Menu
Brasília

Tocha passa o domingo em Sergipe e chega a Brasília na segunda

Arquivo Geral

09/06/2007 0h00

As cidades de Canindé de São Francisco e Aracaju, em Sergipe, recebem a Tocha pan-americana neste domingo. O vaqueiro Zé Leobino abre o revezamento, às 8h, a bordo do Catamarã Delmiro Gouveia, no Lago e Cânion do Xingó.

No fim da manhã, a Tocha será recebida pelo governador do Estado, Marcelo Deda, e pelo prefeito de Canindé, Orlando Andrade, no Estádio André Avelino, para a cerimônia de acendimento da Pira. No final da celebração, a Tocha retorna para Aracaju.

Sergipe representa Antigua e Barbuda, país formado por duas ilhas na América Central. No Planalto – Representando o México, Brasília recebe a Tocha nesta segunda-feira. Será a décima localidade pela qual o símbolo do Pan passa.

O governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, e o secretário de Esportes, André Felipe de Oliveira, recepcionarão a chama e seguirão com ela até o Palácio do Planalto para a cerimônia de acendimento da Tocha. Também participam do comboio os atletas Ricardo Negrão (vôlei), Mário Tranquilini (judô), Pipoka e Ratto, ambos da equipe brasiliense de basquete Universo/DF/BRB.

A cerimônia no Palácio terá início às 11h30, com a execução dos Hinos Nacionais de Brasil e México. Logo depois o ministro do Esporte, Orlando Silva Júnior, e o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, acendem a Pira na rampa do Planalto. Também estarão presentes o embaixador do México, Andrés Valencia Benavides, o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Vital Severino Neto, atletas olímpicos e paraolímpicos e parlamentares da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Às 12h30 o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira dama, Marisa Letícia, acendem a Tocha na Praça dos Três Poderes e a entregam ao primeiro condutor.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado