O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGP), promoveu nesta quarta-feira, 11 de fevereiro, uma nova edição do encontro ‘Café com Aposentados’, com o tema Carnaval. O evento, realizado no 10º andar do Bloco A, visa homenagear e reconhecer a importância do trabalho prestado pelos servidores aposentados para o sucesso do Tribunal.
A iniciativa contou com a presença de diversos servidores aposentados, que expressaram satisfação em rever colegas e se atualizar sobre temas como saúde, pagamentos e direitos. Carlos Quaresma e Ivaldo Soares, servidores aposentados que participaram pela primeira vez, destacaram se sentirem valorizados. Walquíria Pinheiro, esposa do desembargador Getúlio Pinheiro, falecido em 2013, elogiou a oportunidade como atividade social e chance de rever amigos, como Dilza Ferreira Jacó.
A secretária de Gestão de Pessoas, Carmen Fonseca, abriu o evento dando as boas-vindas aos convidados e enfatizou a alegria de recebê-los, afirmando: ‘A Casa é de vocês, e o tema Carnaval demonstra nossa alegria por estarem aqui’. A partir deste ano, os encontros ocorrerão bimestralmente, em parceria com a Associação dos Servidores do Judiciário do DF (Assejus), representada pelo presidente Fernando Freitas. A edição também teve apoio da Clínica de Saúde Lavorato, que presenteou os participantes com brindes. Freitas reforçou que ‘os aposentados são parte muito relevante da luta da Assejus pelos direitos dos servidores, pois não deixaram de fazer parte da família TJDFT’.
Uma das principais vantagens do evento é a realização da prova de vida anual, obrigatória no mês de aniversário dos aposentados ou, no caso de pensionistas, no mês de aniversário do instituidor da pensão, conforme Portaria GPR 1962/2024. A prova é essencial para a continuidade do recebimento de proventos ou pensões, sob pena de suspensão. Maria Aparecida Pereira, aposentada há nove anos e presente pela segunda vez, mencionou que desconhecia muitas das informações passadas.
Os participantes receberam atualizações sobre o Pró-Saúde, a Central de Atendimento para aposentados e pensionistas, e os serviços da Secretaria de Saúde (SESA). Outros convidados compartilharam opiniões positivas: Lívia Carelli viu o evento como oportunidade de firmar vínculos; Edilson de Campos elogiou a iniciativa e a participação da Assejus; e Iveraldo de Vasconcelos destacou sua presença como aposentado e representante do SINDJUS.
O TJDFT promove ações de valorização dos aposentados, como um canal exclusivo no WhatsApp para comunicados oficiais e notícias; o ambiente ‘A Casa é Nossa’ para atendimentos rápidos; novos crachás com a inscrição ‘Missão Cumprida’; e o Programa de Preparação para Aposentadoria (AposentAÇÃO), que auxilia na conscientização e planejamento da nova fase de vida.
*Com informações do TJDFT