Menu
Brasília

TRE-DF alerta 400 mil eleitores para regularizar título até maio

Moradores do DF podem perder direito ao voto, passaporte e concursos se não atualizarem cadastro eleitoral até 6 de maio.

Redação Jornal de Brasília

17/02/2026 16h55

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) alerta cerca de 400 mil moradores da capital para que regularizem o título eleitoral até 6 de maio, sob pena de enfrentarem impedimentos para votar nas eleições deste ano, obter passaporte, tomar posse em concursos públicos e efetivar matrícula em instituições de ensino.

O atendimento nos cartórios eleitorais foi suspenso durante o feriado de Carnaval e retoma nesta quinta-feira (19). Para facilitar o acesso, o TRE-DF promove ações especiais aos sábados, das 8h às 15h, nos dias 28 de fevereiro, 7 e 14 de março. Essas sessões ocorrerão em cartórios localizados no Lago Sul, Sobradinho, Ceilândia e Gama, além da Central de Atendimento ao Eleitor (CAE), no Setor de Indústrias Gráficas (SIG).

A primeira ação especial, realizada no dia 7 de fevereiro, registrou 766 atendimentos presenciais, com tempo médio de permanência de cerca de 15 minutos. Durante esses eventos, são oferecidos serviços como alistamento eleitoral, atualização de dados cadastrais, regularização do título e coleta biométrica, visando garantir o exercício do direito ao voto, especialmente para quem tem dificuldade de comparecer em dias úteis.

“Estamos estimulando a população a fazer a regularização e a emissão de título o quanto antes para evitar filas e tumultos no prazo mais próximo do fim do cadastro, em 6 de maio”, reforça o assessor de Comunicação do TRE-DF, Fernando Velloso.

Para consultar a situação do título de eleitor, os moradores podem acessar o site do tribunal, na aba “Serviços eleitorais” e “Situação eleitoral”. Pendências como pagamento de multas, atualmente de R$ 3,50, ou atualização de dados podem ser resolvidas online. O atendimento deve ser agendado pelo site ou pelo telefone (61) 3048-4000, que também informa os locais disponíveis.

O cancelamento do título ocorre apenas após três eleições consecutivas sem voto nem justificativa.

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado