O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios – TJDFT abre, nesta segunda-feira, 1º/8, sua programação voltada para a Semana Mundial de Aleitamento Materno, campanha à qual está engajado há quatro anos. Será realizada, às 15h, no Salão Nobre da Presidência, no Palácio de Justiça, solenidade com o lançamento do botom comemorativo do aleitamento materno no TJDFT e também a entrega do cartaz deste ano aos homenageados.
Os bebês do berçário do Programa de Assistência Materno-Infantil – PRO-AMI apresentarão duas músicas aos participantes. O evento contará com a presença de autoridades do Tribunal e de representantes do Programa da Saúde da Criança do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde do GDF. As atividades continuam ao longo da semana com a realização de três palestras.
Na terça-feira, 2/8, será abordado o tema afetividade com a palestra “Assistência ao nascimento com o olhar para o sujeito emergente”, proferida pelo neonatologista Raulê de Almeida, às 16 horas, no auditório Sepúlveda Pertence. Na ocasião, haverá sorteio de brindes para as gestantes e pais de futuros bebês.
A coordenadora do Grupo de Gestantes, Vanessa Mesquita, abordará o tema “Aleitamento materno e cuidado com as mamas”, na quarta-feira, 3/8, às 15h, no Auditório da AMAGIS, 10º andar do Bloco B do Fórum de Brasília. Às 14h30, a farmacêutica Noemi Oya Saiki, representante da Weleda em Brasília, fará exposição de produtos e sorteios.
O encerramento das atividades acontecerá na quinta-feira, 4/8, quando a enfermeira em obstetrícia e neonatologia Marta Peres Sobral Rocha falará sobre a “Prevenção de acidentes na infância”, às 16 horas, no Auditório da AMAGIS.
A cada ano, o TJDFT lança um cartaz onde é mostrada uma servidora amamentando seu filho. Em 2011, a protagonista é a mãe do bebê Henzo, Kárin Vedana. O Tribunal vem incentivando o aleitamento na instituição, através do PRO-AMI, com o berçário e palestras sobre o tema.
A Semana Mundial do Aleitamento Materno, oficialmente celebrada de 1º a 7 de agosto, acontece em mais de 150 países por iniciativa da Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno – WABA que, a cada ano, define o tema a ser trabalhado e lança materiais que são traduzidos em 14 idiomas. O objetivo é incentivar a amamentação que promove o desenvolvimento mental da criança, transfere anticorpos para ela, estabelece vínculo afetivo entre mãe e filho, ajuda a alinhar os dentes, oferece um alimento com melhor digestibilidade do que o leite artificial e é gratuito.
No Brasil, a Semana vem sendo coordenada, desde 1999, pelo Ministério da Saúde que é responsável pela adaptação do tema ao país e pela distribuição de cartazes e folders. Apoiam também o evento as secretarias de saúde estaduais e municipais, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, os Hospitais Amigos da Criança, sociedades de classes, ONGs e organizações internacionais.