Portugal e Gana se enfrentam apenas amanhã no Estádio Nacional Mané Garrincha, mas os torcedores já começaram a desembarcar no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek ainda ontem. A partida é a última da primeira fase da Copa do Mundo.
Apesar de poucas chances, as duas equipes ainda podem figurar nas oitavas de final, dependendo de uma combinação de resultados. Ganeses e simpatizantes seguem confiantes, enquanto os torcedores da Seleção Lusa não acreditam na classificação.
Otimismo
Ontem, cerca de 70 ganeses desembarcaram em Brasília. Em um ônibus, todos seguiram animados para os hotéis da cidade. Apesar de ter somente 14% de chance de seguir na competição, os africanos creem em uma boa partida.
Marvin Achempog estava no grupo. O segurança disse estar muito animado para o jogo. “Podemos até ter poucas chances, mas vamos fazer uma festa”, disse enquanto colocava as malas dentro do veículo.
A antecedência da viagem foi para aproveitar a cidade. Eles querem conhecer os pontos turísticos com calma, já que, para a maioria deles, esta é a primeira vez em solo brasileiro.
Ao que tudo indica, a torcida para o time africano não será pequena e local. Apesar de as embaixadas não ter números concretos de visitantes, os estrangeiros que desembarcaram no JK levantaram a bandeira de Gana.
Só do Egito, 25 pessoas chegaram juntas à capital. “Já que nossa seleção não está na competição, escolhemos Gana como representante africano para torcer”, explica o executivo Hussein Salim, de 25 anos.
Também do Egito, El Sayed Hashim, 54 anos, e seu filho Mohamed El-Sayed Hashim, 22 anos, estão animados para a partida e prometem uma festa característica brasileira. “Admiramos o futebol brasileiro e seu estilo de jogo, mas escolhemos Gana”, afirmou.
Eles jogaram a toalha
Na Seleção Portuguesa, nem mesmo o melhor jogador do mundo, eleito pela Fifa, dá esperança aos torcedores. “Cristiano Ronaldo é um ser humano que erra e acerta e não pode jogar sozinho. É complicado e errado jogar tudo nas costas dele. A equipe não teve muita preparação também”, disse o comerciante Fernando Marcal, de 47 anos.
Ele acompanhou todos os jogos do time e não acredita em uma possível classificação. Com 4% de chances, Portugal precisa golear Gana e torcer para que Alemanha e Estados Unidos colaborem com o resultado.
Erros
O jogo contra os Estados Unidos desanimou os portugueses. “A equipe jogou muito mal. Nunca vi errar tantos passes e jogar tão feio. Mas Portugal deveria ter mais time do que Gana e ganhar”, analisou.
Jogadores brasileiros são unanimidade
O egípcio El-Sayed Hashim, 54 anos, chegou na manhã de ontem a Brasília com a família e um grupo de conterrâneos. Eles vão ficar quatro dias na cidade e depois partirão para o Rio de Janeiro. Para o diretor de uma empresa de agricultura, Messi é o melhor jogador da atualidade, mas também destaca a trajetória do ex-jogador Ronaldo. Segundo ele, sua história é marcante no cenário do futebol mundial.
Hoje, no Brasil, ele garante lembrar daquele rapaz que corre o campo inteiro e dribla todo mundo: o jogador Neymar.
A torcida
De Singapura, Candy Lee e Shaun Tel, ambos de 26 anos, escolheram Brasília e Fortaleza para prestigiar o evento. Pela primeira vez no Brasil, eles afirmaram gostar muito de futebol, mesmo não tendo tradição do esporte em seu país. Aqui, também vão torcer por Gana. “A torcida é apenas porque não gostamos de Portugal”, disse Lee.
Para Shaun, o atacante Neymar é o melhor jogador do mundo. Já Candy, por outro lado, contesta o companheiro por acreditar que o argentino Messi não ultrapasse o nível de jogo do camisa nove da Seleção Brasileira.
Recém-chegados, a maioria dos turistas já considera Brasília uma grande, bela e hospitaleira cidade. Destacam a cordialidade, a simpatia e a beleza dos brasilienses como as qualidades mais marcantes.
Para o arquiteto egípcio Mohamed Al-Sayed, apesar da dificuldade de comunicação em alguns casos, o entendimento nunca foi um problema na cidade.
Saiba mais
Portugal figura no quarto lugar no ranking mundial da Fifa, enquanto a equipe da África está na 37ª posição.
Na Copa do Mundo de 2006, Gana foi a única seleção da África a passar para a segunda fase da competição.
A seleção portuguesa nunca ganhou uma Copa do Mundo.