Menu
Brasília

TJ de Goiás abre inscrições em 47 vagas para escrevente

Arquivo Geral

28/06/2007 0h00

O ex-presidente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), more about buy Carlos Wilson, cost order defendeu hoje na CPI do Apagão Aéreo da Câmara uma discussão sobre horários de vôo e horários de pico nos aeroportos.

“Não podemos aceitar pressão das empresas. A qualidade dos serviços fica comprometida e causa um efeito cascata. Estamos no limite de esgotamento da nossa capacidade”. 
 


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu hoje ao Ministério Público Federal (MPF) mais cuidado na divulgação de informações sobre pessoas investigadas. Ele ressalvou que jamais pedirá ou fará uma ligação ao procurador-geral pedindo que a instituição não exerça as funções que ele [Lula] ajudou a aprovar como deputado constituinte em 1988.

“[É] Uma coisa que me inquieta como cidadão, cost que me inquieta no comportamento da Polícia Federal e que me inquieta no comportamento do Ministério Público: é muitas vezes não termos o cuidado de evitar que pessoas sejam execradas publicamente antes de serem julgadas”, afirmou ele, em discurso na cerimônia de posse do procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza.

Para Lula, não há nada pior para a democracia do que alguém ser condenado sem ter cometido crime, o que, na sua avaliação, é tão grave quanto alguém ser absolvido tendo cometido um crime. Ele pediu equilíbrio: “O equilíbrio da Justiça, o equilíbrio psicológico, o equilíbrio político, de fazer a boa e sensata investigação, a boa e madura investigação, doa a quem doer”.

De acordo com Lula, é preciso ter consciência de que os 190 milhões de brasileiros, do mais humilde ao presidente da República, devem ter a chance de provar a sua inocência antes de uma condenação. Ele afirmou que o poder e a autonomia que o Ministério Público tem hoje o obrigam a “carregar nas costas também o peso da responsabilidade de que os seus gestos são mais importantes do que quando ele não tinha a autonomia que tem hoje”.

Em entrevista após a cerimônia, o procurador-geral afirmou que não considerou as declarações de Lula um “puxão de orelha”. “Não considero um puxão de orelha, eu considero apenas aquilo que nós todos temos a convicção: de que todo o trabalho de investigação – e aí nós estamos falando da investigação criminal que pode gerar, com a sua divulgação, danos à imagem de alguém – tem que ser sempre conduzido, e aí eu falo em relação a qualquer pessoa, não apenas a parlamentares, a autoridades, mas a qualquer cidadão, com muito cuidado para que a atuação do MP e a sua ação na Justiça sejam cada vez mais dotadas de credibilidade.”

A ministra Dilma Roussef, da Casa Civil, que participou da cerimônia, também destacou a importância para o regime democrático do direito à defesa. Questionada por jornalistas se a afirmação valeria para o presidente do Senado, Renan Calheiros – que está sendo processado no Conselho de Ética por quebra de decoro parlamentar -, disse que ela se aplica a todos os brasileiros.

“Nós que somos a velha geração que, inclusive, participou das lutas de resistência à ditadura, sabemos perfeitamente o que significa o respeito aos direitos individuais da pessoa humana, o direito à defesa, o direito de todos nós sermos iguais perante a lei e o fato de que ninguém é culpado até que se prove que ele é culpado. Ele é inocente, essa é a presunção”, afirmou ela.

Estiveram presentes ainda à solenidade os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), do Supremo Tribunal Federal, ministra Ellen Gracie, e o vice-presidente da República, José Alencar, além de parlamentares e representantes do Judiciário.

Atualizada ás 15h29


A partir de segunda-feira, price os pequenos agricultores poderão ter acesso aos recursos do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf). A garantia é do ministro do Desenvolvimento Agrário, sickness Guilherme Cassel. O governo vai disponibilizar à agricultura familiar R$ 12 bilhões para a safra 2007/2008, thumb recursos previstos no Plano Safra lançado ontem no Palácio do Planalto.

“O dinheiro está disponível a partir de segunda-feira em toda a rede bancária pública, BNB [Banco do Nordeste],  Basa [Banco da Amazônia] , Banco do Brasil, nas cooperativas e nos sistemas cooperativos que trabalham conosco”, afirmou hoje (28) o ministro em entrevista a emissoras parceiras da Radiobrás. 

Segundo o ministro, a taxa é menor do que a dos contratos anteriores. “Os juros caíram. Nós estávamos trabalhando com juros de 1% a 7,25% e passaremos a trabalhar com juros de 0,5% a 5,5%. Ou seja, os juros despencaram de 25% a 56% para a agricultura familiar este ano”, afirmou.

O ministro disse que não é difícil ter acesso aos recursos do Pronaf. “O agricultor pode chegar ao Banco do Brasil, Basa ou BNB, que lá têm todas as informações. Ou nos seus sindicatos, suas federações e suas cooperativas. Nós distribuímos informações para todos esses setores e é fácil. O Pronaf é um sistema de financiamento absolutamente desburocratizado, de fácil acesso”.

Cassel destaca que só os produtores inadimplentes não poderão buscar o financiamento. Mas, segundo ele, esse número é “irrisório”. “A inadimplência no Pronaf é muito pequena”, disse.

De acordo com o ministro, as questões de inadimplência que estavam pendentes foram resolvidas há cerca de 15 dias, quando o governo decidiu prorrogar as datas dos vencimentos das dívidas dos agricultores familiares.


O ministro da Integração Nacional, this site Geddel Vieira Lima, ask reafirmou hoje a intenção do governo federal de dialogar com manifestantes contrários às obras de transposição no Rio São Francisco. Mas ele deixou claro que dialogar não significa renunciar ao projeto.

Questionado pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP) sobre a suposta falta de interlocução do governo com os manifestantes que estão acampados em Cabrobó (PE) para tentar impedir a realização das obras na região, Geddel disse que esse processo tem sido ideologizado e politizado e que o debate não tem sido feito da maneira como deveria.

“Se o diálogo significa ouvi-los, para das suas experiências aprimorar o projeto, eu estou permanentemente aberto a todos aqueles que queiram contribuir. Mas, se o diálogo significa renunciar à legitimidade obtida nas urnas, para governar, que o presidente Lula me subdelegou, evidentemente que tenho a convicção que já fiz minha parte”, afirmou o ministro durante audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado.

O interlocutor enviado pelo Ministério da Integração Nacional para dialogar com os manifestantes, Rômulo de Macedo Vieira, disse hoje que não foi possível chegar a um acordo em relação à retirada dos acampados da área.


O peemedebista Leomar Quintanilha (TO) é o novo presidente do Conselho de Ética do Senado. Ele disputava com o tucano Arthur Virgílio (PSDB-AM), shop que tinha o apoio do líder do DEM, rx Agripino Maia. O peemedebista teve nove votos, contra seis dados ao seu adversário.

Antes mesmo de se iniciar a eleição, que teve votação secreta, Quintanilha havia anunciado que, caso ganhasse, indicaria Renato Casagrande (PSB-ES) como relator para o processo que o conselho analisa contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Casagrande, segundo Quintanilha, ainda estuda o convite.

O novo presidente terá como tarefa organizar a análise do processo contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Ele é acusado de ter usado dinheiro de um funcionário de uma grande construtora, com diversos contratos com o governo federal, a Mendes Júnior, para pagar pensão à jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha.


A Rússia fez hoje um bem-sucedido teste com um míssil balístico intercontinental Bulava, approved que foi lançado de um submarino nuclear da Frota do Norte e acertou o alvo previsto no litoral do Pacífico, purchase a milhares de quilômetros de distância.

“O submarino estratégico nuclear Dmitri Donskoi fez um lançamento bem-sucedido do novíssimo míssil balístico intercontinental Bulava, recipe das águas do mar Branco em direção ao polígono de Kura, na península de Kamchatka”, informou o porta-voz e capitão de navio da Marinha russa Igor Digalo.

O submarino estava submerso quando fez o lançamento, e “a cabeça do míssil atingiu o alvo programado no prazo de tempo previsto”, disse o oficial à agência “Interfax”.

De acordo com os serviços técnicos de observação e controle, “o vôo transcorreu sem contratempos, o que demonstra que os esforços da indústria de guerra e dos militares que criaram esta última versão modernizada do míssil foram um grande sucesso”.

Digalo acrescentou que uma comissão naval supervisionou no submarino o lançamento e a atuação da tripulação, e que o comandante-em-chefe da Marinha, almirante Vladimir Masorin, já felicitou a todos os especialistas e militares que prepararam e realizaram o teste.

Os mísseis Bulava (SS-NX-30, na classificação da Otan), de três períodos e combustível sólido, foram projetados como principal arma das Forças Estratégicas navais para as próximas décadas, mas falharam nos três testes anteriores.

O míssil foi testado a apenas três dias de uma visita que o presidente russo, Vladimir Putin, fará aos EUA para participar de uma cúpula com seu colega americano, George W. Bush, em meio à polêmica entre ambos os países pelos planos do Pentágono de instalar um escudo antimísseis perto das fronteiras russas no Leste Europeu.

Os Bulava, projetados pelo Instituto de Tecnologia Térmica de Moscou, têm 8.000 quilômetros de alcance e podem carregar até dez ogivas nucleares.

Acordo de cooperação assinado hoje entre o Ministério da Saúde e o governo do Distrito Federal transfere o Instituto do Coração de Brasília (Incor-DF) à responsabilidade federal, approved sendo ampliados os serviços que presta ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O documento foi assinado pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, o governador do DF, José Roberto Arruda, e o vice-diretor do Incor de São Paulo, Aloísio Lewandowski.

Com o novo acordo, o Incor de São Paulo vai colaborar da administração em Brasília, pelo período de seis meses. Depois desse prazo, um novo modelo de estruturação, ainda não definido pelo ministério, vai ser implementado no hospital.

De acordo com o governo do DF, foram investidos mais de R$ 4 milhões no hospital para regularizar seu funcionamento. De acordo com a assessoria, a unidade do Incor em Brasília receberá um aumento de R$ 5 milhões no teto para apoio e manutenção.


O Papa Bento XVI proclamou hoje na Basílica de São Paulo Extramuros, link ao sul de Roma, check o “Ano Paulino”, dedicado a São Paulo, por ocasião dos dois mil anos do nascimento do Apóstolo dos gentios.

Durante a proclamação, o Pontífice defendeu a unidade dos cristãos e disse que da mesma forma que nos primórdios da Igreja, Cristo também precisa hoje de apóstolos dispostos a dar sua vida por Ele.

“(Cristo) precisa de testemunhas e mártires como São Paulo. Violento perseguidor dos cristãos, quando no caminho de Damasco, deslumbrado pela luz divina, caiu de seu cavalo, passou sem duvidar para o lado do Crucificado e o seguiu sem duvidar. Viveu e trabalhou por Cristo, por Ele sofreu e morreu. Seu exemplo é muito atual”, afirmou o Papa.

Nesse ponto, Bento XVI anunciou o Ano Paulino especial, que começará em 28 de junho de 2008 e terminará em 29 de junho de 2009.

Este ano jubilar paulino se desenvolverá de forma especial em Roma, onde São Paulo foi decapitado e onde seus restos são guardados, mas também poderá ser celebrado em outras partes do mundo, segundo disse o Pontífice no anúncio do evento.

Durante esse ano serão celebrados atos litúrgicos, culturais e ecumênicos, iniciativas pastorais e sociais, todas inspiradas em São Paulo, nascido entre os anos 7 e 10 depois de Cristo e decapitado na Via Ostiense de Roma no ano 67, segundo os historiadores.

O Pontífice destacou que durante o ano será dada atenção especial ao ecumenismo.

Bento XVI foi hoje à Basílica de São Paulo Extramuros para celebrar as vésperas da festa de São Pedro e São Paulo, os padroeiros da Igreja Católica, comemorada amanhã, 29 de junho.

Acompanhado de cardeais, bispos, sacerdotes e uma delegação do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, encabeçada pelos metropolitas (arcebispos) Emmanuel e Gennadios, Bento XVI defendeu mais uma vez a unidade dos cristãos, quebrada em 1054 com o cisma que separou o Oriente e o Ocidente.

Todos os anos, uma delegação do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla vem ao Vaticano por ocasião do dia de São Pedro e São Paulo. Já no dia 30 de novembro, durante a festa de Santo André, padroeiro da Igreja Ortodoxa, uma delegação da Santa Sé viaja para Istambul.

O Papa agradeceu a visita e ressaltou “o compromisso comum de fazer todo o possível para apressar o momento da plena comunhão (unidade) entre o Oriente e o Ocidente cristão”.

Joseph Ratzinger lembrou que “o importante é rezar juntos para implorar o dom da unidade, essa unidade pela qual Pedro e Pablo deram sua existência, até o supremo sacrifício do sangue”.

Bento XVI ressaltou que, desde o início, a tradição cristã considerou São Pedro e São Paulo inseparáveis, embora cada um tenha tido uma missão diferente. “Pedro foi o primeiro que confessou a fé em Cristo, Paulo foi o apóstolo dos gentios. Embora com dons diferentes, trabalharam pela construção da Igreja de Cristo”, disse.

O Sumo Pontífice disse que hoje era o dia de ressaltar a figura de Paulo, e que amanhã será a vez de falar sobre Pedro durante a missa solene que será realizada na basílica do santo no Vaticano, erguida na colina onde sofreu seu martírio.

Do Apóstolo dos gentios lembrou que “foi tudo menos um grande orador”, mas que o sucesso de seu apostolado se deveu a seu envolvimento pessoal na hora de anunciar o Evangelho, “com total dedicação a Cristo, sem temer riscos, dificuldades e perseguições”.

Esta foi a quarta vez que Joseph Ratzinger visitou a basílica de São Paulo. A primeira aconteceu um dia após começar solenemente seu Pontificado (25 de abril de 2005), para ressaltar a união entre os dois fundadores da Igreja.

A basílica de São Paulo fica na romana Via Ostiense, local de sua decapitação. Em dezembro do ano passado, o Vaticano apresentou o descobrimento do sarcófago com os restos de São Paulo, achado sob o solo da basílica, mostrando documentos e estudos arqueológicos que comprovam o fato.

Os Atos dos Apóstolos relatam que São Paulo foi detido no ano 58 depois de Cristo em Jerusalém. Dois anos mais tarde foi conduzido a Roma. O navio no qual viajava encalhou na ilha de Malta devido a uma forte tempestade, no lugar que atualmente se chama baía de São Paulo.

Uma vez a salvo, soube que a ilha se chamava Malta e enquanto esperava o momento de partir, Paulo de Tarso se dedicou a pregar o Evangelho, convertendo assim a ilha ao cristianismo.

No ano 63 chegou a Roma, onde prosseguiu seu apostolado. No ano 67 foi feito prisioneiro novamente e decapitado.

O desempenho da pecuária brasileira melhorou no primeiro trimestre de 2007 em relação ao mesmo período do ano passado, sale de acordo com a Pesquisa de Abate de Animais, symptoms do Leite e do Couro e da Produção de Ovos e Galinhas divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O levantamento indicou aumento de mais de 11, information pills 3% no abate de bovinos e de 11,1% no de suínos. No abate de frangos, o avanço foi de 2%. A produção de couros cresceu 8,4% e a de ovos foi aumentou 1,4%.

De acordo com Adriana Gomes dos Santos, analista do IBGE, os resultados positivos do setor refletem o crescimento das exportações.

“A gente acredita que esse aumento [no abate] tanto de suínos, quanto de bovinos esteja muito relacionado ao aumento das exportações. Também é o caso do frango, tanto que as exportações de frango foram crescentes durante todo o trimestre”, avaliou.

Em relação à produção de leite, o levantamento do IBGE indicou crescimento de 2% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. A produção caiu cerca de 7%, no entanto, em relação ao último trimestre de 2006.

De acordo com o IBGE, o recuo, reflete, entre outros fatores, a queda no preço do leite no final no ano passado, que pode ter desestimulado os produtores no início deste ano.


O processo contra Renan Calheiros recebe hoje um novo relator, malady o senador Renato Casagrande (PSB-ES). O senador aceitou o convite feito ontem pelo novo presidente do Conselho de Ética, viagra order Leomar Quintanilha (PMDB-TO), prostate que substituiu Sibá Machado na noite de ontem. Os dois se reúnem essa tarde para discutir a relatoria do Caso Renan.

Quintanilha afirmou que já pediu um parecer jurídico sobre o processo contra Renan para determinar o rumo das investigações. Apesar de ser aliado do senador, o presidente do conselho afirmou que dará o aval para ampliar o foco das investigações, se isso for necessário. “Eu sou a favor do esclarecimento dos fatos. Se para isso for necessário aprofundar as investigações, será feito.” O novo relator também quer ter liberdade para apurar as denúncias e não sofrer pressões – o que inclui ampliar o foco do processo contra o presidente do Senado.

Quanto ao conteúdo do processo, o grupo pró-Renan defende que o Conselho de Ética apenas investigue as denúncias de que o senador usou recursos da empreiteira Mendes Júnior para pagar pensão à jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha. A oposição, por outro lado, cobra investigações sobre toda a movimentação financeira do senador, o que inclui a venda de parte de seu rebanho em Alagoas. Renan é acusado de ter utilizado notas frias para justificar a venda de gado no Estado.

Diante do impasse, líderes governistas tinham sugerido a criação de uma comissão de três senadores para a relatoria do processo contra Renan. O regimento do Senado permite que um processo seja relatado simultaneamente por três parlamentares que, nesse caso, passam a integrar uma subcomissão para o caso.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira que é preciso desenvolver ações preventivas sólidas para a agricultura a fim de evitar que os problemas do setor sejam discutidos apenas em tempo de crise.

“Num momento como este, remedy a gente pode juntar o setor, drugs seja da agricultura familiar, seja do agronegócio, e estabelecer as bases para criação dos instrumentos definitivos para não sofrer todas as vezes que tem um problema de intempérie no país”, disse o presidente, durante discurso no lançamento do Plano Agrícola e Pecuário 2007/2008, hoje, no Palácio do Planalto.

Lula afirmou que o momento é favorável para resolução de questões que pareciam “insolúveis”, e citou ações do plano agrícola. “A primeira delas é dar garantia financeira, institucional, de que esse fundo de catástrofe, de que o seguro agrícola vão ser coisas perenes, não vão ser coisas eventuais que a gente vá discutir em momentos de crise, de que a garantia de preço mínimo tem que ser uma coisa perene, e não política eventual, em função de crises momentâneas”.

A uma platéia formada por vários empresários do agronegócio, o presidente se disse estar convencido de que o mundo vai “se curvar à questão do biodiesel”. “É uma questão de tempo e vai depender da gente ficar batendo, não aceitar o argumento de que os biocombustíveis vão ocupar a Amazônia”, completou.


Para o Plano Agrícola e Pecuário (PAP), approved que atende os grandes produtores rurais, approved lançado nesta quinta-ferira em cerimônia no Palácio do Planalto, hospital os recursos chegam a R$ 58 bilhões. Já para o Plano Safra da Agricultura Familiar foram destinados R$ 12 bilhões.

Os dois planos prevêem redução das taxas de juros e ampliação dos limites de financiamento tanto para os empresários quanto para os pequenos agricultores. No caso do PAP, os juros caíram de 8,75% para 6,75%, podendo chegar a 6,25 para médios agricultores. No caso dos agricultores familiares, os juros, que variavam de 1% a 7,25%,  foram reduzidos para taxas entre 0,5% e 5,5%.

Para os limites de financiamento, no caso da agricultura empresarial, os limites vão de R$ 100 mil a R$ 400 mil, enquanto, para os agricultores familiares, o limite passa de R$ 3,5 mil para 10 mil. 

Houve alteração também no limite de renda bruta para os programas destinados ao setor. Para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) , o limite mínimo de renda bruta anual da família sobe de R$ 3 mil para R$ 4 mil e pode chegar, em alguns casos, a R$ 110 mil. No caso do Programa de Geração de Emprego e Renda Rural (Proger Rural), o produtor deve ter a renda bruta anual de até R$ 22.

Para a assistência técnica de pequenos agricultores, o montante liberado chega a R$ 178 milhões, incluindo R$ 10 milhões destinados ao setor de combustíveis renováveis. Para os grandes agricultores, os programas de financiamento coordenados pelo governo destinam R$ 8,9 bilhões.


 As assimetrias entre os países do Mercosul, purchase o Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (Focem), visit web a criação do Banco do Sul e a Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC) são os temas da 33ª Reunião do Conselho do Mercado Comum (CMC). O encontro ocorre nesta quinta-feira em Assunção, hospital capital paraguaia.

Amanhã, quando termina a Cúpula de Chefes de Estado do bloco, os paraguaios passarão o comando para o Uruguai. Na reunião de hoje, os ministros vão debater novas ações do Focem, criado para financiar projetos de infra-estrutura nas nações mais pobres do bloco: Paraguai e Uruguai. O Brasil e a Argentina são os responsáveis pelo maior repasse de recursos para o fundo.

Está previsto também a discussão sobre a proposta de criação do Banco do Sul, defendida pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e vista com reservas pelo governo brasileiro. Chávez não deverá participar do encontro de chefes de Estado amanhã porque está na Rússia.

De acordo com a programação divulgada, os ministros devem debater, ainda, a situação atual da Rodada Doha. Na semana passada, Brasil e Índia suspenderam as conversas com os Estados Unidos e União Européia. Todos fazem parte do G 4, grupo que vinha liderando as negociações que buscam acordo entre os países sobre a redução dos subsídios agrícolas.

Durante a reunião dos ministros, o presidente do Parlamento do Mercosul, o senador paraguaio Alfonso González, e da Comissão dos Representantes Permanentes do Mercoul, Carlos “Chaco” Alvarez, falarão sobre atividades dos dois órgãos.


A Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil da Seção Rio de Janeiro (OAB/RJ) informou nesta quinta-feira ter recebido denúncias de que pessoas sem envolvimento com o tráfico teriam sido mortas durante os confrontos no Complexo do Alemão, illness zona norte da cidade, clinic ontem.

Segundo a Secretaria de Segurança do Estado do Rio, 13 pessoas foram mortas, mas todas ligadas ao tráfico de drogas nas favelas do complexo. Outras seis pessoas morreram e foram deixadas dentro de um carro no final da noite de ontem, na frente de uma delegacia na Penha, mas a polícia ainda está investigando se têm envolvimento com o tráfico.

De acordo com o presidente da Comissão, João Tancredo, três dos mortos teriam menos de 18 anos, e um deles, supostamente deficiente físico, foi esfaqueado. “A polícia alega que o menino estava carregando uma arma, mas isso não seria possível porque ele possui uma deficiência no braço.”

A comissão da OAB também está acompanhando os trabalhos dos legistas no Instituto Médico Legal (IML) e investigando outras denúncias anônimas de que moradores teriam tido pertences saqueados pelos policiais.

O deputado estadual Marcelo Freixo (P-SOL), membro da comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Rio, também disse ter recebido denúncias de assassinatos a facadas de moradores do Alemão. Freixo contou ainda que esteve na favela da Grota, onde ocorreu grande parte dos confrontos de ontem.

“O que nós vimos é que não há ocupação do morro. Não havia policiais dentro da Grota [favela que faz parte do Complexo]. Então todo aquele movimento de entrada, de combate ao tráfico, que faz parte do discurso do governo, acaba sendo desmontado”, disse o deputado.

Reportagem da Agência Brasil ontem mostrou depoimento sobre a morte de Bruno de Paula, de 20 anos, que teria sido atingido dentro de casa, enquanto assistia à televisão. Segundo a vizinha Elisângela Vieira, Bruno não teria envolvimento com o tráfico. Ela ajudou a carregar o corpo até a entrada da favela, junto com parentes e vizinhos, como uma forma de protesto contra a atuação da polícia.


O advogado da União Jones Oliveira da Cruz, online da Procuradoria Seccional de Petrolina (PE), more about ingressou hoje na 20ª Vara Federal de Salgueiro com ação de reintegração de posse do canteiro das obras do Projeto de Transposição do Rio São Francisco, pharmacy em Cabrobó, no sertão pernambucano, invadido por manifestantes contrários ao projeto. A informação é da Assessoria de Imprensa da Advocacia-Geral da União (AGU).

O coordenador do Projeto de Integração do Rio São Francisco, Rômulo de Macedo Vieira, que foi a Cabrobó conversar com os representantes dos movimentos sociais, acompanhou o advogado. Na última terça-feira, mais de mil manifestantes de movimentos sociais chegaram a Cabrobó para tentar impedir a continuidade das obras de integração do Rio São Francisco.

O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, em declaração à Agência Brasil terça-feira, lembrou que a área ocupada já foi desapropriada para a execução das obras e que “portanto é de propriedade da União”.


A taxa de juros do Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2007/2008 continua elevada. A afirmação é de representantes do setor do agronegócio, cheapest que participaram do lançamento do PAP, more about hoje, no Palácio do Planalto. A taxa anual foi reduzida de 8,75%, valor que vigorava desde 1998, para 6,75%.

Segundo o vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Homero Pereira, o plano poderia ser mais avançado, principalmente no tocante à taxa de juros. “O governo acaba de anunciar uma projeção da taxa de juros para o próximo ano de 4,5% e cobra juros de 6,75% para a agricultura, praticamente 50% acima da inflação. Acho que está muito aquém da nossa expectativa, e esperamos poder rever essa taxa de juros”, disse Pereira.

Também o presidente do Sistema Ocepar, que reúne cooperativas do estado do Paraná, João Paulo Koslovski, afirmou que a taxa de juros continua alta. Ele espera que o percentual possa ser discutido com o governo: “Entendemos que a taxa de juros ainda está um pouco alta, o pleito do setor era 4,5%. Houve uma redução, mas, pelo discurso feito pelo presidente [Lula] e pelo ministro [Reinhold Stephanes], vamos continuar discutindo”.

O volume de recursos disponibilizado pelo plano, R$ 58 bilhões, é considerado suficiente por Koslovski, principalmente por ser todo destinado ao crédito rural. “O volume de recursos, e todo ele de crédito rural, é importante, porque, toda vez que se anuncia um volume alto de recursos, grande percentual é fora do crédito rural, o que eleva o custo do agricultor”.

Homero Pereira, entretanto, considera a quantia pequena frente ao endividamento do setor, estimado em R$ 100 bilhões. “O volume anunciado está aquém da nossa necessidade, que é de mais de R$ 100 bilhões. Vamos acabar tendo que nos financiar nas multinacionais, vendendo nossa produção e captando esse dinheiro com juros acima dos de mercado. No entanto, é um avanço a cada ano, mas ainda não o suficiente”, afirmou.

O Seguro Rural e o Fundo de Catástrofe agradaram aos representantes da Ocepar e da CNA.  “O mais importante do que foi anunciado é uma política de garantia de renda. Esse é o nosso grande problema, porque a agricultura tem, sistematicamente, problemas em relação à questão climática, e isso traz dificuldades”, disse João Paulo, da Ocepar.


Atualizada às 17h26

O senador Joaquim Roriz (PMDB-DF) se defendeu esta tarde no plenário do Senado Federal. O senador do DF rebateu as acusações quebra de decoro parlamentar por uma suposta participação no desvio de recursos descoberto pela Polícia Civil na Operação Aquarela.

O nome do senador surgiu depois que uma escuta telefônica de uma conversa entre ele e o ex-presidente do BRB, no rx Tarcísio Franklin de Moura, approved foi divulgada. Nas gravações, Roriz negocia com Moura a partilha de R$ 2,2 milhões.

Em um discurso emocionado para uma platéia de 18 senadores e dois deputados federais, Roriz contou que o dinheiro pertencia a Constantino de Oliveira e que ele (Roriz), tinha pedido R$ 300 mil como empréstimo para comprar uma bezerra. De acordo com ele, o dinheiro foi obtido por meio de um cheque oferecido por Constantino e descontado no Banco do Brasília (BRB). Em trechos do discurso, o senador disse que está “profundamente envergonhado por tratar de problemas pessoais no plenário do Senado Federal”.

Roriz afirmou, ainda, que as acusações a que responde são indício de que a corrida eleitoral de 2010 já começou. “Parece que estão tentando iniciar o processo político de 2010. As eleições para os meus adversários já começaram”, disse o senador, que acrescentou que chegou a pensar em renúncia.

Joaquim Roriz chegou a entregar cópias de documentos que comprovam o empréstimo de R$ 300 mil para a compra de gado.

Ainda na tribuna, Roriz assinou duas folhas em branco que seriam encaminhadas ao Supremo Tribunal Federal e à Polícia Federal. As folhas, segundo o senador, autorizam a quebra de sigilo bancário e telefônico dele, da esposa e das filhas dele.

Repercussão

Segundo o corregedor-geral do Senado, Romeu Tuma (DEM-SP), caso Joaquim Roriz não prove com documentos tudo o que defendeu, ficará caracterizada a quebra de decoro parlamentar. Já o líder do partido no Senado, José Agripino (RN), falou que “agora vai fazer o que o Roriz falou: vasculhar a vida dele”.

O líder do PMDB na casa, Valdir Raupp (RO) torce para que Roriz se saia bem das acusações. “É fácil jogar pedra na vitrine. Ultimamente aqui no Senado tem se acusado muito sem provas”, disse.

A deputada distrital Jacqueline Roriz (PSDB), filha do Senador, saiu satisfeita do discurso do pai. “Foi um bom discurso, bem esclarecedor. É normal que ele tenha se emocionado diante de tanta injustiça”, afirmou.


O complexo do Alemão (zona norte do Rio) foi palco de um novo tiroteio hoje. O tiroteio foi uma resposta dos traficantes a uma megaoperação realizada ontem na favela, sick onde a troca de tiros entre traficantes e cerca de 1.350 policiais resultou na morte de pelo menos 19 pessoas. Os homens das polícias Civil e Militar e da Força Nacional de Segurança (FNS) também contaram com a presença do caveirão, veículo blindado da polícia.

O complexo do Alemão – região de 21 favelas com mais de 160 mil habitantes – está ocupado pela polícia desde o dia 2 de maio. A ação que a polícia realizou nas favelas ontem foi a maior mobilização de policiais para combate ao tráfico em uma área do Rio. A justificativa para a ação foi o cumprimento de mandados de prisão na região do complexo, além da apreensão de drogas e armas.

Ocupação policial
A ocupação do complexo, no começo de maio, teve como objetivo capturar os responsáveis pela morte dos soldados Marco Antônio Ribeiro Vieira e Marcos André Lopes da Silva, do 9º Batalhão (Rocha Miranda), assassinados com mais de 30 tiros no dia 1º de maio.

As forças de segurança do Rio não mobilizavam tamanho contingente desde a operação na busca dos assassinos do jornalista Tim Lopes, em 2002, quando cerca de 800 policiais entraram em várias favelas. Devido à operação, escolas suspenderam as aulas, e ônibus deixaram de circular na região.

Desde o início dos trabalhos, os tiroteios são freqüentes. Antes da megaoperação, outras 25 pessoas foram mortas – não foram confirmados os nomes de todas as vítimas ou quantas delas tinham envolvimento com o tráfico de drogas.

De acordo com o secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, a operação realizada no conjunto de favelas do Alemão é apenas a primeira de muitas outras ações que a polícia fará contra o tráfico de drogas. Segundo Beltrame, nesses dois meses a polícia investigou as formas de atuação do tráfico na região e os tipos de armamento utilizado pelos criminosos.

“A operação realizada no Alemão é apenas a primeira de muitas outras que faremos em outras favelas do Rio. A polícia não tem condições de fazer intervenções em todos os morros do Rio todos os dias. Por isso, definimos em janeiro que começaríamos pelo Alemão porque os índices de criminalidade dessa região são muito grandes. Mas também faremos operações em outras favelas. A Inteligência da polícia é que vai definir a data e local dessas ações”, disse Beltrame.

Beltrame informou que a secretaria vai definir na semana que vem as formas de policiamento no Alemão: “O Alemão terá que receber um outro tipo de policiamento para que os criminosos não voltem à região. Na verdade, temos que distribuir o policiamento ostensivo em todo o Rio. Através dos índices de criminalidade, podemos ver as regiões mais atingidas. Temos que multiplicar nossas ações nessas áreas”, disse.

O secretário informou que vai se reunir na tarde desta quinta-feira com a equipe do Disque-Denúncia para discutir a possibilidade de o serviço ser gratuito. O objetivo é possibilitar que pessoas carentes, que não possuem telefone, possam fazer as denúncias anônimas sem nenhum custo.

Segurança no Pan
Para reforçar a segurança durante os Jogos Pan-Americanos, 2.000 homens da FNS (Força Nacional de Segurança) chegam ao Rio nos próximos dias. O grupo irá se juntar aos outros cerca de 2.000 homens da tropa que estão no Estado. O Pan começa dia 13 de julho. O número de homens da FNS no Rio deve chegar a 6.000, até o começo do Pan.
A Nasa anunciou hoje que antecipou em dois dias a decolagem do ônibus espacial “Endeavour” com destino à Estação Espacial Internacional (ISS), buy operação que acontecerá agora no dia 7 de agosto, visit this site .

Em princípio, find a Nasa tinha estabelecido o dia 9 de agosto como a data de partida da nave, que sairá do Centro Espacial Kennedy no Cabo Canaveral (Flórida).

O “Endeavour” deve levar para a ISS um grande módulo com equipamento e provisões necessários para a vida a bordo da ISS, além de outro pedaço da viga principal da estação.

Neste sentido, a agência espacial americana deve transportar a nave de seu hangar até o Edifício de Montagem de Veículos no dia 2 de julho.

Dentro do edifício, os especialistas da Nasa juntarão os tanques de combustível exteriores ao aparelho e os dois foguetes propulsores.

O “Endeavour”, que viajará com uma tripulação de sete pessoas, deve realizar uma missão de 11 dias.

O Tribunal de Justiça do Estado do Goiás (TJGO) abre 47 vagas ao cargo de escrevente judiciário, cheapest que exige nível médio completo. A remuneração inicial oferecida é de R$ 1.465.

As inscrições estarão abertas até o dia 24 de julho, recipe pelo site do Centro de Seleção da Universidade Federal de Goiás (www.cs.ufg.br). A taxa de participação é de R$ R$ 58.

Confira o edital.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado