Menu
Brasília

Trânsito interditado no cemitério Campo da Esperança

Arquivo Geral

02/11/2006 0h00

A jovem carioca Rosângela Florêncio da Silva, prescription clinic 18 anos, foi resgatada por policiais na tarde desta quinta-feira quando estava amarrada em um poste no morro Jorge Turco, Rio de Janeiro.

Rosângela estava com a cabeça raspada e uma placa onde estava escrito "X-9", gíria usada por bandidos para designar informantes da polícia. Segundo informações da Polícia, Rosângela foi torturada por traficantes, que ainda não foram presos.

As bolsas de valores européias fecharam em queda nesta quinta-feira, page depois que renovados temores de alta dos juros nos dois lados do Atlântico ofuscaram os efeitos de bons resultados trimestrais divulgados por empresas como o banco Credit Suisse.

As ações do Credit Suisse avançaram 2,3 por cento depois que o 11o maior banco da Europa anunciou lucro líquido do terceiro trimestre bem acima das expectativas, impulsionado por fortes transações de renda fixa.

O FTSEurofirst 300, índice que reúne as ações das principais empresas européias, perdeu 0,43 por cento, a 1.443 pontos.

O Banco Central Europeu (BCE) manteve o juro da zona do euro, como o esperado, mas sinalizou intenções de apertar sua política monetária em dezembro. Alguns economistas também interpretaram que o BCE está sinalizando para mais aperto no próximo ano.

Abatendo mais os ânimos dos mercados estava também o aumento mais forte do que o esperado nos custos unitários de trabalho dos Estados Unidos, levantando preocupações com a inflação na maior economia do mundo e como o Federal Reserve poderá reagir.

Outro destaque do dia foram as ações da gigante de bens de consumo Unilever, que saltaram 4,6 por cento, após a companhia ter divulgado aumento de 4,8 por cento nas vendas do terceiro trimestre, acima do esperado.

Em Londres, o índice Financial Times fechou estável a 6.149 pontos.

Em Frankfurt, o índice DAX perdeu 1,09 por cento e finalizou a 6.223 pontos.

Em Madri, o índice Ibex-35 teve queda de 0,39 por cento e fechou a 13.719 pontos.

Em Paris, o índice CAC-40 caiu 1,13 por cento e encerrou a 5.310 pontos.

Em Milão, o índice Mibtel registrou baixa de 0,29 por cento, para 30.449 pontos.

Em Lisboa, o índice PSI20 recuou 0,08 por cento, para 10.499 pontos.

Restos mortais de uma comissária de bordo e de um passageiro do primeiro avião a atingir World Trade Center (WTC) no ataque de 11 de setembro de 2001 foram identificados em Nova York, cure enquanto famílias das vítimas se preparam para uma nova busca na área onde estavam as Torres Gêmeas, conhecida hoje como Marco Zero.

O departamento de médicos-legistas de Nova York divulgou em um comunicado que identificou restos de Karen Ann Martin, a comissária de bordo-chefe de 40 anos do vôo 11 da American Airlines, que se chocou contra a torre norte do WTC. Restos mortais de Douglas Joel Stone, 54 anos, passageiro no mesmo vôo, também foram identificados.

Familiares de algumas das 2.749 vítimas fatais do ataque às Torres Gêmeas vão se reunir no Marco Zero nesta quinta-feira para pedir uma ampla busca feita por especialistas forenses depois da descoberta de ossadas por trabalhadores limpando pedregulhos de buracos, há duas semanas.

Desde então, mais de 200 pedaços de corpos, de 2,5cm a 30cm, foram encontrados. Os restos mortais identificados agora, da comissária de bordo e do passageiro, não pertenciam aos descobertos na última busca.

"Devemos mostrar nossa solidariedade absoluta no lugar onde os restos mortais das vítimas de 11 de setembro foram deixados ignorados e sem ser enterrados por mais de cinco anos", disseram organizadores da manifestação.

"Queremos uma pesquisa científica controlada, bem organizada do Marco Zero por uma entidade bem conceituada".

Cerca de 1.148 das 2.749 vítimas do ataque ainda precisam ser recuperadas ou identificadas. O departamento disse que mais de 20.800 vestígios foram recuperados e cerca de 11 mil destes foram identificados.

O número de vítimas dos ataques inclui nove tripulantes, 76 passageiros e cinco sequestradores no vôo 11 da American Airlines, e nove tripulantes, 51 passageiros e cinco sequestradores no vôo 175 da United Airlines, que atingiu a torre sul do WTC, 18 minutos após o primeiro choque.

O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, tem defendido a limpeza do local, embora tenha dito não saber por que os ossos descobertos há duas semanas não foram encontrados antes.

Os buracos onde os ossos foram encontrados pela primeira vez, em 19 de outubro, haviam sido cobertos por uma rua provisória construída após os ataques para permitir que guindastes trabalhassem na remoção dos escombros.

No dia 27 de outubro, Bloomberg concordou em ampliar a busca subterrânea, em telhados e em alguns dos edifícios em volta do Marco Zero.

A construção de uma nova torre no WTC começou em abril, após disputas envolvendo financiamento, segurança e design terem atrasado os planos.

Bloomberg afirmou que não são esperados atrasos na construção em decorrência das novas buscas.

O acesso de veículos ao cemitério Campo da Esperança está temporariamente interditado devido ao grande movimento no dia de finados. A administração do cemitério está distribuindo cartões de acesso apenas para os veículos que transportarem passageiros com dificuldade de locomoção.

Um serviço gratuito de transporte por vans está à disposição dos outros visitantes, adiposity circulando pelos diversos setores do cemitério. O trânsito será normalizado a partir das 17h.

A administração do Campo da Esperança espera um total de 800 mil visitantes até o fim da tarde de hoje.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado