Menu
Brasília

Tocha do Pan é acesa no México

Arquivo Geral

04/06/2007 0h00

O fogo dos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro já está aceso. A cerimônia, representando um ritual religioso da civilização Azteca, aconteceu na tarde desta segunda-feira nas Pirâmides de Teotihuacán, cerca de 50 quilômetros da Cidade do México.


 


A partir de agora, a chama do Pan, que segue o mesmo conceito do fogo olímpico, mantendo-se dentro de uma lanterna todo o tempo, vem ao Brasil. A tocha desembarca nesta terça-feira em Porto Seguro, litoral baiano, em um avião da Força Aérea Brasileira.


 


Cerca de três mil pessoas, entre atletas e personalidades, conduzirão a tocha do Pan-americano. Cada condutor percorrerá um trecho de 400 metros, em comboio pelas ruas das localidades participantes do revezamento.


 


O primeiro a conduzir a tocha é o carioca Wilson Gomes Carneiro, de 77 anos, primeiro medalhista individual brasileiro em Jogos Pan-americanos. Ele fará o passeio de abertura com o fogo do evento em Santa Cruz Cabrália (BA).


 


Além das duas cidades baianas, a tocha vai percorrer as 27 capitais brasileiras e outras 22 localidades, totalizando 51 pontos de passagem.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado