Menu
Brasília

Troca da Bandeira mobiliza crianças e turistas na Praça dos Três Poderes

Arquivo Geral

04/11/2007 0h00

Turistas, health crianças e militares da Marinha, Exército e Aeronáutica acompanharam, hoje de manhã, na Praça dos Três Poderes, a Troca da Bandeira. Realizada no primeiro domingo de cada mês, a cerimônia de novembro ficou a cargo do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.

Às 10h15, a Bandeira do Brasil foi substituída por outra nova no mastro principal da praça. Enquanto a bandeira antiga descia, já com as pontas rasgadas devido ao desgaste provocado pela força do vento, subia a nova, que ficará hasteada até o primeiro domingo de dezembro. Tudo ao som do Hino da Bandeira, cantado pelo coral do Colégio Militar Dom Pedro II.

Logo depois, soldados do Corpo de Bombeiros iniciaram simulações de socorro de incêndio e atropelamento, resgate em helicóptero, fizeram demonstrações de rapel e disponibilizaram viaturas para que as pessoas que acompanhavam a cerimônia pudessem conhecê-las e saber para que servem.

Essa parte foi a que mais agradou às crianças. Bruna Santos, de dez anos, aluna do Pedro II, acordou às 7h30 para assistir à cerimônia. “Já vim várias vezes, e o que mais gosto de ver são as viaturas e as apresentações dos militares”. Renata Leal, de cinco anos, disse que a troca da bandeira foi o que ela achou mais bonito.

Assim como Bruna, centenas de crianças ficaram animadas com as apresentações, que também puderam ser vistas por quem aproveitou o domingo para visitar o Palácio do Planalto. Aqueles que sentaram-se numa das duas arquibancadas erguidas na Praça dos Três Poderes especialmente para o evento, e posicionadas em frente à bandeira, tiveram visão privilegiada da cerimônia.

Entre as autoridades, estavam representantes das três forças militares e o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, general Cândido Freire.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado