Em cerimônia realizada na última segunda-feira (23), o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) fez a doação de 10 veículos à Secretaria de Estado de Saúde do DF.
A frota doada em ótimo estado de conservação foi avaliada em R$ 573.545,93 e será destinada ao Núcleo de Farmácia do Componente Especializado da Secretaria de Saúde na Asa Sul, para atendimento a demandas e facilitação da locomoção entre os órgãos da Secretaria.
A doação foi formalizada por meio de Termo de Doação de Bens Móveis. Ela inclui um ônibus itinerante, com estrutura para montagem de gabinete/consultório para atendimento móvel ao público, um ônibus para transporte de passageiros e um caminhão baú, para transporte de cargas com mais de quatro toneladas. Também foram doadas três vans de passageiros e uma com capacidade de transporte de carga de até 600 kg, uma mini van e dois veículos Fiat Mobi, para atender demandas de transporte de pessoas e de pequenos volumes.
Na solenidade de entrega dos veículos, o Presidente do TJDFT, Desembargador Waldir Leôncio Júnior, destacou a importância da cooperação entre os órgãos da Administração Pública. “Estamos reunidos para celebrar um marco significativo na colaboração entre o Tribunal e a Secretaria de Saúde. Os veículos certamente contribuirão de maneira significativa para o desempenho das funções institucionais da Secretaria de Saúde”, disse o Desembargador.
O Presidente lembrou ainda que a doação está alinhada às diretrizes da atual Administração do Tribunal, que visa redução dos custos operacionais e promoção da sustentabilidade, e com as novas necessidades do Tribunal após a pandemia de Covid-19, com redução de demanda da frota. “Ao destinar esses veículos à Secretaria de Saúde do DF, conseguimos otimizar os nossos recursos e ajudar uma área tão importante, que é a da saúde. Acredito que seja um gesto que reflete não apenas a adaptação à nova realidade, mas também, o compromisso com a colaboração em prol da sociedade”, explicou o Presidente.
A atenção da administração do tribunal ao tema da saúde foi reforçada pelo 1º Vice-Presidente, Desembargador Roberval Belinati. “A saúde pública deve ser uma prioridade da sociedade, e é uma prioridade da Gestão. Isso fica claro na destinação dos veículos para a área e no zelo da Administração com o Pró-Saúde, plano que atende servidores e magistrados do TJDFT”, defendeu o Desembargador.
A Secretária de Estado de Saúde do DF, Lucilene Florêncio, agradeceu a doação do Tribunal e destacou a importância dos bens recebidos para atender as muitas e variadas demandas da saúde do DF e entorno. “Essa frota vem ao encontro de uma grande necessidade nossa, que é a logística. Hoje recebemos não apenas bens, mas meios de promover a saúde, de dar dignidade e salvar vidas”, defendeu a Secretária.
Também participaram da Cerimônia o Corregedor da Justiça do DF, Desembargador Mário-Zam Belmiro Rosa; os Juízes Auxiliares da Presidência do TJDFT, Eduardo Rosas e Francisco Oliveira; a Juíza Auxiliar da 2ª Vice-Presidência do TJDFT, Marília Guedes; o Secretário-Geral do TJDFT, Celso de Oliveira; além de autoridades da Secretaria de Saúde e Secretários da Casa.
Doações
Em julho deste ano, o TJDFT fez a doação de 9 carros e 2 vans para a Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF). A iniciativa está entre as ações estratégicas das instituições que buscam modernizar os serviços administrativos e judiciários do DF. As viaturas foram destinadas a atividades da segurança, como prevenção à violência contra as mulheres, transporte de policiais para atender demandas da sociedade e de crianças para ações educativas, entre outras necessidades da Secretaria.
*Com informações do TJDFT