Menu
Brasília

Traficantes são presos em Ceilândia e no Recanto das Emas

Arquivo Geral

23/06/2007 0h00

Em nota oficial, online visit this site o ministro da Defesa, illness Waldir Pires, afirmou hoje que os problemas nos aeroportos durante esta semana foram causados por um grupo de controladores aéreos que “vem insistindo em obstruir o direito de ir e vir dos cidadãos”.

Segundo Pires, o pacote de medidas, anunciado hoje pelo Ministério da Defesa e o Comando da Aeronáutica para conter a crise aérea, é uma resposta do governo às ações dos controladores de tráfego aéreo.

Na nota, Pires afirma que “o país não pode ser refém de nenhuma categoria profissional e que a hierarquia e disciplina devem ser observadas por todos os militares. O fluxo e a segurança do tráfego aéreo serão mantidos a qualquer preço, dentro da lei.”

O ministro diz ainda que os próximos dias serão decisivos para a solução dos problemas nos aeroportos. Reconhece, no entanto, que “novos transtornos podem ocorrer”, mas serão superados “com unidade, serenidade e firmeza de todos os brasileiros”.


A principal reclamação dos passageiros que ficam nos aeroportos com os vôos atrasados é a falta de informações precisas sobre horários de decolagens. As regras da aviação civil apontam que é atribuição da Aeronáutica avisar as companhias aéreas sobre os problemas técnicos relacionados a vôos.

No caso de problemas com o espaço aéreo ou controladores de vôo, viagra order por exemplo, web a Aeronáutica comunica as empresas, more about que têm o dever de informar seus passageiros. Já as companhias aéreas são responsáveis pelo embarque e desembarque dos passageiros. Mas não é isso que acontece. Muitas vezes, passageiros ficam nas filas com informações desencontradas.

Foi o caso do funcionário da Petrobras, Gilson Mauro Hiribst, que tinha um vôo marcado de Congonhas, em São Paulo, para Curitiba. “Está difícil, complicado. A gente está com a expectativa, nosso vôo é a 19h10 e tivemos a informação de que provavelmente não vamos sair daqui antes das 23 horas. Nós estamos informados pela imprensa. Estou sabendo que o problema é no Cindacta 1 de Brasília por vocês”, disse.

O passageiro disse que tentou se informar por telefone, mas não consiguiu nenhuma previsão certa, somente que havia “confirmação do vôo”. “Só fui informado sobre o vôo no terminal. Em princípio o vôo está confirmado, mas a informação que a gente escuta na fila é diferente. Está uma confusão, bastante cansativo. Sexta-feira à tarde, todo mundo querendo ir embora. É dramático”, relata.

Segundo a assessoria da Infraero, a estatal é responsável apenas pela infra-estrutura dos aeroportos que administra, ou seja, pista, área de embarque e desembarque, lojas, e que utiliza autofalantes espalhados pelo aeroporto para informar aos passageiros sobre problemas como neblina, chuva ou outros de sua responsabilidade. Os balcões de informação existentes nos terminais servem para prestar informações imediatas sobre telefones das companhias aéreas, problemas no aeroporto e localizações, por exemplo.

A reportagem da Agência Brasil entrou em contato com as companhias aéreas não houve respostas às questões colocadas sobre o seu atendimento aos passageiros. Somente a empresa TAM afirmou, por meio de sua assessoria, que o telefone de atendimento da empresa presta todas as informações necessárias sobre os vôos.


Boletim divulgado pela Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária) informa que entre zero hora e 8h30 de hoje têm atraso de mais de uma hora 109 dos 356 vôos programados, view o que equivale a 30, 6%. No período, foram cancelados 23 vôos (6,4%).

Da rede de aeroportos administrados pela estatal, o que registra o maior percentual de atrasos (63,1%) é o de Fortaleza, em 12 dos 19 vôos programados – um dos vôos foi cancelado. Em seguida vem o de Brasília, com atraso de mais de uma hora em sete  dos 13 vôos previstos (53,8%) e nenhum cancelamento.

Em Recife, onde um vôo foi cancelado, o percentual de atrasos até as 8h30 foi de 50%: dos 18 vôos programados, nove saíram com atraso.

Não foram registrados atrasos nos aeroportos de Belém, Florianópolis e Goiânia. E no de Salvador, com 31 vôos programados, 13 – ou 41,9% – saíram com atraso de mais de uma hora e quatro foram cancelados.
O Partido Socialista (PS) francês iniciou hoje o processo de “renovação” que culminará em um congresso extraordinário em 2008, look aprovado em reunião em Paris sem a presença de Ségolène Royal, ex-candidata da formação ao Palácio do Eliseu.

O calendário da “renovação” proposto pelo líder do PS, François Hollande, foi apoiado hoje pelo Conselho Nacional – o “Parlamento” do partido -, que mostrou um distanciamento entre a direção e Royal.

A ex-companheira e mãe dos quatro filhos de Hollande justificou a decisão de não participar do Conselho Nacional, afirmando que precisava “respirar” depois de uma “dura” semana, em declarações ao jornal “Le Monde”.

A “dura” semana da socialista começou no dia 17, na noite do segundo turno das eleições legislativas, com o anúncio de sua separação de Hollande, após um relacionamento de 30 anos.

Três dias depois, Royal fez polêmicas críticas a duas propostas do PS que fizeram parte do seu programa eleitoral: elevar o salário mínimo para € 1.500 em cinco anos e generalizar as 35 horas de trabalho semanal. Em seguida, na sexta-feira, a socialista confirmou sua “provável” candidatura a presidência francesa em 2012.

Royal disse que “o tempo da hipocrisia terminou” e afirmou que acompanhou “muito de perto” os preparativos do Conselho Nacional – o primeiro após as derrotas eleitorais socialistas – e que as propostas feitas por Hollande são fruto de um trabalho “coletivo”.

A política tinha pedido que os militantes do PS fossem consultados o mais rápido possível sobre a orientação ideológica e a organização do partido, e defendeu um congresso antes das eleições municipais de março de 2008.

Hoje, Hollande só se comprometeu a consultar os militantes sobre o processo de renovação, mas sem dizer quando.

O processo proposto por Hollande e aprovado pelo Conselho Nacional começará na tradicional universidade de verão do PS, no final de agosto, e terminará após as eleições municipais de março de 2008, com um congresso extraordinário.

O profundo debate das causas das derrotas nas eleições presidenciais e legislativas, ambas vencidas pelos conservadores da União Para um Movimento Popular (UMP), não deve esconder nenhuma das “fragilidades” dos socialistas, disse o líder do PS em discurso no Conselho.

Trata-se de “um trabalho de valor e de verdade”, afirmou Hollande, acrescentando que “é preciso redefinir as orientações”, “renovar os procedimentos e revisar a organização” do partido, sem esquecer de “traçar as novas fronteiras da esquerda”.

Após a fase de “diagnóstico” na universidade de verão do PS em La Rochelle, capital de Poitot-Charentes, serão realizados três fóruns sobre “o socialismo na globalização”, “o futuro da solidariedade” e “a cidadania na nação”, afirmou Hollande.

Paralelamente, começará uma “comissão da renovação” para elaborar uma revisão dos procedimentos e da organização do partido.

Após as eleições municipais de março, também será convocado um congresso extraordinário, previsto para o segundo semestre de 2008, para “retomar todas as conclusões dos debates”.

O líder do PS rejeitou a proposta de Royal e seus aliados, que defendiam a antecipação do congresso extraordinário, pois não há tempo suficiente para debater as idéias da renovação.

O próximo congresso extraordinário, segundo Hollande, deveria ocorrer após as eleições européias, regionais e cantonais de 2009 e 2010, e deveria determinar o calendário e a preparação do pleito presidencial e legislativo de 2012.

Dessa forma, Hollande também rejeita o desejo de Royal de que o candidato socialista ao Palácio do Eliseu seja designado em breve.

A “primeira mudança”, segundo o líder do PS, começa com a necessidade de “respeitar o partido e suas decisões, e respeitar os militantes”.

A ausência de Royal foi criticada inclusive por alguns de seus aliados, como Jean-Marc Ayrault e Pierre Mauroy, para os quais a renovação do PS precisa de “todos”, e que “não se pode estar permanentemente em campanha”.

“Alguns já se planejam para (as eleições presidenciais de) 2012, mas os franceses (…) vivem em 2007”, disse o ex-primeiro-ministro Laurent Fabius, um dos possíveis candidatos para substituir Hollande, além do ex-titular de Economia Dominique Strauss-Kahn e do prefeito de Paris, Bertrand Delanoë, entre outros.
A segurança será reforçada nos consultórios dos peritos médicos, cost dentro das Agência da Previdência Social em todo o país. A determinação, malady segundo a assessoria do ministério, é do presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Marco Antonio de Oliveira, a fim de proteger especialmente esses servidores, que nos últimos meses sofreram agressões em diversas cidades.

A cada grupo de quatro consultórios, de acordo com a orientação divulgada ontem pelo INSS, haverá um posto exclusivo de segurança, embora cerca de 20% das agências já contem com equipamentos de vigilância.

A previsão é de que os gerentes dessas agências instalem portas detectoras de metais, rotas de fuga e campainhas de alarme nos consultórios, conforme já havia exigido o ministro Luiz Marinho no último dia 12.

O reforço do esquema abrange a implantação de alarmes e equipamento de gravação de imagem nas agências. Para isso, a orientação é de que os gerentes providenciem termos aditivos nos contratos, onde for possível, novo processo licitatório ou realocação de segurança já contratada, informa a assessoria.
Os dois principais aeroportos de São Paulo voltaram a registrar atrasos pela manhã. Boletim divulgado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) às 11 horas aponta nove atrasos de mais de 45 minutos nos 82 vôos que deveriam sair do aeroporto de Congonhas, thumb zona sul de São Paulo, what is ed desde as 6h.

A assessoria da Infraero informou que, information pills neste momento, há intervalo de cinco minutos a cada vôo previsto para Curitiba, Brasília, Belo Horizonte e para a região Nordeste. No início da manhã, o intervalo nos vôos para a região Nordeste e para Belo Horizonte chegou a ser de 20 minutos. Ainda de acordo com a assessoria, a partir das 9h10 houve intervalo nos vôos para Curitiba e naqueles para Brasília, a partir das 7h10.

No aeroporto internacional, em Guarulhos, de zero hora até as 11h06 estavam previstas 99 partidas, segundo informou a assessoria da Infraero do local. Desse total, quatro foram canceladas e 22 saíram com atraso de mais de uma hora. Também há intervalo de cinco minutos nas partidas para a região Sul e de 15 minutos para a região Nordeste.
Os cidadãos argelinos que estão detidos na base americana de Guantánamo, viagra buy em Cuba, poderão ser beneficiados pelas medidas de perdão na Argélia se forem libertados, anunciou hoje a Comissão de direitos humanos argelina.

O presidente do organismo, Farouk Ksentini, disse que, por enquanto, não foi confirmada uma possível libertação dos argelinos detidos pelas forças americanas no Iraque e no Afeganistão e transferidos à base instalada em Cuba.

“Mas, se forem postos em liberdade, poderão se beneficiar das medidas contidas na Carta da Paz e Reconciliação”, afirmou Ksentini.

A Carta da Paz foi proclamada na Argélia para que os terroristas em atividade se rendessem, com a promessa de que seriam perdoados e obteriam a reinserção social, exceto aqueles que estivessem envolvidos em massacres de civis ou militares.

As autoridades de Argel têm conhecimento que 25 pessoas de nacionalidade argelina estão detidas em Guantánamo, e sete delas poderiam ser libertadas em breve.
Pelo menos seis pessoas foram mortas hoje a tiros pelo grupo de homens armados que as tinha seqüestrado nas proximidades da cidade santa xiita de Karbala, sickness ao sul de Bagdá, informaram fontes policiais.

De acordo com as primeiras informações, o grupo de homens armados que seqüestrou os seis civis estava com uniformes semelhantes aos usados pela Polícia iraquiana.

Sob este disfarce, estabeleceram um falso ponto de controle na estrada que liga Karbala, capital da província de mesmo nome, à localidade de Ain Tamar, e se aproveitaram para deter os seis seqüestrados.

Horas depois, a Polícia encontrou os cadáveres dos desaparecidos, com marcas de tiros no peito e na cabeça.

O seqüestro e posterior assassinato de civis se transformou em uma das expressões mais repetidas e sangrentas da onda de violência sectária entre xiitas e sunitas, mas não se sabe se esse incidente tinha essa motivação.

Este ano, Karbala foi cenário de sangrentos atentados, como o que há dois meses deixou 47 mortos e 150 feridos devido à explosão de um carro-bomba no centro da cidade.
O presidente do Afeganistão, more about Hamid Karzai, view repreendeu duramente hoje as tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no país devido às vítimas civis em suas operações antiterroristas e ameaçou tomar as medidas necessárias se não atuarem segundo as determinações do Governo afegão.

Durante uma entrevista coletiva em Cabul, diagnosis Karzai se mostrou furioso pelos repetidos danos contra civis nas operações da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf), coalizão liderada pelos Estados Unidos, que continuaram ocorrendo apesar das advertências para que sejam tomadas precauções.

“Queremos cooperar com a comunidade internacional e estamos agradecidos por sua ajuda ao Afeganistão. Mas isso não significa que enfatizar que as vidas afegãs não são baratas e não devem de ser tratadas como tais”, disse.

As críticas feitas hoje, algumas das mais duras até o momento, ocorreram após a morte de 25 civis na noite de quinta-feira em um bombardeio aéreo da Isaf no distrito de Gereshk, na província de Helmand.

“Não se combate os terroristas disparando de uma distância de 37 quilômetros contra um alvo. Isso, definitivamente, causará vítimas civis”, afirmou o presidente.

Karzai acrescentou que as vítimas de Gereshk foram causadas por um “uso extremo e desproporcional da força e uma grave falta de coordenação (da Otan) com o Governo afegão”.

Após insistir em que é necessário que as forças internacionais se coordenem com as autoridades locais, Karzai disse que o povo afegão está disposto a sofrer e tolerar, mas com “a condição de que a comunidade internacional, em sua luta contra os terroristas, atue segundo o plano do Governo afegão”.

“Se isso não ocorrer, a luta estará em perigo. O Afeganistão sobreviverá e ficará vivo, mas o mundo terá fracassado”, advertiu.

O presidente ressaltou que o uso “extremo e desproporcional” da força e a falta de coordenação com as autoridades afegãs são “intoleráveis” e alertou que, se não for estabelecida uma cooperação, será tomada uma decisão a respeito.

Karzai também ressaltou a necessidade de que as tropas estrangeiras ajudem a treinar e fortalecer as forças de segurança afegãs.

No entanto, “não podem trazer os padrões de seus países do Ocidente e aplicá-los no Afeganistão. O Afeganistão é um país diferente, tem um sistema de valores diferente e uma estrutura social distinta”, disse.

“A partir de agora, (as tropas internacionais) têm que trabalhar como nós quisermos que trabalhem aqui. Essa é a linha”, concluiu.

Em um relatório divulgado esta semana, diversas ONGs presentes no país denunciaram que o uso “desproporcional ou indiscriminado” da força por parte das tropas internacionais e afegãs matou 230 civis este ano.

Karzai mostrou várias vezes sua inquietação e frustração com as vítimas civis em ações militares e reivindicou mais cooperação entre as tropas estrangeiras e as autoridades locais, sem que as intervenções – às vezes consideradas arbitrárias – da Isaf e da coalizão tenham sido interrompidas.

A Otan mantém 35 mil soldados no Afeganistão, enquanto os Estados Unidos tem 27 mil militares, cerca de 15 mil ligadas à Aliança Atlântica e 12 mil sob comando direto de Washington.

Três traficantes de droga foram presos ontem em Ceilândia e no Recanto das Emas. Os três estavam na posse de maconha na hora da prisão e foram encaminhados para o Departamento de Polícia Especializada.

Em Ceilândia, case policiais militares prenderam em flagrante Cícero Vieira Pereira, de 30 anos, e Artur Gomes da Silva, 20 anos. Na casa de Cícero, os policiais encontraram três tijolos e meio de maconha, duas balanças digitais e uma máquina para triturar a droga.

No Recanto das Emas, agentes da Divisão de Operações Especias da Polícia Civil cumpriram um mandado e prenderam Elias Araújo. No momento da abordagem, os policiais encontraram 10 trouxinhas de maconha com Elias.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado