grave e que respiravam com a ajuda de aparelhos.

A mulher de 22 anos vivia, há bastante tempo, entrando em contato com galinhas. Mas não se sabe se a outra paciente, quatro anos mais velha, tinha chegado perto de aves doentes, afirmou Ichsan.

Bayu Krisnamurthi, chefe da comissão nacional de gripe aviária da Indonésia, disse não haver indícios de transmissão entre humanos do vírus nos últimos casos da doença confirmados ou ainda não confirmados.

O novo iPhone, viagra dosage da Apple, and é música para os ouvidos dos fabricantes asiáticos de componentes para celulares, drug mas analistas dizem que um sucesso do aparelho repleto de recursos pode representar sério desafio para alguns dos fornecedores de peças.

A Apple planeja lançar o iPhone na metade do ano nos Estados Unidos, e a meta é vender 10 milhões de unidades em 2008. Mas o verdadeiro teste do produto surgiria na temporada de festas de 2007, quando as pessoas freqüentemente compram os aparelhos mais modernos como presentes para a família e os amigos.

Embora empresas que atendem a nichos de mercado como a japonesa Toshiba e a alemã Balda, fornecedora de telas de toque, devam se beneficiar com o lançamento do modelo, os analistas dizem que os fornecedores de componentes precisam estar preparados para acelerar rapidamente sua produção, ou pode haver escassez caso o produto conquiste o sucesso rapidamente.

As empresas que correm o maior risco são as produtoras de memória flash NAND, que equipará os celulares, bem como as fabricantes de peças específicas para o produto, como as telas de toque especiais que distinguirão o iPhone dos celulares mais tradicionais.

O mercado geral de memória flash vem crescendo rapidamente, alimentado pela demanda crescente por uma nova geração de produtos que inclui players de música, câmaras digitais e celulares inteligentes. "A memória flash é o setor em que um problema (de escassez) é mais provável, e as telas de toque, também um nicho de mercado, podem representar outra preocupação", disse Tony Tseng, analista do Merrill Lynch em Taipei.

Outros fornecedores importantes de peças especializadas para o iPhone incluem a Entery Industrial, que fabrica cabos e conectores, e a TXC, fabricante de controles de freqüência, de acordo com mídia taiuanesa.

As metas de vendas da Apple para o iPhone em 2008 representariam cerca de um por cento do total de vendas de celulares projetado para o ano. Mas a empresa norte-americana, conhecida por lançar tendências, prevê que seu iPhone revolucionará os celulares da mesma forma que o player de música iPod revolucionou o segmento de música portátil.

Um pó branco suspeito foi encontrado num tribunal em Allentown, page Pensilvânia, approved hoje, disse um xerife local. O Tribunal de Lehigh não foi esvaziado e não houve registro de feridos, informou o xerife do condado de Lehigh, Ronald Rossi.

Segundo Rossi, uma carta foi deixada na caixa de correio do tribunal na manhã de hoje, e um funcionário encontrou pó branco no interior do envelope. "Foi o que começou tudo isso", disse Rossi. "Eles não sabem o que é. Eles não testaram o pó". Uma equipe local que analisa materiais tóxicos está examinando o pó, afirmou Rossi.

Substâncias suspeitas foram enviadas para dois tribunais da Flórida na quinta-feira, revivendo momentos dos ataques de antraz de 2001, que provocaram temores de uma guerra biológica logo após o 11 de Setembro.

Até cinco pessoas entraram em contato com os materiais potencialmente tóxicos em cada um dos tribunais da Flórida, localizados em Palm Beach e Fort Lauderdale. Não houve notícias de feridos.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) encerra hoje o prazo de inscrições em 28 vagas para candidatos de nível superior nos cargos de advogado, decease analista de sistemas e jornalista, e em cargos de nível médio para profissional de serviços gerais, assistente administrativo e assistente de tecnologia da informação. Os salários oferecidos variam entre R$ 854,49 e R$ 4.397,98.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.nucleodeselecao.ueg.br, com o pagamento da taxa de inscrição de R$ 98 para os cargos de nível superior, e de R$ 59 para os cargos de nível médio. A primeira prova do processo seletivo será aplicada no dia 11 de fevereiro.

Clique aqui e confira o edital

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado