Menu
Brasília

Torcida Vitória Candango-DF faz gol de placa com assinaturas para doação de órgãos

Arquivo Geral

02/07/2015 17h36

Atualizada 09/06/2016 22h31

Nesta quinta (02), a Torcida Vitória Candango-DF, formada por brasilienses que torcem para o Vitória-BA, foram recebidos no Ministério da Saúde e levaram um abaixo-assinado com, pelo menos, 50 assinaturas de torcedores que optaram pela doação de órgãos, após a morte. Os torcedores se inspiraram na campanha de incentivo à doação de órgãos feita pelo clube em abril deste ano.

A torcida se reúne em Águas Claras nos dias dos jogos do Vitória-BA e, em maio, mês de aniversário do clube, teve a ideia de realizar esta ação. “Neste dia, resolvemos colher as assinaturas em homenagem à campanha de doação de órgãos que eles fizeram em abril”, contou Fernando Tolentino, um dos representantes da torcida brasiliense. Disse, ainda, que a doação de órgãos é um momento único de solidariedade. “É um ato de vida após a morte, com o transplante, outros sobrevivem em nosso lugar”, concluiu o torcedor.

O coordenador-geral do Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, Heder Murari Borba, elogiou o manifesto dos torcedores. “Muito bonito o exemplo deles. É uma causa importante e este gesto é um grande passo”, disse o coordenador. Explicou, também, que o transplante de órgãos é um programa vitorioso do Sistema Único de Saúde (SUS), pois disponibiliza aos pacientes transplantados, medicamentos até o fim da vida. “O Brasil é exemplo e detentor do título de maior sistema público de transplantes de órgãos do mundo, com mais de 23.500 cirurgias por ano”, explicou.

A Campanha

Com o slogan: “Quando o jogo acaba para alguém, ele pode continuar para outra pessoa. Seja um doador. Avise a sua família”, o Esporte Clube Vitória fez, em abril deste ano, uma campanha de incentivo a doação de órgãos. O objetivo era que os jogadores que estavam em campo, ao serem substituídos, “doassem” o escudo, que era removível, ao companheiro reserva, que estava com uma camisa sem escudo.

Em 2013, o clube já havia feito uma campanha semelhante, mas de doação de sangue. Com o slogan: “Meu Sangue é Rubro-Negro”, o time ganhou dois leões de ouro no Cannes Lions 2013, nas categorias “Outdoor” e Direct”.

Raphael Araújo
raphael.araujo@jornaldebrasilia.com.br

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado