A Tocha Pan-americana chega nesta quinta-feira a Belo Horizonte. A capital mineira, que representa o Canadá, é a terceira cidade no roteiro do revezamento, que passará por 27 capitais e outras 24 cidades até 13 de julho, quando tem início os Jogos Pan-americanos.
Em Minas, a Tocha percorrerá 32,9km conduzida por 80 pessoas. Os tricampeões mundiais de futebol Wilson Piazza e Dadá Maravilha são alguns dos ídolos do esporte brasileiro que carregarão a Tocha. Além deles, outros 56 esportistas participarão do evento. Representando a nova geração do esporte participa Karina Vieira Silva, 12 anos, campeã mundial de kung fu em 2006 na categoria infanto-juvenil.
A Tocha Pan-americana desembarca no Aeroporto da Pampulha e segue em carro do Corpo de Bombeiros até a Igreja de São Francisco, na Lagoa da Pampulha, local onde o revezamento começa às 9h. O comboio com os condutores passará pelo Parque Ecológico, Estádio do Mineirão e Universidade Federal de Minas Gerais, e seguirá pelo centro da cidade até chegar à sede da Prefeitura, onde será recebido pelo prefeito Fernando Pimentel, pelo governador de Minas, Aécio Neves, e outras autoridades regionais e locais. As ruas próximas ao Paço Municipal serão interditadas para que a população possa assistir a apresentações de paraatletas e outras atividades culturais e de lazer.
Dali a Tocha segue para a Praça da Liberdade, Praça da Savassi, Praça JK, da Bandeira e do Papa, e deve chegar às 13h30 à Praça da Estação, onde será acesa a Pira Olímpica e haverá grande festa com show de música e demonstração de 38 modalidades esportivas. O balão do mascote do Rio 2007, o solzinho Cauê, de 41 metros de altura, realizará pequenos vôos (se não houver chuva ou ventos fortes) com pessoas selecionadas pelos organizadores locais. Cada passeio aéreo vai durar cerca de cinco minutos e atenderá a duas pessoas por vez. Crianças entre cinco e 14 anos deverão estar acompanhadas pelos responsáveis.
Da capital mineira, a Tocha segue para Ouro Preto onde deve chegar por volta das 16h. Lá, o percurso será de 7,2km e os moradores prometem colorir o trajeto colocando colchas e panos coloridos nas sacadas e janelas de suas casas. Na Cerimônia de Acendimento, prevista para as 17h, Ouro Preto será representada pelo prefeito Angelo Oswaldo de Araújo Santos , secretários municipais e outras autoridades.
A festa de encerramento, programada para o centro histórico, terá apresentações de grupos folclóricos e teatrais locais, fanfarras das escolas municipais e estaduais e do grupo Viola de Folia, e a participação especial do bloco carnavalesco Zé Pereira dos Lacaios, o mais antigo em atividade do Brasil.