Anderson Souza
anderson.souza@clicabrasilia.com.br
Na tarde da última quarta-feira (04), a 2ª Delegacia de Polícia (Asa Norte) prendeu em flagrante um traficante que costumava trocar drogas como maconha e crack por materiais que variam de objetos eletrônicos a objetos de arte – todos oriundos principalmente de furtos.
De acordo com a 2ª DP, G. S., de 46 anos, ainda pagava frete para buscar os produtos furtados e os revendia em seguida. O homem, que já tinha duas passagens por tráfico de drogas, foi preso em casa, no Jardim Ingá, onde foram encontrados vários objetos furtados, além de cerca de 5 kg de maconha e 100g de crack, que poderiam ser convertidas em 400 pedras.
Segundo o delegado-chefe da 2ª DP, Rodrigo Bonach, o preso era um grande estimulador de furtos e roubos na região da Asa Norte. “O tráfico alimenta o furto e a receptação. Como ele trocava objetos por entorpecentes, os dependentes cometiam cada vez mais furtos para conseguir a droga”, conta o delegado. “A prisão dele deve representar um decréscimo dos furtos na região”, complementa.
A prisão de G. S. teria sido decorrente de uma investigação de outro criminoso, E. S. S., de 21 anos. No último dia 24, E. S. S. chegou a ser preso por furto qualificado após arrombar um comércio na quadra 110 Norte. No entanto, no dia seguinte ele foi colocado em liberdade provisória. Já na madrugada de ontem (04), a polícia acredita que ele repetiu o crime, só que desta vez em um restaurante localizado na quadra 410 Norte.
No estabelecimento, ele teria roubado uma TV, cigarros e R$ 250. Enfim, por conta deste crime, os agentes policiais conseguiram chegar ao traficante que ficava com os produtos provenientes dos furtos. “Pelas características (modus operandi) do último furto, seguimos os rastros e conseguimos chegar ao G. S.”, afirma Bonach.
Ainda ontem, na casa do traficante, a polícia apreendeu o material furtado no restaurante, assim como objetos de outros furtos, além dos entorpecentes. G. S. foi preso e deve responder por receptação, podendo pegar de 1 a 4 anos de reclusão, e por tráfico de drogas, de 5 a 15 anos.
E. S. S., que já teria cometido pelo menos dez furtos a comércios na Asa Norte, continua foragido. “Já estamos trabalhando para que ocorra sua prisão”, concluiu Bonach.