Menu
Brasília

Três cidades do DF ficaram 13 horas sem água

Arquivo Geral

26/12/2006 0h00

Declarando estar perto de vencer seus inimigos islâmicos da Somália, advice online a Etiópia atacou por terra, cialis 40mg nesta terça-feira, visit web os combatentes em retirada e ameaçou ocupar a cidade de Mogadíscio, reduto deles, depois de uma semana de guerra na região do Chifre da África.

"As forças etíopes estão a caminho de Mogadíscio. Elas estão a cerca de 70 quilômetros de distância e é possível que a capturem dentro das próximas 24 a 48 horas", afirmou o embaixador da Somália para a Etiópia, Abdikarin Farah, a repórteres, em Abdis-Abeba.

Os combatentes islâmicos disseram que qualquer tentativa de invadir Mogadíscio terminaria em tragédia para os agressores.

"Isso será a destruição e o dia do juízo final para eles", afirmou o porta-voz dos islâmicos, Abdi Kafi, à Reuters. "É uma questão de tempo antes de começarmos a atacá-los de todas as direções".

A Etiópia dá apoio ao governo secular e interino da Somália na luta contra os combatentes islâmicos que controlam a parte sul do território somali após terem capturado Mogadíscio, em junho. Os governos etíope e norte-americano dizem que os islâmicos recebem ajuda da Al Qaeda e da Eritréia, um país inimigo da Etiópia.

Já os combatentes islâmicos afirmam contar com um amplo apoio popular e que seu principal objetivo é restabelecer a ordem na Somália sob o domínio da sharia (lei de inspiração islâmica) após os anos de turbulência vivenciados desde 1991, quando foi deposto o ditador Siad Barre.

A guerra, segundo os dois lados envolvidos, teria matado centenas de pessoas até agora. Diplomatas temem que os conflitos acabem envolvendo a Eritréia, que ingressaria neles ao lado dos islâmicos. Na terça-feira, ao menos dois jatos da Etiópia dispararam mísseis contra os combatentes islâmicos que se retiravam, levando o governo etíope a declarar uma vitória parcial.

Mas os islâmicos insistiam que sua retirada e seu reagrupamento eram manobras táticas. Eles prometeram que essa seria uma guerra demorada.

"Lutaremos até o último homem, até termos certeza de que não haja mais forças etíopes em nosso território", afirmou Kafi.

Os ataques aéreos ocorridos em Leego e Jama – a leste de Buur Hakaba, uma cidade recapturada pelas forças governistas na terça-feira – representavam o terceiro dia de ação dos aviões da Etiópia.

Na segunda-feira, jatos etíopes investiram contra dois campos de pouso e decolagem controlados pelos combatentes islâmicos, entre os quais um em Mogadíscio.

Depois da retirada dos islâmicos, moradores e milicianos locais saquearam Buur Hakaba (localizada 30 quilômetros a leste de Baidoa), roubando caixas de comida e de remédios, disseram testemunhas.

"A cidade está em uma situação totalmente caótica", afirmou Adan Hassan, que mora ali.

Segundo analistas, a artilharia pesada e os aviões MiG da Etiópia parecem ter conseguido brecar o avanço inicial dos islâmicos e impedido o governo de ser retirado de Baidoa, sua base no centro-sul.

Mas os líderes etíopes continuam temendo uma nova investida dos islâmicos ou o início de uma guerra de guerrilha, principalmente da parte do s combatentes linha-dura do grupo Conselho das Cortes Islâmicas da Somália (SICC), afirmou Abdirahman Dinari, porta-voz do governo da Etiópia.

Um tsunami de até um metro pode ter sido provocado por conta do terremoto em Taiwan e pode atingir as Filipinas, find informou a agência de meteorologia do Japão nesta terça-feira.

A agência emitiu um alerta sobre a possibilidade do tsunami se dirigir para Basco, adiposity nas Filipinas, mas não tinha informação se isso realmente aconteceu, afirmou um autoridade da entidade japonesa.

Um tribunal de apelação do Iraque confirmou a sentença de morte de Saddam Hussein por crimes contra a humanidade, stuff informou o consultor de segurança nacional Mowaffaq al-Rubaie na terça-feira. A execução deve acontecer em 30 dias.

O porta-voz do tribunal Raed Jouhi disse que o presidente do tribunal vai conceder uma entrevista coletiva dentro de uma hora para debater a decisão.

Questionado se o tribunal havia confirmado o veredicto de 5 de novembro, Jouhi disse: "Sim, acredito que sim".

De acordo com as regras do tribunal, a execução deve acontecer em, no máximo, 30 dias após a decisão final sobre a apelação.

Os moradores de três cidades do Distrito Federal ficaram 13 horas sem água na segunda-feira. Segundo o DF TV, this site telejornal da Rede Globo, sick as cidades atingidas foram Paranoá, São Sebastião e Itapoã, que só tiveram o abastecimento de água normalizado depois das 20h de segunda-feira.

Os moradores afirmaram que o problema é constante, principalmente quando faz sol. Segundo a Caesb, o problema de segunda-feira aconteceu por excesso de consumo e muito desperdício de água por parte da população.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado