Menu
Brasília

UBS 7 de Taguatinga possibilita inserção de DIU para mais 50 mulheres

Atendimentos durante a última semana, isoladamente, superam o acumulado em 2024. Ação integra a programação do Outubro Rosa

Redação Jornal de Brasília

04/11/2025 20h49

30102025 mutirão de inserção de diu na ubs 7 taguatinga fotos matheus oliveira agência saúde df

Somente em 2025, a UBS 7 de Taguatinga já inseriu o DIU em 280 mulheres | Fotos: Matheus Oliveira/Agência Saúde DF

Como parte das ações do Outubro Rosa, a Unidade Básica de Saúde (UBS) 7 de Taguatinga realizou a inserção de dispositivos intrauterinos (DIU) em 50 mulheres, ampliando o acesso a métodos contraceptivos e reforçando os cuidados com a saúde feminina. A iniciativa integra a campanha de conscientização e prevenção dos cânceres de mama e do colo do útero, incentivando o autocuidado e o acompanhamento regular junto à rede pública de saúde.

Desde o acolhimento, a assistência dura cerca de uma hora. Para três dias, foram agendados 53 atendimentos. O quantitativo, isoladamente, supera o acumulado em 2024, quando foram realizados 44 procedimentos. Neste ano, a unidade já realizou mais de 280 atendimentos para a inserção de DIU.

O avanço, segundo o supervisor da UBS 7 de Taguatinga, Francisco Aelson, deve-se à habilitação dos profissionais da unidade para a realização do procedimento, autorizada em 2023. A maior parte da assistência do tipo, prestada na unidade, foi feita por enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família (ESF). “Nossa intenção é oferecer medidas que possam contribuir para o cuidado integral das mulheres”, explica o gestor.

A assistente administrativa Ingrid Neves, 24 anos, foi uma das pacientes submetidas à inserção de DIU durante a força-tarefa. No caso de Ingrid, o método contraceptivo serve como opção para tratar enxaqueca. A recomendação foi feita há duas semanas por profissional da equipe da ESF. “Foi bem rápido. Em menos de 15 dias retornei aqui. Hoje saio com minha demanda atendida”, destaca.

Mulher em foco

Ingrid Neves colocou o DIU como tratamento para enxaqueca

Para celebrar o Outubro Rosa, além da força-tarefa, a unidade realizou, na quinta-feira (30), um evento voltado à saúde da mulher. Usuárias do serviço de Atenção Primária à Saúde (APS) desfrutaram de uma manhã de cuidado e aprendizado.

Na programação, palestras e orientações sobre medidas preventivas, bem como vacinação contra o  papilomavírus humano (HPV), realização de teste de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e distribuição de preservativos. Para encerrar a confraternização, as participantes foram presenteadas com brindes e apresentações artísticas de grupos locais.

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado